Minha conta
    Um perturbador assassino fez parte do elenco de O Exorcista - e você provavelmente não sabia
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    O polêmico diretor William Friedkin tinha métodos cinematográficos nada convencionais...

    Chega em breve aos cinemas, mais uma sequência do clássico do terror O Exorcista, de 1973: O Exorcista - O Devoto. O lançamento, além de efetivamente promover algumas homenagens - como a participação de Ellen Burstyn e de certa forma, também Linda Blair - tem ajudado a recuperar histórias e curiosidades de seu filme original, que já haviam caído no esquecimento com o passar do tempo.

    Alguns fatos como grupos que queriam que o filme fosse banido por blasfêmia ou como fãs estavam tão assustados que vomitavam nos cinemas há décadas atrás, são definitivamente curiosos. Mas há outro dado surpreendente que muitos espectadores não imaginam: o envolvimento de um assassino da vida real no primeiro filme.

    Filmagens extremas, confrontos com outros cineastas e insultos: todos os momentos que mostram que William Friedkin foi um diretor singular

    Paul Bateson trabalhava no Centro Médico da Universidade de Nova York (NYUMC). Em 1972, o diretor de O Exorcista, William Friedkin, visitou a NYUMC durante a pré-produção do filme. Ele queria adicionar procedimentos médicos ao longa, na esperança de atribuir realidade às cenas.

    Alguns meses depois, a equipe de Friedkin voltou e filmou uma cena no departamento de radiologia do hospital, com a participação do técnico Paul Bateson. O que ninguém imaginava era que, quatro anos depois, Bateson seria condenado por assassinato.

    Warner Bros. Pictures

    Bateson levava uma vida de excessos, dado ao alcoolismo e abuso de drogas. Embora estivesse envolvido na cena queer local, o crime do qual foi acusado, foi considerado um crime de ódio contra a comunidade LGBTIQA+: ele foi condenado pela morte de um jornalista e sentenciado a 20 anos de prisão. Bateson seria libertado em 2003 e terminaria a liberdade condicional em 2008. No entanto, não se sabe se ele ainda está vivo, pois manteve uma vida reservada.

    O ousado diretor Friedkin ainda decidiu imortalizar o assassino em outra obra: para o filme Parceiros da Noite, ou Cruising, Friedkin entrevistou Bateson e explorou detalhes sobre suas alegações. Cruising focava em Al Pacino como um policial disfarçado que se infiltrava na cena gay de Nova York, para resolver uma série de assassinatos. Artifício perturbador ou criativo?

    Qual é a história de O Exorcista - O Devoto?

    Universal Pictures

    Nesta versão de 2023, desde a morte de sua esposa grávida em um terremoto no Haiti, há 12 anos, Victor Fielding (Leslie Odom Jr.) tem criado sua filha Angela (Lidya Jewett) sozinho. Mas em dado momento, Angela e sua amiga Katherine (Olivia O’Neill) desaparecem na floresta e retornam três dias depois sem memória do que aconteceu com elas.

    Isso desencadeia uma série de eventos que obrigará Victor a confrontar o mal e, em seu terror e desespero, buscar a única pessoa viva que testemunhou algo parecido antes: Chris MacNeil (Ellen Burstyn).

    O Exorcista - O Devoto
    O Exorcista - O Devoto
    Data de lançamento 12 de outubro de 2023 | 1h 52min
    Criador(es): David Gordon Green
    Com Leslie Odom Jr., Ellen Burstyn, Ann Dowd
    Usuários
    2,3
    Adorocinema
    2,5
    Assista agora

    O Exorcista: O Devoto chega aos cinemas brasileiros em 12 de outubro de 2023.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top