Minha conta
    Diretor de Godzilla Minus One quer fazer um filme que “responda” Oppenheimer, de Christopher Nolan
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Godzilla: Minus One, indicado ao Oscar, é o novo filme do diretor e roteirista Takashi Yamazaki. No longa, o já conhecido kaiju aterroriza uma cidade japonesa que se encontra devastada após a Segunda Guerra Mundial.

    Godzilla Minus One já é por si só um marco. Garantindo uma indicação ao Oscar 2024, por Melhor Efeitos Visuais, o longa-metragem compõe a franquia japonesa, que há décadas vem retratando, através da alegoria do monstro kaiju, os horrores da Segunda Guerra Mundial.

    E o diretor Takashi Yamazaki deseja ir além. Em um ano de Oppenheimer, de Christopher Nolan, liderando as indicações ao Oscar (13, ao todo), o cineasta declarou em entrevista ao site Movie Maker, que deseja fazer um filme que “responda”, a partir de uma perspectiva japonesa, a questão central do longa-metragem de Nolan: a bomba atômica. "Tenho visto muito mais armas nucleares em nossa cultura pop ou arredores desde que era muito jovem".

    Sinto que, como cineasta, quero fornecer algum tipo de resposta. Mesmo que este filme nunca seja realizado, Acho que ter isso no canto da cabeça como um elemento temático forte é importante
    Toho

    Yamazaki - que se tornou o primeiro diretor desde Stanley Kubrick (por 2001: Uma Odisséia no Espaço) a ser indicado ao Oscar de Melhor Efeitos Visuais - defende que apesar dos dois filmes (Godzilla e Oppenheimer) terem sido lançados no mesmo ano por pura coincidência, "a ameaça de guerra nuclear está quase no seu nível mais elevado nestes últimos anos do que em qualquer outro ano em que a maioria de nós esteve viva".

    E ainda relembra que o Godzilla original, de 1954, também foi criado para questionar as superpotências após a Segunda Guerra Mundial: "Penso que o medo e a ameaça são certamente reais, mas a relevância oportuna dos elementos temáticos é bastante impressionante" resume.

    É por isso que as versões japonesas de Godzilla são melhores que as de Hollywood

    Em Godzilla: Minus One, o já conhecido kaiju aterroriza uma cidade japonesa que se encontra devastada após a Segunda Guerra Mundial. Sentindo-se como se tivesse enganado a morte muitas vezes, Shikishima (Ryunosuke Kamiki), um piloto Kamikaze sobrevivente, é atacado na Ilha Odo com muitos engenheiros de aviões de guerra pelo monstro gigantesco.

    Depois que os engenheiros morrem, uma enorme culpa pesa sobre Shikishima. E agora em uma missão pessoal, ele se une a um grande grupo de veteranos para finalmente derrotar o monstro conhecido como Godzilla.

    Godzilla: Minus One ainda não tem data para chegar ao streaming.

    Godzilla: Minus One
    Godzilla: Minus One
    Data de lançamento 14 de dezembro de 2023 | 2h 04min
    Criador(es): Takashi Yamazaki
    Com Ryûnosuke Kamiki, Minami Hamabe, Yûki Yamada
    Usuários
    4,3

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top