Minha conta
    15 clássicos do cinema que receberam críticas negativas

    Nenhum filme é tão unânime que não tenha sido criticado por alguém.

    Você acha que os grandes clássicos do cinema estão protegidos de críticas negativas? Nada disso. Praticamente todo grande filme já teve seus detratores. Às vezes, os comentários desfavoráveis são uma minoria (caso de Casablanca), às vezes, os críticos detonam tanto um filme que acabam com a carreira do diretor (caso de O Mensageiro do Diabo).

    (Mas calma lá antes de atacar os críticos: em algumas oportunidades, a crítica também é responsável por valorizar diretores ignorados em sua época, como Alfred Hitchcock e Ingmar Bergman).

    Abaixo, você comprova que mesmo os títulos mais famosos receberam comentários negativos, às vezes bem maldosos:

    1. O Iluminado (1980)

    "Os efeitos chocantes e as imagens explícitas não compensam a falta de sentido e o mau gosto que emana no final do filme" (New York Daily)

    "Com tantos elementos para trabalhar, o diretor Stanley Kubrick se uniu ao afetado Jack Nicholson para destruir tudo que despertava medo no livro de Stephen King". (Variety)

    "Não consigo me lembrar de um filme de terror mais complicado e ineficaz". (Washington Post)

    2. Psicose (1960)

    "Psicose não é um filme longo, mas ele parece longo. Talvez porque o diretor dedique tanta atenção aos efeitos visuais, talvez por ser difícil, mesmo impossível, se importar com qualquer personagem". (The Observer).

    "Hitchcock força a mão neste filme, e a delicada ilusão da realidade, necessária para a tensão do filme, transforma-se num espetáculo de horror de virar o estômago". (Time Magazine).

    "Não existe muita sutileza neste filme bem familiar de Hitchcock, que se apoia nos cenários vastos para compensar o orçamento obviamente baixo. [...] O resultado é uma decepção para nós". (New York Times)

    3. Casablanca (1942)

    "Nem mesmo uma invasão conseguiria adicionar alguma coisa interessante a Casablanca". (Time Magazine).

    "Apenas tolerável. Certamente não é o melhor filme de Humphrey Bogart". (The New Yorker)

    4. Um Sonho de Liberdade (1994)

    "O filme se desenvolve sem rumo através de uma porção de conflitos, ignorando diversas saídas narrativas, antes de apresentar a conclusão previsível". (Washington Post)

    "Não quero ser cínico, mas a vida na prisão não deveria ser menos nostálgica do que isso? Um Sonho de Liberdade pretende ser um drama, mas o tom está entre o suspense e a comédia bromance". (Slant Magazine)

    "O esforço do filme em tentar fazer a vida na prisão ser doce e gentil dá a impressão de que nós levamos uma vida mais dura do que os prisioneiros". (Los Angeles Times)

    5. Blade Runner - O Caçador de Androides (1982)

    "Os vilões androides não são nem ameaçadores, nem simpáticos, quando idealmente eles deveriam ser as duas coisas. Assim, a violência das imagens de Scott parece tola e gratuita". (Time Out)

    "É uma pena que o diretor não tentou capturar as virtudes modestas do romance de Dick que, apesar de ter suas próprias falhas, possui um humor e uma humanidade que não estão presentes em nenhum momento de Blade Runner". (Christian Science Monitor)

    "Um suspense sombrio e longo demais, com muitos momentos entediantes que funcionariam melhor no filme se andassem um pouco mais rápido". (Deseret News)

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top