Minha conta
    50 anos de Sessão da Tarde: Como o quadro da Globo se tornou um marco da TV aberta e apresentou clássicos a diferentes gerações
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Emissora preparou uma programação especial para celebrar aniversário do quadro durante todo o mês de março.

    Muitos de nossos leitores se apaixonaram pelo cinema de maneiras semelhantes. Como parte da audiência que viveu a infância e a juventude ligado à programação da TV aberta, é natural ter o amor aos filmes vinculado à exibição da Sessão da Tarde - um ponto de encontro natural para muitos brasileiros.

    Na última segunda-feira, 4 de março, o quadro da Globo completou 50 anos. Parte da vida de inúmeras gerações, o quadro hoje é responsável por, através da memória afetiva, trazer bonitos elementos nostálgicos à mente. São cinco décadas de sucessos cinematográficos que moldaram o gosto de muita gente, assim como foram responsáveis por introduzir importantes temas à vida de cada um e apresentar diretores, atores e clássicos da sétima arte.

    Live-action de filme que mudou a história da Disney é o destaque da programação especial de 50 anos da Sessão da Tarde; veja os filmes de 4 a 8 de março

    "O Sessão da Tarde tem no seu DNA um pilar importante, presente nesses 50 anos, que é o “filme para ver junto”, junto com a família, com amigos. É um momento no meio da tarde que proporciona entretenimento, diversão e relaxamento. A TV Globo tem um olhar muito cuidadoso para essa curadoria, para trazer cada vez filmes mais representativos, personagens e narrativas com tramas universais e em sintonia com a sociedade. São cerca de 240 filmes exibidos por ano", revela o diretor de conteúdo da TV Globo Gabriel Jacome.

    Exibido desde 1974, foi por meio da Sessão da Tarde que muitas pessoas tiveram a oportunidade de ver pela primeira vez – e rever sempre que voltavam para a programação - filmes, como A Noviça Rebelde (1965), A Lagoa Azul (1980), Curtindo a Vida Adoidado (1986), Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990), O Auto da Compadecida (2000) e A Culpa é das Estrelas (2015), o que confirma que, há 50 anos, o programa contribui para a democratização do cinema e do acesso à cultura no Brasil.

    Columbia Pictures

    Sinônimo de férias e diversão, a Sessão da Tarde conta com um processo dinâmico e sempre baseado em dados na escolha dos filmes. Aberto a mudanças factuais, o programa também funciona como espaço para homenagens, sessões especiais e temporadas. Todos os dias 20 milhões de pessoas assistem a Sessão da Tarde e mais cinéfilos se formam.

    "A TV Globo entende a importância do cinema para a transmissão de valores e formação cultural do país e por isso tem o compromisso de proporcionar aos telespectadores uma experiência cinematográfica de alta qualidade, com acordos com os maiores estúdios do mercado e principais produtoras de filmes do mundo. Isso tudo diariamente e de forma gratuita", pontua Gabriel Jacome.

    O filme mais exibido da Sessão da Tarde não é A Lagoa Azul: Este outro clássico bateu recorde e marcou presença na Globo mais de 20 vezes

    Algumas curiosidades do Sessão da Tarde:

    - Alguns dos títulos mais exibidos no Sessão da Tarde: Curtindo a Vida Adoidado, Um Príncipe Em Nova York, Ghost: Do Outro Lado Da Vida, De Volta À Lagoa Azul, Encontro de Amor e De Repente 30 (todos foram exibidos mais de 15 vezes).

    - Free Willy, O Diário Da Princesa e Hércules são filmes que passaram pela primeira vez na TV na Sessão da Tarde, nos anos 1997, 2005 e 2006, respectivamente.

    - A primeira exibição da Sessão da Tarde foi no dia 04/03/1974 às 15h - anteriormente, na mesma faixa, era exibido 'Sessão de Férias'.

    - Oito e Meio (SP) e Os Perigos de Paulina (RJ) foram os primeiros títulos exibidos na Sessão da Tarde em 04 de março de 1974.

    -Os filmes nacionais mais exibidos na sessão foram O Auto Da Compadecida, A Princesa Xuxa E Os Trapalhões e Lua De Cristal (todos foram exibidos mais de 10 vezes)

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top