Minha conta
    "É simplesmente insuportável": Paul Thomas Anderson odiou Clube da Luta e desejou que David Fincher tivesse câncer
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    O longa-metragem da década de 1990 causou a ira do diretor de Licorice Pizza.

    Filme de 1999 protagonizado por Brad Pitt e Edward Norton, Clube da Luta é um dos grandes clássicos do cinema. O longa-metragem assinado por David Fincher até hoje é cultuado por uma legião de fãs - mas parece que nem todos pensam da mesma forma.

    Durante uma entrevista para a Rolling Stone nos anos 2000, Paul Thomas Anderson, cineasta responsável por Magnólia, revelou não ter ficado nem um pouco contente ao assistir a Fight Club (no original). Isso porque um membro de sua família faleceu em decorrência de câncer testicular, e o longa apresenta a doença em um contexto onde um personagem visita um grupo de apoio a esse tipo de câncer para se sentir superior aos outros componentes.

    “Eu assisti a 30 minutos só porque nosso trailer estava passando na frente dele”, começou Anderson. “E eu adoraria criticar o filme, mas vou apenas fingir que não o vi. É simplesmente insuportável. Desejo a David Fincher câncer testicular, apesar de todas as suas piadas sobre isso, desejo a ele o maldito câncer testicular”, acrescentou.

    Clube da Luta, 20 anos: O que a obra de David Fincher tem a nos oferecer nos dias de hoje (Análise)

    Assim, em 2021, a resposta de Fincher veio. Também em conversa com a Rolling Stone, o diretor de Se7en disse compreender de onde a raiva de Anderson emanava:

    “Olha, já passei por câncer com alguém que amo e posso entender se alguém pensasse... Não pensei que estávamos zombando dos sobreviventes ou vítimas do câncer. Achei que Chuck [Palahniuk, autor do livro cujo o filme foi baseado] estava falando sobre um ambiente terapêutico que poderia ser infiltrado ou abusado. Estávamos falando sobre vampirismo empático.”

    E ainda continua:

    “O câncer é difícil. É uma coisa horrível. Quanto à citação de Paul, eu entendi. Se você está em um estado emocional difícil e acabou de passar por algo importante... Meu pai morreu, e isso certamente me fez sentir diferente em relação à morte e ao sofrimento. E meu pai provavelmente gostou ainda menos de Clube da Luta do que Paul.”

    Clube da Luta
    Clube da Luta
    Data de lançamento 29 de outubro de 1999 | 2h 19min
    Criador(es): David Fincher
    Com Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonham Carter
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Star +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top