Minha conta
    Oppenheimer: Este momento que poucos perceberam revela um detalhe sombrio
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Oppenheimer, o filme histórico de drama dirigido por Christopher Nolan, é o título mais indicado ao Oscar 2024.

    Oppenheimer, filme de Christopher Nolan multi-indicado ao Oscar 2024 - acumulando impressionantes 13 indicações - retrata na tela, um personagem real e decisivo para a história da humanidade. O norte-americano J. Robert Oppenheimer (interpretado por Cillian Murphy) foi o “pai” da bomba atômica, e neste drama, acompanhamos suas contradições e dilemas, em meio a Segunda Guerra Mundial.

    Para além do trabalho como cientista, o filme aborda, claro, um pouco da vida pessoal de Oppenheimer. Incluindo o caso amoroso com Jean Tatlock, interpretada por Florence Pugh, iniciado em 1936 - e que continuou, secretamente, mesmo após o casamento de Oppenheimer.

    Oscar 2024: Todas as críticas do AdoroCinema para os indicados da premiação

    Jean Tatlock foi uma estudante, membro do Partido Comunista na década de 1930 e que sofreu uma morte precoce, aos 29 anos de idade. Em uma cena em particular, Oppenheimer está sentado no deserto, desolado, após receber um telefonema com a notícia: Tatlock havia se afogado em uma banheira, em um provável suicídio.

    Mas, se olharmos mais de perto, podemos encontrar outra explicação para a morte de Tatlock. Em uma sequência de dois segundos, é possível ver duas mãos com luvas pretas segurando a cabeça e o corpo da jovem, enquanto ela luta na banheira. Confira abaixo:

    Universal Pictures

    Comunista declarada, Tatlock era vigiada pelo FBI, e tornou-se um alvo ainda maior para as autoridades federais norte-americanas, devido à sua aproximação com Oppenheimer. Isolado em Los Alamos, trabalhando na bomba atômica, naturalmente, o cientista não poderia ter nenhuma associação com o Partido Comunista - ou seus membros.

    Vale ressaltar que havia nos EUA da década de 1940, uma verdadeira caça às bruxas aos comunistas ou mesmo aos interessados em pautas progressistas. E como o próprio filme retrata, isso chegou a ser, por diversas vezes, um problema para Oppenheimer. Nesta representação da morte de Tatlock, Nolan dá ao público, por alguns segundos, uma razão para acreditar que ela não se matou de verdade. Embora na vida real, o caso nunca tenha sido exatamente esclarecido.

    Qual é a história de Oppenheimer?

    Universal Pictures

    Oppenheimer é baseado no livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer, Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan - que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas.

    A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945. Além de Cillian e Florence Pugh, o elenco também traz nomes como Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Gary Oldman, Jack Quaid, Gustaf Skarsgård, Rami Malek e Kenneth Branagh.

    Oppenheimer
    Oppenheimer
    Data de lançamento 20 de julho de 2023 | 3h 01min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    Quem vai ganhar o Oscar 2024? Vote aqui no seus favoritos e acompanhe a super live do AdoroCinema no domingo, 10 de março, a partir das 18h30.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top