Minha conta
    Sabia que O Senhor dos Anéis tem uma versão russa? Adaptação inusitada ressurgiu na internet
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    No mundo do cinema, algumas adaptações se destacam pela singularidade e ousadia - é o caso da adaptação russa da obra monumental de J.R.R. Tolkien.

    No início dos anos 2000, o diretor Peter Jackson surpreendeu o público ao redor do mundo com sua trilogia de sucesso O Senhor dos Anéis (que consiste em A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei) dando nova vida ao lendário épico de fantasia criado por J.R.R. Tolkien.

    Dado o incrível sucesso comercial e crítico que esta trilogia alcançou, é difícil acreditar que O Senhor dos Anéis já foi considerado impossível de ser filmado e tinha sido uma pedra no sapato de Hollywood desde meados da década de 1950.

    Na verdade, a adaptação cinematográfica de O Senhor dos Anéis esteve no radar de Hollywood desde muito antes. Em 1956, uma equipe dedicada assumiu a tarefa de levar a obra épica para a tela grande. No entanto, a versão resultante, capturada num tratamento de 55 páginas, provocou a desaprovação de Tolkien.

    O autor de O Hobbit, também insatisfeito com os notáveis desvios de sua obra, foi rápido em criticar o projeto. Essa divergência fez com que o projeto fosse definitivamente arquivado.

    New Line Cinema

    Durante décadas, houve inúmeras tentativas fracassadas de adaptar a obra monumental para um filme ou série de TV, incluindo uma produção malfadada que seria estrelada todos os quatro membros dos Beatles. É isso mesmo, Paul McCartney estava escalado para interpretar Frodo, enquanto John Lennon seria Gollum, George Harrison como Gandalf e Ringo Starr como Sam. E o diretor escolhido pela banda foi Stanley Kubrick.

    Embora essa história turbulenta tenha culminado em uma das franquias cinematográficas mais populares de todos os tempos, na verdade houve vários filmes e séries de televisão de O Senhor dos Anéis que conseguiram chegar ao fim da produção, estreando décadas antes das dirigidas por Peter Jackson.

    Entre este caleidoscópio de tentativas, um projeto singular destaca-se pela sua abordagem surreal e austera, proporcionando uma perspectiva única sobre a interpretação da lendária epopeia literária.

    Leningrad Television

    ADAPTAÇÃO RUSSA DE O SENHOR DOS ANÉIS RESSURGIU EM 2021

    Mesmo os fãs mais comprometidos de O Senhor dos Anéis (aqueles que já imaginaram seus personagens favoritos em outros universos ficcionais, como Rick e Morty) tiveram dificuldade de acessar esta minissérie russa intitulada Khraniteli. Transmitida em 1991 pela Leningrad Television (mais tarde substituída pela rede 5TV), a peça televisiva é uma adaptação para o idioma russo de A Sociedade do Anel.

    A primeira coisa que chama a atenção nessa adaptação em duas partes é a baixíssima qualidade de produção, já que o filme é cheio de efeitos especiais e figurinos de má qualidade.

    Leningrad Television

    Apesar desse baixo valor de produção (ou talvez por causa dele), Khranitali se destaca na adaptação de praticamente todos os pontos da trama do livro original. Isso inclui as histórias de Tom Bombadil e Barrow-downs, ambas retiradas da trilogia do diretor de King Kong e Um Olhar do Paraíso.

    Pensava-se que esta versão lendária da União Soviética havia se perdido no tempo antes que a 5TV carregasse ambas as partes de Khranitali em seu canal oficial no YouTube em 2021. Embora o valor da produção não se compare ao filme com Elijah Wood, Viggo Mortensen, Ian McKellen e companhia, esta adaptação única é algo que todo fã de Tolkien deveria ver para conhecer.

    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    Data de lançamento 1 de janeiro de 2002 | 2h 58min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top