Minha conta
    Êxodo: Deuses e Reis, com Christian Bale no papel de Moisés, é alvo de acusações de racismo

    Filme dirigido por Ridley Scott está sendo criticado por trazer personagens africanos sendo interpretados por atores brancos. Joel Edgerton, que dá vida ao faraó Ramsés, diz entender os argumentos.

    O ator Joel Edgerton, que interpreta o faraó Ramsés em Êxodo: Deuses e Reis, afirmou "entender" quem acusa o diretor Ridley Scott e os produtores do filme de "embranquecer" a história história africana no épico bíblico.

    Em entrevista para a rádio australiana SBS, o ator alegou que compreende quem está propondo boicotar o filme: "Eu entendo e tenho empatia com esta posição", disse. 

    Com Christian Bale como Moisés, Aaron Paul como Josué, e Sigourney Weaver e John Turturro como Tuya e Seti, pais de Ramsés, Êxodo: Deuses e Reis está sendo acusado de racismo e "colonialismo cinematográfico".

    A hashtag #BoycottExodusMovie chegou a figurar entre os assuntos mais falados nas redes sociais pedindo um boicote ao épico, pois internautas consideravam que a etnia dos atores escolhidos para o elenco não corresponde à realidade racial do antigo Egito, onde a trama se ambienta.

    "Não apenas todos os personagens principais são brancos, mas todos os serviçais, ladrões e assassinos são interpretados por pessoas africanas. Gente, isso é racista", declarou o escritor David Dennis Jr. em um dos diversos artigos que circulam na internet sobre o filme. "Estão criando uma obra de 'arte' que carrega um imaginário opressivo que ajudou a esmagar países em todos os cantos do mundo. Eu estou farto de Hollywood e sua aceitação dessas imagens opressivas", afirmou.

    Por outro lado, quando o jornal The Guardian incluiu Êxodo: Deuses e Reis em uma lista de filmes que tiveram "decisões insensíveis na escolha do elenco", leitores pontuaram que "atores sempre fingem ser algo que eles não são. Isso é atuar".

    Êxodo: Deuses e Reis vai narrar a vida do profeta Moisés, baseado no segundo livro do Antigo Testamento, mostrando como ele libertou o povo hebreu da escravidão no Egito. O filme estreia dia 25 de dezembro de 2014.

    Você acha que Êxodo: Deuses e Reis reforça estereótipos raciais negativos ou que o filme é apenas uma obra de ficção e não deve ser julgada desta forma? Deixe sua opinião nos comentários.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top