Minha conta
    Mais de duas décadas depois, essa pérola escondida estrelada por Nicolas Cage merece ser apreciada
    Stephany Mariano
    Stephany Mariano
    Redatora apaixonada por entretenimento e cultura, tem a música como companhia para todos os momentos. No tempo livre adora maratonar doramas com Park Seo Joon e séries de comédia e suspense.

    Longa de 2002 escrito pelo roteirista de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembrançasfoi indicado ao Oscar e se destaca pela mistura de narrativas e a metalinguagem.

    “Ela me odeia, ela está decepcionada, vi nos olhos dela quando nos encontramos” essa é apenas uma pequena parte dos milhares de pensamentos que tomam contam da mente de Charlie Kaufman, um tímido e inseguro escritor. Mas não me refiro ao da vida real, roteirista de obras como Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças e Estou Pensando em Acabar com Tudo, mas do personagem fictício, de mesmo nome, inspirado nele e que mostra o universo, quase que enlouquecedor de vida de que trabalha nesse meio.

    Essa é a proposta de Adaptation, ou Inadaptado no título nacional, longa-metragem de 2002 com roteiro assinado por Kaufman e Susan Orlean. Com direção de Spike Jonze, a trama estrelada por Nicolas Cage acompanha a vida de um roteirista apaixonado que decide adaptar para o cinema o romance "The Orchid Thief", de Susan Orlean, interpretada por Meryl Streep.

    O livro em questão narra sobre John Laroche (Chris Cooper), um fornecedor de plantas que clona orquídeas raras para vendê-las a colecionadores. Sofrendo de ansiedade, fobia social, depressão e baixa autoestima, Charlie se desespera durante o processo, e como se as dificuldades para fazer a adaptação e problemas pessoais não bastassem, ainda precisa lidar com Donald seu irmão gêmeo - também interpretado por Cage - que vive como um parasita em sua vida e também sonha em se tornar um roteirista.

    Columbia Pictures

    No entanto, apesar de suas diferenças, o prazo apertado para concluir o projeto, faz com que Charlie se una ao irmão, e juntos, os dois recorrem a medidas extremas para completar o roteiro. Com uso da metalinguagem e uma narrativa complexa, há quem diga que este não é um filme de fácil digestão, mas quando as coisas ficam claras é possível admitir que se trata de uma obra-prima super criativa.

    Nicolas Cage foi tão humilhado em um de seus primeiros filmes que até mudou seu nome: Ator relembra piadas de colegas

    Além de Cage, Cooper e Streep o elenco também conta com a participação de Tilda Swinton (Doutor Estranho), Jim Beaver (Supernatural) e Jay Tavare. Atualmente Adaptation possui uma avaliação de 90% no Rotten Tomatoes e além de ter agradado o público, suas indicações ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e ao Globo de Ouro como Melhor Roteiro, são prova do sucesso entre a crítica.

    Adaptation está disponível para aluguel no Amazon Prime Video

    Adaptação.
    Adaptação.
    1h 56min
    Criador(es): Spike Jonze
    Com Nicolas Cage, Tilda Swinton, Meryl Streep
    Usuários
    3,6

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top