Minha conta
    O sonho arruinado que poderia ter destruído O Senhor dos Anéis: "Estou feliz por não termos feito isso"
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Trinta anos antes da adaptação cinematográfica de Peter Jackson, houve uma tentativa inesperada - que envolvia até Stanley Kubrick.

    O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien é uma das obras mais famosas da literatura de fantasia, mas suas adaptações podem ser contadas nos dedos de uma mão: o filme de animação de 1978 e a famosa trilogia de Peter Jackson lançada entre 2001 e 2003 que cativou completamente fãs e não fãs do trabalho do autor britânico. No entanto, houve outras tentativas que não deram certo.

    Uma das mais inesperadas, sem dúvida, é a dos Beatles, a inesquecível banda de Liverpool que fez sucesso nos anos 60 e deixou uma marca como nenhuma outra no mundo da música. Trinta anos antes de Jackson começar a trabalhar com o que seria a primeira adaptação live-action da história, os Beatles fantasiaram seriamente sobre a possibilidade de fazer e estrelar um filme de O Senhor dos Anéis que, sem dúvida, seria completamente diferente do que o neozelandês fez.

    Os quatro membros da banda de rock - John Lennon, George Harrison, Paul McCartney e Ringo Starr - se apresentaram em A Hard Day's Night e Help! e eles estavam prontos para experimentar personagens fictícios. Segundo a Variety, Lennon adorou a ideia de O Senhor dos Anéis e o assunto foi colocado da seguinte forma: Lennon seria Gollum, Paul McCartney como Frodo, George Harrison teria interpretado Gandalf e Ringo Starr teria vivido Sam.

    Proscenium Films

    E nos bastidores? Bem, ninguém menos que Stanley Kubrick, que foi testado como possível diretor. No entanto, o diretor de 2001: Uma Odisséia no Espaço e O Iluminado, entre outros, foi contundente quando se tratou de garantir que O Senhor dos Anéis “não fosse filmável” e, o mais importante, Tolkien se recusou a vender os direitos.

    A anedota dos Beatles tentando adaptar O Senhor dos Anéis foi mencionada pelo próprio Jackson em 2002, coincidindo com o fenômeno de sua trilogia: "Era algo que John [Lennon] estava cuidando e J.R.R. Tolkien ainda tinha os direitos do filme sobre esse momento, mas ele não gostou da ideia dos Beatles fazerem isso. Então ele arrasou”, disse ele à People. "Provavelmente surgiriam algumas músicas boas disso."

    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    Data de lançamento 1 de janeiro de 2002 | 2h 58min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming

    Quase duas décadas depois, quando Peter Jackson estava encarregado de dirigir o valioso documentário The Beatles: Get Back lançado em 2021 na Disney+, ele teve a oportunidade de se aprofundar um pouco mais no assunto passando um tempo com Paul McCartney e Ringo Starr.

    "No final, eles não conseguiram os direitos de Tolkien, porque ele não gostou da ideia de um grupo pop fazer sua história. Então ele recusou. Eles tentaram fazer isso. Não há dúvida sobre isso. Por um momento eles pensaram seriamente em fazer no início de 1968”, confirmou ele à BBC News.

    Paul me disse: 'Bem, estou feliz por não termos feito isso, porque você fez o seu e eu gostei do seu filme.' Mas eu disse: 'Bem, é uma pena que você não tenha feito isso porque teria sido um musical

    "Então, estou hesitante quanto a isso. Eu adoraria ouvir esse álbum, mas também estou feliz por ter tido a oportunidade de fazer filmes", refletiu Jackson. "Essas músicas teriam sido fascinantes".

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top