Minha conta
    Não é só Chris Hemsworth: Este outro filme da Netflix tem o plano-sequência mais insano dos últimos anos
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Lançado em 2022, o filme propôs uma cena ousada para dar veracidade às cenas de perseguição.

    Em um projeto audiovisual, a fotografia e direção podem pensar em milhares de formas criativas para montar uma cena de ação, mas certamente, quando os planos-sequência são colocados em jogo, sabemos que momentos memoráveis surgem.

    A lista de exemplos é extensa, mas podemos destacar 1917 de Sam Mendes, que chegou a receber um Oscar de Melhor Fotografia, a complexa cena de abertura de La La Land nas avenidas Century e Harbor Freeways de Los Angeles e Birdman (ou a Inesperada Virtude da Ignorância).

    Apesar de serem cenas marcantes, essas produções têm uma coisa em comum na maioria de seus planos-sequência: cortes invisíveis. São eles os responsáveis por não percebermos quando um novo take foi inserido, dando a sensação de continuidade em uma longa cena de ação.

    Na Netflix, Resgate trouxe grandes cenas de ação, mas outro filme também merece destaque

    Netflix/Iconoclast Lyly Films

    Apesar de no ano de 2020, Resgate, estrelado por Chris Hemsworth, roubar todos os holofotes na Netflix com suas complexas cenas de perseguição, e é claro, um plano sequência que deu dor de cabeça até mesmo para o ator, foi em 2022 que a gigante do streaming adicionou em seu catálogo Athena, de Romain Gavras e Ladj Ly, um filme que apresenta cenas de tirar o fôlego para qualquer amante de filme de ação.

    Na história, acompanhamos o desfecho de um assassinato brutal que acontece em uma periferia da França, no Conjunto Habitacional conhecido como Athena. Abalando toda a comunidade, a trágica situação se passa na vida de três irmãos, que têm seus destinos jogados no caos quando o irmão mais novo do trio é morto sob circunstâncias inexplicáveis.

    Na Netflix: Sabia que Os Miseráveis ganhou versão alternativa em 2019 e até uma continuação “não oficial” em 2022

    Para realizar as grandes cenas de tensão e trazer veracidade a todo o caos instaurado não só na família, mas também no bairro em si, a direção optou por inserir a fotografia de maneira viva em meio às cenas mais intensas. Entre elas, está uma complicada perseguição que acontece em um galpão até uma perseguição de carros, tudo isso em apenas uma tomada, sem cortes.

    Utilizando uma estrutura nada convencional e profissionais acostumados a realizar gravações de esportes radicais, toda a filmagem foi gravada e disponibilizada em um making of no canal do YouTube. Confira aqui:

    A escolha por planos-sequência não foi feita de maneira aleatória, como o próprio Gavras explica. A construção dos planos traz a sensação de unidade entre as cenas de tragédia, ação e conflito entre os personagens, fazendo alusão ao clássico conto grego ao qual é inspirado.

    Athena
    Athena
    Data de lançamento 23 de setembro de 2022 | 1h 37min
    Criador(es): Romain Gavras
    Com Dali Benssalah, Sami Slimane, Anthony Bajon
    Usuários
    2,6
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top