Minha conta
    No streaming: O filme que perdeu injustamente o Oscar para “o pior vencedor de Melhor Filme”
    Stephany Mariano
    Stephany Mariano
    Redatora apaixonada por entretenimento e cultura, tem a música como companhia para todos os momentos. No tempo livre adora maratonar doramas com Park Seo Joon e séries de comédia e suspense.

    Nua história da premiação houve muitas polêmicas. Esta é a que mais levanta discussões.

    O Oscar comemora sua 96ª edição este ano. Com quase 100 anos de história, tudo aconteceu desde confusões com os próprios anfitriões a muitas controvérsias entre os prêmios. Os acadêmicos nem sempre concordam com o público na escolha dos vencedores - a prova é que poucos indicados também foram sucesso de bilheteria -, mas o tempo costuma dar razão e parte do público chega a ceder, considerando esses filmes como jóias a serem apreciadas.

    Mas nem sempre é assim. Crash (2005), dirigido por Paul Haggis tem a duvidosa honra de ser "o pior vencedor de Melhor Filme", ​​segundo muitos críticos. E não estamos dizendo que é um filme ruim, a produção tem atuações muito boas e um roteiro bem escrito, mas possivelmente não merecia a estatueta daquele ano. Há quem concorde que o verdadeiro vencedor naquele ano deveria ter sido O Segredo de Brokeback Mountain.

    Um Oscar que deveria ter ido para Brokeback Mountain

    Crash competiu na mesma categoria contra Munique, Capote, Boa Noite e Boa Sorte e Brokeback Mountain. Todos muito lembrados e consagrados, mas com um claro favorito: o filme de Ang Lee com Heath Ledger e Jake Gyllenhaal como protagonistas.

    Para começar, Brokeback Mountain teve mais indicações. Esteve presente em oito categorias, em vez das seis de Crash. Isso já diz que teve mais reconhecimento que seu concorrente. Mas, além disso, há o impacto que deixou na sociedade, pois embora ambos tratem de temas tabus como o racismo, homossexualidade e a intolerância, o filme de cowboy gay teve que lutar muito mais para ser ouvido.

    Anne Hathaway e Jake Gyllenhaal podem estrelar nova temporada deste fenômeno da Netflix: Ninguém sabia que a série teria continuação

    O longa de Lee fez com que vários setores conservadores se levantassem contra ele. Grupos da Igreja Católica, fundamentalistas cristãos e meios de comunicação como a Fox ou o USA Today alimentaram a controvérsia. Além de ter sofrido censura em toda a China, onde a homossexualidade é algo que não se fala, e também foi censurado em uma rede italiana em 2008, que eliminou as cenas mais explicitamente gays da obra.

    O filme deixou claro que era muito importante mostrar romances gays para acabar com a intolerância. E, embora isso por si só não deva ser um fator para torná-lo vencedor, deve-se levar em consideração que a aposta de Lee foi muito mais corajosa. O cinema não é apenas entretenimento, ele também mexe com as consciências e o romance de Ennis e Jack mexeu muito, por isso pode ser considerado um filme importante para a sétima arte.

    Paramount Pictures

    Crash pode ter vencido por causa da homofobia

    Como mencionamos, os críticos discordam bastante de que Crash tenha sido o vencedor daquela edição, mas o defendem como uma obra bem construída, fácil de assistir e com roteiro inteligente, além da atuação impecável dos atores. Mas há quem acredite que Haggis vai longe demais ao mostrar uma visão de mundo demasiado agressiva e desagradável, o que acaba por diminuir a sua autenticidade.

    Então, por que Crash venceu? Parece que a vitória do elenco no Screen Actors Guild Awards desequilibrou a balança a seu favor no Oscar. Ao mesmo tempo, vários atores e membros da Academia como Ernest Borgnine e Tony Curtis se posicionaram contra Brokeback, dizendo que John Wayne desprezaria esses cowboys homossexuais.

    Brokeback Mountain parece ter envelhecido melhor e, com o passar dos anos, adquiriu aquele toque de clássico atemporal que apenas alguns filmes possuem. Hoje falamos dele como um grande filme e, com certeza, continuará o mesmo daqui a 10 anos. Ang Lee conseguiu construir uma história corajosa para a época que, no entanto, continuará ganhando força no futuro.

    O Segredo de Brokeback Mountain
    O Segredo de Brokeback Mountain
    Data de lançamento 3 de fevereiro de 2006 | 2h 14min
    Criador(es): Ang Lee
    Com Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Michelle Williams
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    2,5
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    **Quem vai ganhar o Oscar 2024? Vote aqui no seus favoritos e acompanhe a super live do AdoroCinema no domingo, 10 de março, a partir das 18h30.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top