Minha conta
    13 filmes com versões alternativas que saíram melhores que o resultado original
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    A história das versões alternativas é antiga e vale lembrar alguns filmes icônicos com outra roupagem. Problemas com produtores, avaliações ruins em teste de exibição e outros motivos que transformaram em lenda alguns títulos que não viriam a ser.

    Em alguns casos, o corte do diretor é superior ao que o filme originalmente ofereceu na versão cinematográfica. Em outros, não passa de um monte de remendos em formatos diferentes e com qualidade de imagem ruim, que só conseguem tornar a experiência mais longa (até pesada). Mas, às vezes, são verdadeiros eventos cinematográficos recebidos com curiosidade e entusiasmo. Vamos rever alguns dos casos mais lembrados e peculiares de remakes de filmes com muito a dizer. Afinal, isso já acontecia bem antes da Liga da Justiça de Zack Snyder...

    Quanto mais Keanu Reeves, melhor! John Wick 4 terá nova versão com mais de 3 horas de duração

    Apocalypse Now

    American Zoetrope

    Não é a primeira vez que Francis Ford Coppola apresenta um remake de um de seus filmes. Cotton Club ou Vidas Sem Rumo já surgiram feito antes. Ou o próprio Apocalypse Now. Até seus patronos foram alterados ao longo do tempo, tanto cronológica quanto individualmente, com O Poderoso Chefão de Mario Puzo – Desfecho, de 2020.

    Apocalypse Now
    Apocalypse Now
    Data de lançamento 26 de outubro de 1979 | 3h 02min
    Criador(es): Francis Ford Coppola
    Com Martin Sheen, Frederic Forrest, Robert Duvall
    Usuários
    4,2
    Assista agora

    De uma cópia de 5 horas e 30 minutos sobre um ataque de helicóptero à sua versão mais recente e, ao que parece, definitiva, a odisseia de guerra estrelada por Martin Sheen parece ter encontrado seu corte final. Feito em 2019 para a celebração do seu 40º aniversário, cortando 20 minutos do anterior “Redux” e oferecendo, nas suas próprias palavras, o melhor filme possível.

    O Portal do Paraíso

    Partisan Productions

    Um orçamento ultrapassado quatro vezes, uma filmagem tom de pesadelo, um corte final muito mais longo do que o combinado. O faroeste épico de Michael Cimino exigiu 220 horas de filme, 100 tomadas por cena e só despertou o desprezo da crítica e do público quando foi lançado em 1980. Arrecadação de três milhões para um filme de mais de 40 milhões de dólares. A ruína que custou aos realizadores de Hollywood a sua independência criativa demorou mais de 30 anos para dar a sua verdadeira dimensão, com um acréscimo de 70 minutos que se perderam na sua exibição cinematográfica e que felizmente já estão à disposição de todos os fãs.

    O Portal Do Paraíso
    O Portal Do Paraíso
    Data de lançamento 22 de outubro de 1982 | 3h 39min
    Criador(es): Michael Cimino
    Com Kris Kristofferson, Christopher Walken, John Hurt
    Usuários
    3,2
    Assista agora em MGM

    O Troco

    Paramount Pictures

    Depois desses dois gigantes iniciais, vamos acalmar com uma daquelas pérolas incompreendidas que serviram de ponte entre duas décadas e ofereceram um corte alternativo que o transformou em outro filme completamente diferente. Eles não tinham apenas dez minutos de diferença. A película de Brian Helgeland finalmente conseguiu oferecer seu conto noir tosco e cru (mas sempre engraçado) com uma versão muito menos comercial do que foi vista nos cinemas. Um caso muito curioso de como um longa pode ser muito bom com dois cortes tão diferentes. E o melhor é o do diretor.

