Minha conta
    Muitos o consideram o melhor filme de todos os tempos - mas ele foi até vaiado no Oscar!
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    É indiscutivelmente uma das grandes obras-primas do cinema, mas vários obstáculos foram colocados em seu caminho.

    Cidadão Kane foi um fracasso quando chegou às telonas em 1941, mas nos anos e décadas que se seguiram, a história sobre um magnata dos jornais tornou-se um dos grandes clássicos do cinema americano. Ao lado de Um Corpo Que Cai, de Alfred Hitchcock, ele liderou repetidamente as listas dos melhores filmes de todos os tempos.

    Quando embarcou em seu ambicioso primeiro projeto cinematográfico, Orson Welles já tinha uma carreira de sucesso nos palcos, e sua adaptação para o rádio de Guerra dos Mundos fez sucesso em 1938. Mas Cidadão Kane mal conseguiu dobrar seu orçamento nas bilheterias - e Welles ainda provocou a ira de um dos homens mais poderosos do mundo: o jornalista William Randolph Hearst.

    Warner Bros.

    Hearst achou que a obra de Welles fosse baseada nele, e lançou uma campanha para boicotar o filme. Ele proibiu todos os meios de comunicação de sua propriedade (incluindo 25 jornais diários, 24 jornais semanais e 12 estações de rádio) de mencionar o longa, e também pensou em tomar medidas legais contra Welles.

    Apesar disso, a obra recebeu nove indicações ao Oscar e até estabeleceu um recorde, já que Welles foi a primeira pessoa indicada a quatro categorias na premiação. No entanto, o filme não ganhou nada, perdendo para Como Era Verde o Meu Vale na maioria das categorias - e ainda recebeu vaias.

    Conheça os 10 filmes mais belos do século XX

    Cidadão Kane foi vaiado no Oscar!

    A raiva desenfreada de Hearst por Orson Welles também deixou sua marca na cerimônia do Oscar: toda vez que o título Cidadão Kane era mencionado - e é claro que isso acontecia frequentemente com nove indicações -, vaias ecoavam pelo Los Angeles Biltmore Hotel, onde foi realizada a cerimônia.

    Só se pode presumir que as altas expressões de descontentamento foram orquestradas por Hearst - mas a probabilidade disso é extremamente alta.

    Cidadão Kane
    Cidadão Kane
    Data de lançamento 16 de junho de 1941 | 1h 59min
    Criador(es): Orson Welles
    Com Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore
    Usuários
    4,4
    Assista agora em Max

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top