Minha conta
    Barbie: Por que todo mundo está revoltado - e com razão - sobre as esnobadas de Greta Gerwig e Margot Robbie no Oscar 2024 (Opinião)
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Editora-chefe | Crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    A ausência de Greta Gerwig na categoria de melhor direção deixou muita gente chocada.

    "Sempre se destaque e seja sempre grata. Mas nunca se esqueça de que o sistema é manipulado. Portanto, encontre uma maneira de reconhecer isso, mas também seja sempre grata." Essa é uma frase do elogiado monólogo de America Ferrera em Barbie. O filme foi aclamado pela crítica, arrecadou mais de 1.4 bilhão de dólares mundialmente e se tornou parte da cultura popular. Tudo isso aconteceu graças a duas pessoas: a diretora Greta Gerwig e sua protagonista e produtora, Margot Robbie. Sem elas, a lista de indicados ao Oscar deixou um gosto amargo para os fãs do filme.

    Greta Gerwig está fora da categoria de direção no Oscar 2024

    Sejamos justos, Barbie recebeu 8 indicações ao Oscar 2024, inclusive melhor filme, o que já é incrível por si só. Mas não faz sentido você aclamar tantos aspectos de um longa e não celebrar justamente a visão que esteve por trás daqueles cenários cor de rosa e que lutou para o longa realmente fugir da caixinha. A indicação de Greta Gerwig em melhor direção já era dada como certa, mas ficou de fora da lista final.

    Warner Bros. Pictures

    Achando que a gente não ia reclamar tanto, a Academia indicou uma mulher na categoria: Justine Triet, por um trabalho super merecido em Anatomia de uma Queda. Porém, ficou parecendo que existe uma cota única de mulheres cineastas na categoria e, se indicarem mais de uma, o mundo explode: "Olha só, temos 20% de representatividade numa das categorias mais importantes do Oscar, uhul!" (Essa frase contém ironia, caso não fique claro!)

    Tecnicamente, Greta Gerwig foi indicada quatro vezes ao Oscar, por Lady Bird (roteiro original e direção), Adoráveis Mulheres (roteiro adaptado) e aparece na lista de 2024 com o roteiro "adaptado" de Barbie, ao lado do parceiro Noah Baumbach. O uso de aspas nessa frase já indica uma outra polêmica ao redor do relacionamento Oscar-Barbie, pois é meio absurdo considerar esse roteiro adaptado. Adaptou de quem? Uma boneca que não tem história? Pois eu tenho certeza absoluta que Greta Gerwig não se inspirou em alguma das animações da Barbie que passavam na manhã de sábado na TV.

    Barbie
    Barbie
    Data de lançamento 20 de julho de 2023 | 1h 55min
    Criador(es): Greta Gerwig
    Com Margot Robbie, Ryan Gosling, America Ferrera
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Max

    Margot Robbie está fora da categoria de melhor atriz no Oscar 2024

    Ao mesmo tempo, temos Margot Robbie, esnobada na categoria de melhor atriz, apesar de ter aparecido em quase todas as outras premiações da temporada até agora. Factualmente, estamos diante de uma categoria bem disputada, então algumas pessoas já esperavam que isso fosse acontecer, afinal todas as concorrentes merecem estar ali. Mas também é estranho você ignorar a personagem cujo arco central carrega o maior filme do ano; alguém que evolui da superficialidade para a humanidade em duas horas.

    Principalmente, quando percebemos que outros atores de Barbie conseguiram suas merecidas nomeações ao Oscar 2024: Ryan Gosling e America Ferrara, como melhores ator e atriz coadjuvantes. Margot não foi completamente esquecida, já que ela concorre como uma das produtoras de Barbie na categoria de melhor filme, mas ainda assim sua ausência foi sentida, junto com outros nomes como Greta Lee (Vidas Passadas) e Natalie Portman (Segredos de um Escândalo).

    Warner Bros. Pictures

    O que nos leva a uma conclusão interessante, porém não surpreendente: O filme da Barbie estava certo o tempo todo. Duas mulheres foram responsáveis por produzir o longa de maior bilheteria em Hollywood e lutaram para tirar o filme do papel, mesmo sendo desacreditadas por boa parte da comunidade. E, mesmo assim, seus trabalhos não foram suficientes para serem reconhecidos pela Academia. Muitos dirão que é "mimimi" de feministas, porém o patriarcado é uma realidade. Só não vê, quem não quer. Encerro aqui com as palavras de Greta, novamente naquele monólogo:

    "[Ser mulher] É tão difícil! É muito contraditório e ninguém te dá uma medalha ou agradece! E acontece que, de fato, você não apenas está fazendo tudo errado, mas também tudo é sua culpa. Estou tão cansada de ver a mim mesma e a todas as outras mulheres nos desdobrando para que as pessoas gostem de nós!"

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top