Minha conta
    "Não sou responsável": David Fincher não fez Clube da Luta para a extrema-direita e nem para homens incels se identificarem
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    O filme de 1999 é um dos mais memoráveis da carreira do cineasta.

    Clube da Luta entrou na categoria não-declarada de "filmes para incel", junto com outras obras como Psicopata Americano, Taxi Driver, Donnie Darko e Drive. No entanto, o próprio David Fincher afirmou que não fez o longa-metragem para este tipo de público.

    Para quem está se deparando com o nome pela primeira vez, o termo significa "celibatário involuntário". A comunidade incel faz parte de uma subcultura online que também pode ser categorizada como um grupo de ódio contra diversas instituições de defesa dos direitos civis. Estes são totalmente controversos quanto a questões de gênero, raça e políticas públicas.

    20th Century Fox

    Em entrevista ao The Guardian, o cineasta disse que, apesar de retratar homens brancos marginalizados se unindo no filme, sua intenção não era que grupos de extrema-direita se identificassem.

    "Não sou responsável pela forma como as pessoas interpretam as coisas… A linguagem evolui. Os símbolos evoluem. É uma das muitas pedras de toque em sua lexicografia. Não fizemos isso para eles, mas as pessoas verão o que verão em uma pintura de Norman Rockwell ou no Guernica [de Picasso]", argumentou ele, reiterando que não tem controle pela forma como as pessoas interpretam seu trabalho.

    É impossível para mim imaginar que as pessoas não entendam que Tyler Durden (Brad Pitt) é uma influência negativa. Pessoas que não conseguem entender isso eu não sei como responder e não sei como ajudá-las.

    Clube da Luta acompanha a história de Jack (Edward Norton), um executivo jovem que trabalha como investigador de seguros, mora em um lugar confortável, mas está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar, ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para a sua falta de sono ao frequentar grupos de autoajuda.

    Nesses encontros, ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões por meio de violentos combates corporais.

    Clube da Luta
    Clube da Luta
    Data de lançamento 29 de outubro de 1999 | 2h 19min
    Criador(es): David Fincher
    Com Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonham Carter
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Star +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top