Minha conta
    "Obra-prima revolucionária" ou "sem imaginação"? Esta sequência de ficção científica ainda divide os fãs da saga 20 anos depois
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Matrix Reloaded foi muito aguardado em 2003 como a sequência de um sucesso revolucionário de ficção científica - e decepcionou alguns fãs.

    Quando um filme estabelece padrões completamente novos (e não apenas) em termos de efeitos especiais e é celebrado como uma revolução em seu gênero, uma possível sequência naturalmente passa por um momento muito difícil. As irmãs Wachowski tiveram que lidar com isso quando trouxeram Matrix Reloaded para o cinema - quatro anos depois que o filme original surpreendeu completamente os espectadores com sua mistura sem precedentes de artes marciais, ficção científica sombria e filosofia do nada.

    As duas sequências diretas, no entanto, são algo como o epítome das sequências controversas: a segunda parte também provou ser um enorme sucesso nas bilheterias, com 741,8 milhões de dólares. No entanto, Matrix Revolutions arrecadou muito menos - talvez porque as expectativas de muitos fãs decepcionados com a sequência tenham caído rapidamente?

    Hoje você pode ver por si mesmo se foi uma boa ideia continuar um dos filmes de ficção científica mais marcantes dos anos 90: Matrix Reloaded está disponível para streaming na HBO Max.

    Warner Bros.

    A propósito, uma olhada nas classificações do RottenTomatoes confirma que os fãs ainda não concordam se as sequências de Matrix são excelentes ou não: Enquanto o primeiro filme ainda obtém uma classificação média ótima com 85% estrelas, Matrix Reloaded consegue apenas 72% de aprovação da audiência.

    Piora quando chegamos no terceiro filme da franquia, com 60% (e a crítica especializada em 34%, o pior de todos da franquia) Matrix Resurrections (2021) não conseguiu interromper a tendência: o público concedeu uma média de 63% para a quarta parte da saga de ficção científica estrelada por Keanu Reeeves.

    Ficção científica no streaming: Este seria um dos filmes favoritos de Quentin Tarantino - se não fosse pelas duas continuações!

    HAVERÁ UM QUINTO FILME DE MATRIX?

    Depois que quase todo mundo concordou com Matrix em 1999, Matrix Reloaded é um divisor de águas - e nenhuma das sequências posteriores conseguiu inspirar o público novamente.

    Depois que Matrix Resurrections não só foi recebido de forma ambivalente pelos fãs e pela crítica há dois anos, mas também fracassou nas bilheterias com uma arrecadação mundial de apenas 159,2 milhões de dólares (com um orçamento de 190 milhões!), é bastante improvável que haja um quinto filme de Matrix em algum momento. E talvez seja melhor deixar a saga descansar em paz.

    Matrix Reloaded
    Matrix Reloaded
    Data de lançamento 23 de maio de 2003 | 2h 18min
    Criador(es): Lilly Wachowski, Lana Wachowski
    Com Tiger Hu Chen, Keanu Reeves, Laurence Fishburne
    Usuários
    4,3
    Assista agora em Max

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top