    O Troco
    O Troco
    Data de lançamento 26 de março de 1999 | 1h 40min
    Criador(es): Brian Helgeland
    Com James Coburn, Isaac Bardavid, Mel Gibson, Gregg Henry
    Usuários
    4,0

    Waterworld - O Segredo das Águas

    Universal Pictures

    Até três montagens diferentes aparecem no blu-ray lançado há alguns anos. De 135 a 177 minutos (no corte de Ulisses) para saborear o salitre pós-apocalíptico épico dos Kevins. A última parceria entre Kevin Reynolds e Kevin Costner foi menosprezado por anos. O tempo tem colocado Waterworld no lugar que merece, o de um excelente exercício de ficção científica, com mensagem e situações delirantes.

    Waterworld - O Segredo das Águas
    Waterworld - O Segredo das Águas
    Data de lançamento 29 de novembro de 2022 | 2h 16min
    Criador(es): Kevin Reynolds
    Com Kevin Costner, Jeanne Tripplehorn, Dennis Hopper
    Usuários
    3,9
    Assista agora

    O Exorcista III

    Morgan Creek Entertainment

    Um corte mais curto do diretor, mas mais arriscado. William Peter Blatty, autor do romance original e diretor desta terceira parte, suou sangue para que sua visão desta Legião fosse o filme que ele tinha em mente. Para isso, anos depois, conseguiu reconstruir e reduzir as demandas do estudo e oferecer algo mais próximo de sua visão. É difícil avaliar esta versão, pois é construída com materiais diretamente de um VHS. Mas estamos diante de uma reinvenção muito interessante do filme que deve ser revisitado.

    O Exorcista 3
    O Exorcista 3
    Data de lançamento 26 de outubro de 1990 | 1h 56min
    Criador(es): William Peter Blatty
    Com George C. Scott, Ed Flanders, Brad Dourif
    Usuários
    3,0

    A Pequena Loja dos Horrores

    The Geffen Company

    Ninguém estava preparado para o final brutal arquitetado por Frank Oz e Howard Ashman. Talvez o último grande clássico musical de Hollywood, um filme inigualável cheio de magia, escuridão e, na versão do diretor, um fechamento que deixa qualquer um no chinelo. Um grande elenco, canções absolutamente perfeitas e a magia de Oz, o eterno colega de Jim Henson por trás de um dos monstros mais floridos que podemos lembrar. Um filme perfeito.

    A Pequena Loja dos Horrores
    A Pequena Loja dos Horrores
    Data de lançamento 9 de janeiro de 1987 | 1h 33min
    Criador(es): Frank Oz
    Com Rick Moranis, Ellen Greene, Vincent Gardenia
    Usuários
    3,7
    Assista agora em Max

    Liga da Justiça de Zack Snyder

    Warner Bros.

    Desde que sua chegada à plataforma HBO Max foi confirmada, chegaram a pensar que haveria algo mais digno de Zack Snyder aqui. Afinal, desde o estrondoso e eterno último suspiro do homem de aço que ocupa seus créditos de abertura virais (pelos motivos errados), sabia que seria longo.

    Liga da Justiça - Snyder Cut
    Liga da Justiça - Snyder Cut
    Data de lançamento 18 de março de 2021 | 4h 02min
    Criador(es): Zack Snyder
    Com Ben Affleck, Henry Cavill, Gal Gadot
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,0

    Os minutos sobraram. Falta uma história e um pouco de amor próprio. Mas sua versão mais acinzentada é realmente magnética. Uma vitória para um cineasta rejeitado.

    Doutor Sono

    Warner Bros.

    Meia hora a mais que a montagem cinematográfica é o que encontramos na edição de Mike Flanagan de um filme que estava fadado a decepcionar grande parte de seu público-alvo. Não importa o respeito e a delicadeza com que o diretor abordou a obra-prima de Stanley Kubrick. Para conseguir essa continuidade, Flanagan teve acesso aos arquivos pessoais de Kubrick graças à colaboração de seus herdeiros. "Pude acessar as plantas do Overlook de Kubrick, cheias de anotações manuscritas. Acho que foi um dos momentos mais fascinantes da minha carreira como cineasta." Honestamente, acredita-se que a história é mais emocionante do que o próprio filme.

