Minha conta
    O filme essencial do diretor responsável pela melhor série de terror da Netflix: Uma sequência impossível que passou injustamente despercebida nos cinemas
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    De Stanley Kubrick a Stephen King, o diretor Mike Flanagan é o encarregado de unir duas posições de dois mestres irreconciliáveis.

    Não deixa de ser curioso que, em momento tão potente do cinema de terror, um dos mais destacados autores do gênero da última década o tenha feito praticamente longe das telonas. Mike Flanagan tornou-se verdadeiramente essencial com suas diferentes séries para a Netflix, especialmente A Maldição da Residência Hill e Missa da Meia-Noite.

    13 filmes com versões alternativas que saíram melhores que o resultado original

    Ele tem conseguido estar presente em seu evento anual todo mês de outubro com um novo projeto que chama a atenção, como é o caso agora de A Queda da Casa de Usher, mas sua carreira no cinema tem sido mais discreta em comparação. Só não fracassou diretamente, como no caso de seu melhor filme que encontrou uma decepção comercial completamente imerecida: Doutor Sono.

    Sonho ou Pesadelo

    Flanagan enfrentou um desafio mais complicado do que adaptar convenientemente Shirley Jackson ou Edgar Allan Poe. Fazer uma sequência de O Iluminado que prestasse homenagem a Stanley Kubrick e Stephen King foi um desafio impossível, mas ele conseguiu fazê-lo em um filme chocante que também parece muito pessoal e está disponível na HBO Max e Amazon Prime Vídeo.

    Ewan McGregor interpreta a versão adulta de Danny Torrance, ainda chocado com os acontecimentos ocorridos no Hotel Overlook, lutando em um mundo onde outras pessoas como ele têm o dom do “brilho”. Nesse mesmo universo, um grupo de saqueadores liderados caça esse tipo de gente e extrai deles qualquer tipo de brilho. Eles logo se voltam para uma jovem excepcional, e Danny pode ser sua única proteção.

    Este grupo de vilões (que poderíamos chamar de “vampiros vaporizadores”) é liderado por Rebecca Ferguson, que apresenta uma das atuações mais encantadoras e carismáticas dos filmes de terror recentes. Ela é uma das grandes descobertas de um filme que sente a aura espectral de um dos melhores longas de terror de todos os tempos, mas consegue usar isso a seu favor em cenas onde mostram a impossibilidade de deixá-la para trás.

    Desenhando Pontes

    Warner Bros.

    Por outro lado, consegue homenagear a maestria de Kubrick. Ao mesmo tempo, tenta ser fiel ao desenvolvimento emocional e sombrio do romance de King, que é mais um manual para alcoólatras anônimos do que um romance de terror. Flanagan consegue estabelecer pontes entre os dois autores e faz com que o drama do vício pareça genuíno (além de pessoal, já que o diretor é um ex-alcoólatra confesso) enquanto cria sequências de terror sobrenaturais com muita personalidade.

    Infelizmente, a melhor versão deste filme é a versão do realizador, onde beneficia de uma estrutura mais literária que permite um desenvolvimento mais orgânico da história. Mesmo assim, a versão disponível em streaming (a que se vê nos cinemas) continua a ser um exercício interessante que se afasta das fórmulas ou da exploração de uma joia primordial. Flanagan consegue fazer um filme com uma dívida intransponível, mas que encontra coisas para dizer por si mesmo.

    Doutor Sono
    Doutor Sono
    Data de lançamento 7 de novembro de 2019 | 2h 32min
    Criador(es): Mike Flanagan
    Com Ewan McGregor, Kyliegh Curran, Rebecca Ferguson
    Imprensa
    3,1
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Max

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top