Minha conta
    Ficção científica no streaming: Este seria um dos filmes favoritos de Quentin Tarantino - se não fosse pelas duas continuações!
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Lançado em 1999, este clássico da ficção científica e divisor de águas do gênero está disponível no streaming.

    Poderia ter sido o filme favorito de Quentin Tarantino entre todos os lançados desde que ele se tornou cineasta em 1992. Mas o diretor de Cães de Aluguel acabou escolhendo o filme japonês Batalha Real, relegando Matrix ao segundo lugar em seu ranking.

    Mas por que Tarantino optou por não coroar o longa-metragem das Wachowskis como um de seus favoritos? Simplesmente porque as duas continuações que foram lançadas - Matrix Reloaded e Matrix Revolutions - tiveram, em sua opinião, um impacto sobre a qualidade da primeira parte da saga.

    Lançado em 1999, Matrix acompanha as aventuras de Thomas Anderson, conhecido como Neo, um hacker interpretado por Keanu Reeves. Perseguido por estranhos agentes secretos, Neo é solicitado por um homem chamado Morpheus a descobrir a verdade sobre a Matrix e o mundo ao seu redor.

    The Matrix, Quentin Tarantino... e Jay-Z

    Alimentado por referências ao cyberpunk e ao cinema de ação de Hong Kong, Matrix foi um marco no cinema de entretenimento. Apoiado em um roteiro complexo e com várias camadas, o filme apresenta sequências de combate de alto nível que exigiram que os atores passassem por meses de treinamento intensivo em artes marciais.

    Warner Bros.

    Diz a lenda que as Wachowskis gastaram todo o orçamento inicial de 10 milhões de dólares na sequência de abertura. Produzido com um orçamento de cerca de 63 milhões de dólares, Matrix arrecadou 465 milhões de dólares em todo o mundo.

    Filmadas simultaneamente, as sequências de Matrix foram lançadas em maio e novembro de 2003, respectivamente. Sequências diretas do primeiro, os dois longas-metragens mostram Neo, Trinity e Morpheus confrontados com novas ameaças.

    Com um orçamento mais confortável, essas duas continuações contaram com um roteiro considerado complicado demais para ser seguido por muitos espectadores, mas também com uma sucessão de cenas de ação indigestas. Apesar do sucesso nas bilheterias, os críticos não pouparam essas duas novas obras de Matrix.

    E para Quentin Tarantino, Reloaded e Revolutions tiveram um impacto sobre a mitologia do primeiro Matrix, forçando-o a diminuir seu amor pelo longa-metragem das Wachowskis. Entrevistado em 2009 pela Sky Movies, o cineasta explicou por que Matrix não era mais seu filme favorito entre os lançados depois de 1992:

    "Houve uma época em que eu considerava Matrix o meu segundo filme depois de Battle Royale. Mas devo dizer que isso foi antes de Matrix 2 e 3 serem lançados e arruinarem a mitologia para mim. Mas mesmo que eles tenham arruinado a mitologia para mim e colocado Matrix na minha lista, francamente (...), eles não a aniquilaram completamente".

    TFM Distribution

    Em uma entrevista mais recente com a Vulture, Tarantino também confessou que temia que o lançamento de Matrix Reloaded afetasse a bilheteria de seu próprio filme Kill Bill em maio de 2003.

    "Mas seus temores finalmente se dissiparam depois de assistir a Reloaded em uma sessão: "Saí do cinema cantando a música de Jay-Z, S. Carter [e a letra "S-dot-Carter / Y'all must try harder / Competition is nada"], e pensando comigo mesmo: 'F*da-se, siga em frente, eu estava preocupado com isso?!'"

    Naquele ano, Matrix 2 arrecadou 741 milhões de dólares nas bilheterias (com um orçamento de 150 milhões), enquanto Kill Bill vol. 1 faturou 180 milhões de dólares (mas com um orçamento de apenas 30 milhões).

    Matrix (1999) está disponível para streaming no Prime Video.

    Matrix
    Matrix
    Data de lançamento 21 de maio de 1999 | 2h 15min
    Criador(es): Lana Wachowski, Lilly Wachowski
    Com Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Max

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top