Minha conta
    Fernando Meirelles desiste de projeto no Brasil após resultado fraco de Xingu

    O diretor de Cidade de Deus desiste de adaptar Grande Sertão: Veredas após ver a cara produção Xingu atingir apenas 300 mil espectadores.

    por Bruno Carmelo

    O cinema brasileiro está numa situação preocupante em 2012. Algumas das estreias de maior potencial até o momento tiveram resultados muito abaixo do esperado: Heleno, filme sobre o jogador do Botafogo Heleno de Freitas, interpretado por Rodrigo Santoro, teve apenas 87 mil espectadores. Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, tendo Camila Pitanga no papel principal, tem por enquanto 23 mil espectadores. As comédias Billi Pig e Reis e Ratos estacionaram entre 200 e 300 mil espectadores. Mesmo Xingu, caríssima produção da O2, vai alcançar apenas 300 mil espectadores essa semana.

    Com isso, o diretor Fernando Meirelles (Cidade de Deus, Ensaio Sobre a Cegueira), produtor de Xingu, desistiu de filmar Grande Sertão: Veredas, que seria seu próximo projeto no Brasil. Ele explica:

    "Xingu foi selecionado para o Festival de Berlim e teve ótimas críticas na imprensa internacional. Isso nos animou. Quando começaram a sair as críticas no Brasil o tom também era muito animador e nas “sessões teste” que fizemos o resultado foi o mesmo. Com isso começamos a acreditar que o filme poderia  cruzar aquela famosa barreira do milhão de espectadores, que significa chegar a todas as classes. Foi bastante frustrante ver os resultados do filme [...]. Enfim, depois dessa surpresa e vendo a lista de filmes que fazem grande público no Brasil, fiquei extremamente desmotivado em embarcar no projeto que estava planejando para o ano que vem, uma adaptação de Grande Sertão: Veredas, do Guimarães Rosa. Seria muito esforço para no final fazer apenas 300 mil espectadores. Nesta semana resolvi tirar o time de campo."

    Assim, o diretor, acostumado à carreira internacional, pretende terminar 360, drama com Jude Law e Anthony Hopkins, e emendar em outra produção na Inglaterra, cujas filmagens começam em setembro. "Esta por enquanto tem me parecido uma opção mais segura, ou ao menos, menos dolorosa”, ele diz.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top