Minha conta
    "Eu não quero ser chamada de vítima": Premiado em Cannes, um dos filmes mais chocantes do ano é baseado em abuso sofrido pela própria diretora
    Júlia Barbosa
    Júlia Barbosa
    Criada no palco, sempre foi movida pela arte. Defensora ferrenha de Crepúsculo e Ricardo Darín, fala pelos cotovelos sobre as histórias que vemos nas telas e nos bastidores.

    O drama britânico How to Have Sex está disponível no catálogo da Mubi.

    Celine Song vem impressionando durante as premiações deste ano com seu longa-metragem de estreia, Vidas Passadas, mas ela não é a única diretora revelação da temporada. Assim como a coreana, Molly Manning Walker surpreendeu no ciclo de festivais com How to Have Sex, também seu primeiro longa.

    How to Have Sex foi exibido pela primeira vez durante o Festival de Cannes de 2023 e impactou o público, rendendo oito minutos de aplausos. O drama de amadurecimento - ou coming of age - foi o vencedor da mostra paralela Un Certain Regard, a qual já premiou o filme brasileiro A Vida Invisível em 2019. A produção também está indicada ao BAFTA, incluindo o de Melhor Filme Britânico.

    Christopher Nolan amou Vidas Passadas e Aftersun, mas explica porque nunca faria filmes assim

    Além da aclamação da crítica - acumulando 95% de aprovação no Rotten Tomatoes - o filme britânico também tem outra semelhança com Past Lives, a inspiração na história da própria cineasta que o escreveu. Walker se baseou muitas das cenas em suas experiências pessoais, incluindo o abuso sexual que sofreu aos 16 anos, após ter sua bebida batizada em uma boate.

    “Para mim, o consentimento se tornou algo muito preto no branco em termos de: 'Ela disse sim', por isso está tudo bem. Isso não é suficiente porque você fica tipo: 'Eu disse que sim, mas sei que foi errado.' Mas também: ‘Não quero ser chamada de vítima’”, contou em entrevista ao The Guardian.

    MUBI

    Sob o pano de fundo das “melhores férias da vida” de um grupo de adolescentes, o roteiro aborda o consentimento, a pressão social e as situações problemáticas em relação ao sexo na juventude. Os temas são evidenciados em uma narrativa quase documental de tão próxima da realidade, inclusive de Molly:

    “[Essas viagens são] algumas das melhores recordações da minha vida, mas coisas ruins aconteceram. E nem reconhecemos elas como ruins porque estávamos muito ocupados nos encorajando. 'Você dormiu com alguém? Parabéns!'”, reflete a diretora.

    Qual é a história de How to Have Sex?

    How to Have Sex acompanha as três adolescentes britânicas Tara (Mia McKenna-Bruce), Em (Enva Lewis) e Skye (Lara Peake) enquanto passam um feriado juntas em Malia, na Grécia. Entre festas regadas a álcool, sexo e drogas, o que deveria ser um dos melhores momentos de suas vidas, acaba revelando as complexidades da sexualidade adolescente.

    How to Have Sex
    How to Have Sex
    Data de lançamento 15 de novembro de 2023 | 1h 31min
    Criador(es): Molly Manning Walker
    Com Mia McKenna-Bruce, Lara Peake, Enva Lewis
    Usuários
    3,0
    Assista agora em MUBI

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top