Minha conta
    Vidas Passadas é um triângulo amoroso? Como o filme indicado ao Oscar subverte a noção de "rivalidade"
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Vidas Passadas, indicado ao Oscar, estreia em breve nos cinemas brasileiros, após passagens celebradas por grandes festivais de cinema do mundo.

    ATENÇÃO: ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS DE VIDAS PASSADAS

    Os fãs das grandes histórias de amor do cinema, ao primeiro contato com o enredo de Vidas Passadas, de Celine Song, podem ter encontrado semelhanças com obras como a trilogia Antes do Amanhecer, de Richard Linklater:

    Um jovem casal estabelece uma conexão profunda, todavia, o destino os direciona para caminhos opostos. Até que o mesmo destino, decide colocá-los frente a frente novamente, oferecendo a oportunidade perfeita para, enfim, viverem aquele amor. Mas Vidas Passadas, definitivamente, não é (só) sobre isso.

    Barbie: Por que todo mundo está revoltado - e com razão - sobre as esnobadas de Greta Gerwig e Margot Robbie no Oscar 2024 (Opinião)

    O drama, indicado ao Oscar 2024 de Melhor Filme e Roteiro Original, conta a história de Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo), dois amigos de infância que acabam se separando quando a família de Nora decide sair da Coreia do Sul e se mudar para a cidade de Toronto.

    Vinte anos depois, os dois amigos se reencontram em Nova York, enquanto confrontam noções do amor, destino e as escolhas que fizeram na vida - incluindo o casamento de Nora com o escritor Arthur (John Magaro).

    O triângulo amoroso

    A24

    Escolher é também, perder. Ao sair da Coreia e trilhar seu próprio caminho, Nora renunciou a uma vida inteira que poderia ter tido - e nunca terá. Mas, diferentemente de histórias como Antes do Amanhecer, Nora se sente confortável com a vida que construiu, inclusive, também por estar ao lado de Arthur.

    Arthur, por sua vez, se vê envolvido na história de Nora e Hae Sung, mas a dinâmica entre os três subverte o triângulo amoroso convencional. Mesmo inseguro e com ciúmes, não há disputa. Arthur entende que, há camadas pessoais da vivência de Nora que são inacessíveis. Tanto sua relação com a Coreia, quanto seu vínculo com Hae Sung.

    Celine Song, de forma cuidadosa, desconstrói um estereótipo romântico do cinema, adicionando empatia e maturidade ao personagem Arthur. E através de diversas demonstrações de afeto por Nora, ele oferece o conforto que ela precisa, para lidar com esta figura do passado, que de certa forma, a assombra.

    Tão certo quanto o amor entre Nora e Hae Sung, está o amor entre Nora e Arthur. E mesmo na dureza da vida, eles encontram, um no outro, um porto seguro.

    Vidas Passadas está em cartaz nos cinemas.

    Vidas Passadas
    Vidas Passadas
    Data de lançamento 25 de janeiro de 2024 | 1h 46min
    Criador(es): Celine Song
    Com Greta Lee, Yoo Teo, John Magaro
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,5

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top