Minha conta
    O sonho arruinado de Ridley Scott é um filme de ficção científica famoso, mas desastroso, dos anos 80: Outra pessoa o fez, mas foi assim que Blade Runner surgiu
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    A primeira adaptação de Duna foi um fracasso, mas agora a versão de Dennis Villeneuve é considerada uma obra-prima 40 anos depois.

    Ridley Scott ainda é, aos 86 anos, um cineasta em plena atividade e pretende continuar assim por muito tempo. Depois de lançar um de seus filmes dos sonhos, Napoleão, em 2023; 2024 será o ano em que ele lançará a tão esperada sequência de Gladiador, Gladiador 2, 24 anos após o lançamento do original, mas ele também tem falado sobre outros projetos futuros há algum tempo.

    Ao longo de suas cinco décadas como cineasta, Ridley Scott nos deixou filmes que fizeram história na indústria cinematográfica, a começar pela criação da aterrorizante saga de ficção científica Alien ou o ainda influente Blade Runner, mas ele também teve sua cota de decepções. Algumas delas na forma de projetos dos sonhos que ele não conseguiu concretizar.

    Universal Pictures

    No entanto, a um dos primeiros projetos frustrados de Ridley Scott devemos o magistral Blade Runner, pois foi imediatamente após ter que virar a página desse filme que ele começou a trabalhar no que se tornaria uma de suas obras mais famosas.

    O filme que Ridley Scott não conseguiu realizar, apesar de ter dedicado tempo e entusiasmo a ele, não é outro senão o famoso filme de ficção científica Duna, uma adaptação da obra homônima de Frank Herbert, que acabou sendo dirigida por David Lynch e agora está sendo refeita sob a batuta de Dennis Villeneuve.

    No entanto, enquanto a adaptação de Villeneuve foi muito elogiada e sua sequência, Duna - Parte 2, já está sendo aclamada como uma obra-prima, o trabalho de Lynch com a obra de Herbert não foi apenas um fracasso, mas o próprio diretor admitiu que a detesta.

    Universal Pictures

    Não sabemos qual teria sido o resultado de Duna se Ridley Scott tivesse terminado o trabalho, mas o fato é que o pouco que se sabe sobre seus planos é mais parecido com a proposta de Villeneuve do que com a de Lynch: O diretor de Gladiador queria adaptar o romance de Herbert em duas partes em vez de uma e, embora essa também fosse a intenção inicial de Lynch, ele acabou condensando tudo em uma.

    Ridley Scott foi contratado para dirigir Dune pelo produtor italiano Dino De Laurentiis, que havia adquirido os direitos do romance após o fracasso do projeto de Alejandro Jodorowsky, e trabalhou em vários rascunhos durante sete meses. No entanto, de acordo com suas próprias declarações e sua decisão de passar para o próximo projeto, ele parece ter perdido a coragem.

    "Fizemos uma versão muito boa de Duna porque, desde o início, trabalhei em estreita colaboração com o roteirista", disse o próprio Scott em uma entrevista à TotalFilm sobre sua versão. "Eu estava sempre adaptando o visual do filme ao que ele estava escrevendo". Entretanto, uma das decisões de De Laurentiis o fez dar um passo atrás: "Dino veio até mim e disse: 'Temos o roteiro e ele é muito bom'. E então ele disse: 'É caro, vamos ter que fazer no México'. Nós dissemos: 'O quê?!'", lembrou o cineasta, explicando que não gostou nada da ideia porque, na época, parecia uma dificuldade extra.

    O cineasta também se referiu ao projeto nesses termos no livro Ridley Scott: The Making of His Movies:

    Percebi que Duna exigiria muito mais trabalho: pelo menos dois anos e meio. E eu não tinha coragem de trabalhar nisso porque meu irmão [mais velho] Frank morreu inesperadamente de câncer enquanto eu preparava o filme de De Laurentiis. Sinceramente, isso me assustou. Então, procurei Dino e disse-lhe que o roteiro de Duna era dele.

    Depois de deixar Duna, Ridley Scott começou a trabalhar em Blade Runner, hoje considerado um filme cult e, sem dúvida, um dos melhores filmes de sua filmografia. O filme acabou nas mãos de Lynch e foi lançado em 1984, mas, embora hoje também seja considerado um filme cult por muitos, foi um fracasso comercial e o próprio cineasta quis renegá-lo. Curiosamente, Dennis Villeneuve dirigiria a sequência de Blade Runner em 2017, Blade Runner 2049, estrelado por Ryan Gosling e com o retorno de Harrison Ford.

    Duna: Parte 2
    Duna: Parte 2
    Data de lançamento 29 de fevereiro de 2024 | 2h 46min
    Criador(es): Denis Villeneuve
    Com Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,5
    Ver sessões (16)

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top