Minha conta
    "O livro de Stephen King é melhor": Ridley Scott afirma que Stanley Kubrick destruiu O Iluminado e explica sua conexão inesperada com o final de Blade Runner
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    Ridley Scott explica os erros que Stanley Kubrick cometeu ao adaptar O Iluminado.

    O nome de Ridley Scott vai ser muito ouvido nos próximos dias, já que ele está no meio de uma campanha promocional de Napoleão e todos sabem que ele não tem papas na língua em suas entrevistas. Temos um bom exemplo disso com suas declarações recentes sobre a sequência de S3ven - Os Sete Pecados Capitais, e agora ele afirma que Stanley Kubrick destruiu O Iluminado em sua adaptação para as telonas.

    Warner Bros. Pictures

    "Não funcionou para mim"

    O cineasta, que em breve retomará as filmagens de Gladiador 2 não hesita em ressaltar que “acredito sinceramente que o livro era melhor. Stanley de alguma forma estragou a casa, o lugar e a luz, e o livro é superior”. " Ele não hesita em entrar em detalhes sobre o que acha que o diretor de Nascido para Matar errou:

    O livro de King tinha um hotel muito mais sombrio e assustador. A sala das caldeiras é muito importante no livro, e assustadora. Stanley deliberadamente escolheu ser muito moderno. E eu pensei: por quê? Imediatamente, não funcionou para mim. Foi uma batalha difícil em um livro muito assustador. Faltou explorar melhor o momento em que Scatman Crothers diz "você é iluminado, garoto". Ele não usou o suficiente.

    É curioso que Scott diga algo assim já que ele usou parte da filmagem gravada por Kubrick para O Iluminado quando Warner lhe disse que o final de Blade Runner precisava ser retocado para torná-lo mais feliz:

    Eles o odiavam. Eles me disseram que eu não poderia fazer isso. Temos que fazer uma prévia novamente com um final feliz. Eu disse, por que um final feliz? Eles disseram: "dirigindo em direção às montanhas ou algo assim". Eu disse, do que você está falando? Por que você moraria em uma cidade se há uma cadeia de montanhas logo ali? Vá morar nas malditas montanhas. Dizem que precisamos de um trailer com final feliz. Liguei para Stanley e disse: "Ei, eu sei que você acabou de fazer O Iluminado no ano passado e sei que você odeia voar. Você deve ter seis semanas de filmagens de helicóptero naquelas montanhas. Posso pegar emprestado?" Então, no dia seguinte, eu tinha 70 horas de filmagem e essa filmagem foi para o filme. Era Stanley, era o material dele.

    Claro, Scott deixa claro que também não era amigo de Kubrick, já que “falei duas vezes com Stanley ”. A primeira foi porque ele ficou impressionado com Alien, o Oitavo Passageiro e especialmente curioso para saber como foi filmada sua mais icônica cena.

    O Iluminado
    O Iluminado
    Data de lançamento 25 de dezembro de 1980 | 2h 23min
    Criador(es): Stanley Kubrick
    Com Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top