Minha conta
    “O filme mais assustador já feito”: Durante 11 anos, O Exorcista foi banido no Reino Unido e aqui está o motivo
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    A mais nova sequência do clássico de 1973 já chegou aos cinemas

    O Exorcista (1973), de William Friedkin, é um clássico definitivo do cinema - e nunca esteve longe da polêmica. Desde grupos religiosos denunciando seu conteúdo como supostamente imoral, até espectadores desmaiando e vomitando durante sua exibição nos cinemas, tudo isso ajudou a construir a mística de “o filme mais assustador já feito” - e que acaba de ganhar a sequência O Exorcista - O Devoto.

    Durante algum tempo, inúmeras tentativas de censurá-lo ocorreram nos Estados Unidos, mas foram mal-sucedidas. Todavia, o mesmo não pode ser dito do seu vizinho do outro lado do oceano: o Reino Unido.

    Quando O Exorcista chegou ao Reino Unido, as notícias sobre o quão aterrorizante o longa-metragem norte-americano poderia ser, já haviam atravessado o oceano com antecedência. O filme foi um grande sucesso financeiro e um dos maiores lançamentos do ano. Mas os problemas começaram em 1984 com a aprovação da "Lei de Gravações de Vídeo".

    O Exorcista tem 6 filmes: Veja a ordem cronológica e onde assistir a cada um antes de O Devoto

    A Lei de Gravações de Vídeo determinou que O Exorcista fosse reclassificado para que ainda pudesse ser visualizado. O problema era relativamente simples: embora não houvesse nada em O Exorcista que ultrapassasse os limites da classificação “18”, a maior facilidade de acesso das crianças ao filme no ambiente doméstico era considerado inadequado.

    A solução foi recolher O Exorcista das prateleiras – apesar de já estar disponível há sete anos – para supostamente, proteger as crianças. E o filme permaneceu preso neste estado de limbo pelos 11 anos seguintes. Embora continuasse a ser exibido eventualmente nos cinemas do Reino Unido, O Exorcista só foi liberado para seu tão esperado retorno às lojas nos anos 1990, na ocasião especial de seus 25 anos de lançamento.

    Warner Bros. Pictures

    Qual é o enredo de O Exorcista - O Devoto?

    Nesta versão de 2023, desde a morte de sua esposa grávida em um terremoto no Haiti, há 12 anos, Victor Fielding (Leslie Odom Jr.) tem criado sua filha Angela (Lidya Jewett) sozinho. Mas em dado momento, Angela e sua amiga Katherine (Olivia O’Neill) desaparecem na floresta e retornam três dias depois sem memória do que aconteceu com elas.

    Isso desencadeia uma série de eventos que obrigará Victor a confrontar o mal e, em seu terror e desespero, buscar a única pessoa viva que testemunhou algo parecido antes: Chris MacNeil (Ellen Burstyn).

    O Exorcista - O Devoto está em cartaz nos cinemas.

    O Exorcista - O Devoto
    O Exorcista - O Devoto
    Data de lançamento 12 de outubro de 2023 | 1h 52min
    Criador(es): David Gordon Green
    Com Leslie Odom Jr., Ellen Burstyn, Ann Dowd
    Usuários
    2,3
    Adorocinema
    2,5
    Assista agora

    *Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top