Minha conta
    "Os cinemas são lugares gordurosos e fedorentos": David Fincher garante que Netflix é o futuro da sétima arte.
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    Declarações duras do diretor de joias como Clube da Luta e Zodíaco, que pede que deixemos para trás a nostalgia da telona.

    Ninguém duvida do talento de David Fincher, já que ele é o diretor de grandes títulos como Se7en - Os Sete Crimes Capitais e A Rede Social, mas muita gente tenta entender por que ele trabalha exclusivamente com a Netflix há tanto tempo. Ele mesmo deixou claro que suas más experiências com outros estúdios tiveram muito a ver com isso, mas agora foi além ao dizer que “a Netflix é o futuro do cinema".

    O Assassino
    O Assassino
    Data de lançamento 26 de outubro de 2023 | 1h 59min
    Criador(es): David Fincher
    Com Michael Fassbender, Tilda Swinton, Arliss Howard
    Usuários
    3,3
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming

    O cineasta está no meio de uma campanha promocional de O Assassino, o maravilhoso thriller estrelado por Michael Fassbender, e fez algumas declarações no Le Monde que vão chocar muitos amantes da sétima arte. Para começar, Fincher não hesitou em elogiar a Netflix por não cometer os mesmos erros de muitos estúdios:

    Sejamos honestos. Trabalhei para a maioria dos grandes estúdios de cinema. Quando você diz a eles: “Tenho que fazer esses efeitos especiais em 4K”, a primeira resposta deles é: “Uau, por que tornar isso tão caro?” Eles resistem à menor despesa. A Netflix nunca se opôs a esse tipo de escolha. Eles adotaram um padrão da indústria que fazia sentido para os cineastas. A Netflix tem de longe o melhor controle de qualidade de Hollywood.
    Warner Bros. Pictures

    Economizar nas despesas acima de tudo

    No entanto, o que é realmente surpreendente veio mais tarde, já que Fincher não teve dó ao apontar o que ele acredita que a grande maioria das salas de cinema se tornou:

    Não salvaremos o cinema como cultura restringindo os sistemas de distribuição nacionais. Para isso, o cinema teria que se tornar um local vanguardista, e não esse local úmido, fedorento e gorduroso que continua sendo, salvo raras exceções, economizando em todas as despesas necessárias. Adorei algumas salas de cinema, como o Grauman's Chinese Theatre ou o Cinerama Dome em Los Angeles, mas as condições técnicas eram deploráveis. Devemos deixar para trás toda essa nostalgia para finalmente nos fazer a pergunta certa: quem oferece hoje a representação ideal?

    Vale refletir se o diretor acredita que todos os assinantes da Netflix realmente possuem os sistemas de reprodução ideais, ou o que ele pensará de quem assiste filmes em um tablet ou celular. Talvez o ideal absoluto ainda esteja nas telonas, mas anda cada vez mais difícil encontrá-lo.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top