Minha conta
    Mamonas Assassinas - O Filme: Como foram criados os hits da banda?
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Cinebiografia sobre a trajetória meteórica da banda que encantou o Brasil está em cartaz nos cinemas.

    A cinebiografia dos Mamonas Assassinas finalmente está em cartaz nos cinemas. Com direção de Edson Spinello, o longa apresenta a história da ascensão meteórica da banda formada por Dinho (Ruy Brissac), Júlio (Robson Lima), Bento (Alberto Hinoto), Sérgio (Rhener Freitas) e Samuel (Adriano Tunes) em meados dos anos 1990.

    O Mamonas Assassinas queria ser uma banda de rock progressivo e se transformou no grupo irreverente que até hoje é um expoente da cultura pop no Brasil. A banda ganhou notoriedade na década de 90 com a originalidade de suas letras, da sua performance nos palcos e a qualidade musical dos seus integrantes. Seu primeiro e único disco foi mixado em Los Angeles, no melhor estúdio da época, vendendo mais de 3 milhões de cópias em 7 meses.

    Mamonas Assassinas - O Filme tem cena pós créditos? Cinebiografia apresenta breves registros reais

    Para quem ficou curioso sobre a confecção das músicas que compõem o icônico disco do grupo, o filme dá algumas respostas interessantes sobre as composições. Após entenderem que precisavam redefinir o estilo das músicas e a formulação da banda, os artistas adotaram o nome de Mamonas Assassinas. O primeiro passo para concretizar essa mudança foi criarem músicas utilizando a veia cômica que esbanjavam em conjunto, portanto gravaram uma fita demo com duas canções: “Pelados em Santos” e Robocop Gay”.

    "Pelados em Santos" tinha o nome de "Mina (Minha Pitchulinha)" inicialmente. Criada por Dinho, a faixa romântica utiliza referências à Brasília amarela, veículo que viria a se tornar um símbolo do grupo. Após o lançamento do disco, a canção se tornou a 3ª música mais tocada no Brasil em 1995.

    Imagem Filmes

    Já "Robocop Gay" começou a ser feita muito antes, em 1994, sob encomenda de um político de Guarulhos. A ideia era animar o comício com a faixa que anteriormente se chamava "Demerval, o Machão". Uma curiosidade sobre a canção é que a versão de estúdio, a que foi para o disco e hoje pode ser ouvida nas plataformas digitais, é fruto da primeira e única gravação da faixa. É basicamente aquele "foi de primeira". O take deu tão certo que não precisaram de outras versões.

    Após a aceitação destas primeiras canções, a banda entrou em estúdio para fazer um álbum completo. A criação das faixas do álbum é referenciada durante a cinebiografia que acaba de chegar aos cinemas, como, por exemplo, uma cena em que após um dos artistas ficar encarando um jumento a caminho do estúdio, Dinho e Bento Hinoto criam "Jumento Celestino”. Embora seja um breve momento no longa, é possível ver os meninos mexendo nas composições após terem inusitadas inspirações da vida real.

    Mamonas Assassinas: A Brasília amarela utilizada no filme é a original? O carro se tornou um dos maiores símbolos da banda

    “As músicas não estavam totalmente prontas e durante aquela gravação fomos arrumando os arranjos e letras. Dinho fez boa parte das letras durante a gravação das bases. Risadas e mais risadas. Bagunça total, eles eram divertidos, espontâneos e ali naquele momento nasceram as primeiras canções”, revela Rodrigo Castanho, o produtor e técnico de masterização de áudio.

    Apesar de deixarem muita gente assustada na época - e muita gente encantada também -, as faixas apresentam uma vasta dominância de assuntos que ultrapassam a comédia, com citações a temas sociais e políticos, além do flerte diversificado com vários gêneros musicais.

    Mamonas Assassinas - O Filme
    Mamonas Assassinas - O Filme
    Data de lançamento 28 de dezembro de 2023
    Criador(es): Edson Spinello
    Com Ruy Brissac, Robson Lima, Adriano Tunes
    Usuários
    2,9
    Adorocinema
    2,5

    Hoje disponíveis nas plataformas digitais, as músicas fazem parte intensa de Mamonas Assassinas - O Filme, longa que segue em cartaz nos cinemas brasileiros.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top