Minha conta
    “Ninguém prestou atenção nele”: Christopher Nolan descobriu uma obra-prima de ficção científica em um vídeo pirata antes de se tornar um filme cult
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Para o diretor de Oppenheimer, filmes do gênero precisam de tempo e espaço para ganhar relevância e serem valorizados.

    É comum muitos filmes passarem de odiados ou esquecidos a aclamados projetos cult. Hoje um dos longas de ficção científica mais prestigiados de todos os tempos - referenciado, inclusive, em diversas produções multimídia - Blade Runner nem sempre teve a fama que tem atualmente.

    Estrelado por Harrison Ford, Ridley Scott lançou o filme em 1983 após dirigir Alien (1979). Além disso, o ator encarregado de dar vida a Rick Deckard foi uma estrela graças a Star Wars e Indiana Jones. Mesmo assim, nada disso ajudou. Blade Runner arrecadou apenas 42 milhões de dólares, custando 28 milhões.

    Talvez nunca veremos Perdido em Marte 2, mas essa fantástica série de ficção científica parece ser a sequência perfeita

    O tempo passou e, uma década depois, o thriller noir futurista começou a ganhar fãs. Christopher Nolan admitiu que descobriu Blade Runner em uma fita VHS pirata quando era adolescente. O diretor de Oppenheimer e A Origem contou essa anedota em conversa com Denis Villeneuve, cineasta responsável pela sequência Blade Runner 2049 e por conduzir a nova versão de Duna nas telonas.

    “Eu sei por mim mesmo que a vida de um filme é uma proposta muito mais longa, no sentido de que você assiste aos filmes de outras pessoas e aos seus próprios filmes durante décadas, não nos fins de semana”, começa Nolan. "Acho que o gênero de ficção científica é aquele em que a visão de longo prazo é tudo. As pessoas analisam. Elas valorizam a ficção científica no longo prazo."

    Warner Bros. Pictures

    "Ninguém prestou atenção no Blade Runner original quando foi lançado, foi um famoso fracasso. Então, com o tempo, pessoas como eu descobriram. Acho que tinha 13 anos quando o vi pela primeira vez em uma fita VHS", disse.

    “Você descobriu Blade Runner em uma fita VHS?”, pergunta Villeneuve. “Uma fita VHS pirata ”, responde Nolan. “Eu também!”, reage Villeneuve. “A primeira vez que vi isso em filme foi quando estava na faculdade”, admite o diretor indicado ao Oscar 2024.

    "O livro de Stephen King é melhor": Ridley Scott afirma que Stanley Kubrick destruiu O Iluminado e explica sua conexão inesperada com o final de Blade Runner

    “Para mim foi a mesma coisa com 2001: Uma Odisseia no Espaço. Descobri isso na TV quando era criança ”, diz Villeneuve. "Eu vi no cinema. Eu tinha 7 anos quando o primeiro Star Wars foi lançado e foi um grande sucesso. Eles relançaram em 2001 em 70mm e meu pai me levou para ver", lembra Nolan.

    Com Villeneuve no comando da continuação da franquia, Blade Runner 2049, o filme também não foi um sucesso de bilheteria - custou 150 milhões de dólares e arrecadou 267 milhões. Ainda assim, o público e a crítica receberam bem o projeto: ambos receberam 88% de aprovação no Rotten Tomatoes.

    Blade Runner, o Caçador de Andróides
    Blade Runner, o Caçador de Andróides
    Data de lançamento 26 de julho de 1982 | 1h 57min
    Criador(es): Ridley Scott
    Com Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young
    Usuários
    4,2
    Assista agora em Max

    Blade Runner está disponível no catálogo Max.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top