    Doutor Sono
    Doutor Sono
    Data de lançamento 7 de novembro de 2019 | 2h 32min
    Criador(es): Mike Flanagan
    Com Ewan McGregor, Kyliegh Curran, Rebecca Ferguson
    Imprensa
    3,1
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Max

    Cyborg - O Dragão do Futuro

    Cannon Entertainment

    A produtora Cannon fez uma exibição de teste do corte original de Cyborg - O Dragão do Futuro e, de 100 pessoas na sala, apenas uma deu ao filme uma classificação favorável. Além disso, houve muitas risadas durante a luta final. Alguns dias depois, sua estrela voltou da Tailândia, onde havia acabado de filmar Kickboxer - O Desafio do Dragão. Ele assistiu ao longa e concordou com a avaliação do público, se ofereceu para regrava-lo o filme gratuitamente. Tenha cuidado, Van Damme também editaria o grande O Alvo de John Woo.

    Cyborg - O Dragão do Futuro
    Cyborg - O Dragão do Futuro
    Data de lançamento 21 de julho de 1989 | 1h 26min
    Criador(es): Albert Pyun
    Com Jean-Claude Van Damme, Dayle Haddon
    Usuários
    3,3
    Assista agora em MGM

    Era uma Vez na América

    Warner Bros.

    Um filme que passou por quase tantos cortes quanto Blade Runner, O Caçador de Androides. A obra de Sergio Leone foi lançada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1984 em uma versão horrivelmente mutilada de 139 minutos, que esqueceu a linha do tempo de Leone - e com ela, sumiu muito do impacto emocional da história. Embora a edição original do diretor tenha, supostamente, 269 minutos, o melhor corte disponível é o de 2012, que chega a 251 minutos. Martin Scorsese está tentando conseguir as cenas finais que faltam para uma eventual versão autorizada e completa.

    Era uma Vez na América
    Era uma Vez na América
    Data de lançamento 19 de outubro de 1984 | 3h 49min
    Criador(es): Sergio Leone
    Com Robert De Niro, James Woods, Elizabeth McGovern
    Usuários
    4,4
    Assista agora em Star +

    Raça das Trevas

    Morgan Creek Entertainment

    Mais 18 minutos no corte da adaptação de Clive Barker de seu próprio romance. Um dos filmes mais inclassificáveis dos anos 90 tem até uma famosa montagem com mais de duas horas e meia, o Cabal Cut. Mas é preciso levar em conta que é uma versão cheia de workprints e planos inéditos que preenchem seus 145 minutos, embora haja outra versão estendida de três horas que só consegue saturar o maior fã. Uma joia imperfeita, seja qual for a versão que você escolher.

    Agonia e Glória

    Lorimar Productions

    Provavelmente nunca veremos o corte original de quatro horas entregue por Samuel Fuller, mas o crítico Richard Schickel e o diretor Peter Bogdanovich supervisionaram a criação da reconstrução do filme, que usou imagens retiradas de um cofre da Warner Bros e do próprio Fuller. A versão resultante é uma visão incrivelmente pessoal da guerra, que compensou seu orçamento curto com um poderoso realismo emocional com quase uma hora a mais de duração.

    Agonia e Glória
    Agonia e Glória
    1h 55min
    Criador(es): Samuel Fuller
    Com Lee Marvin, Mark Hamill, Robert Carradine
    Usuários
    2,9

    A Marca da Maldade

    Universal Pictures
    A Marca da Maldade
    A Marca da Maldade
    Data de lançamento 1958 | 1h 35min
    Criador(es): Orson Welles
    Com Charlton Heston, Janet Leigh, Orson Welles
    Usuários
    4,1
    Assista agora

    Orson Welles foi praticamente banido da sala de edição pela Universal. Em resposta ao corte que acabou sendo mostrado a ele, o cineasta divulgou um texto de 58 páginas descrevendo as mudanças que considerava necessárias para concretizar sua visão, e foi ignorado. No entanto, quatro décadas depois, a edição do lendário Walter Murch, usando as anotações de Welles e trabalhando a partir de uma cópia de 108 minutos descoberta nos arquivos da Universal, retrabalhou o filme e o lançou em 1998 como o que é agora considerado a versão final.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top