Minha conta
    No streaming: Poucas vezes um filme conseguiu unir terror e ficção científica com tanta perfeição
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Um clássico dos anos 80 que ditou regra para as produções que vieram depois.

    Os anos 80 provaram ser um terreno particularmente fértil para os cineastas mostrarem ao mundo que, ao contrário da crença popular, os remakes podem na verdade ser melhores que o original. Entre O Enigma de Outro Mundo (1982) de John Carpenter e A Bolha Assassina (1988), o diretor cult David Cronenberg também conseguiu isso em 1986.

    Em A Mosca, ele entregou terror sombrio de ficção científica como Scanners e Videodrome, o conhecido mestre do terror corporal é, para muitos, sua obra-prima absoluta – que não só ganhou um Oscar, mas ainda é um dos grandes clássicos cult que todo fã do gênero deveria ter visto.

    Afinal, para nós, o terror do teletransporte não é apenas um dos melhores filmes de terror, mas também um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos – sendo, portanto, também um dos poucos filmes representados em listas de ambos os gêneros de melhores listas por aí.

    Para quem ainda não viu o clássico ou gostaria de revê-lo com o devido nível de apreço, A Mosca está disponível no serviço de streaming Star+. Assim, o filme faz companhia para outros muitos marcos da ficção científica na plataforma, ao lado de Alien, o 8º Passageiro, Predador ou Tropas Estelares.

    Booksfilms

    A MOSCA: O MELHOR DO TERROR CORPORAL

    Baseado no conto homônimo de George Langelaan, que foi transformado em filme em 1958, A Mosca conta a história de um cientista (Jeff Goldblum) que desenvolveu um teletransportador. Com a ajuda de um computador complexo e duas cabines com fios, ele pode transportar matéria diretamente de um lugar para outro.

    Mas logo não é mais suficiente para ele simplesmente usar objetos para seus experimentos - então ele primeiro persegue um macaco através de sua máquina antes de finalmente realizar o autoteste definitivo. Com consequências desastrosas.

    É claro que A Mosca também é lembrado por seus efeitos especiais indescritivelmente nojentos, feitos à mão e, mesmo sob a perspectiva de hoje, ainda magistrais, que merecidamente ganharam um Oscar.

    O fato de o terror de ficção científica de Cronenberg ser frequentemente mencionado na mesma frase que O Enigma de Outro Mundo, de Carpenter, não se deve apenas às suas qualidades como um filme de criaturas viscoso e lamacento e ao fator remake-melhor-do-que-o-original, mas, no final, principalmente a três homens: David Cronenberg, Jeff Goldblum e Howard Shore.

    Este é o melhor filme de terror de todos os tempos, segundo os leitores do AdoroCinema – em 2º lugar está O Exorcista

    O filme não só se torna cada vez mais repugnante à medida que avança, mas também revela um horror profundamente humano que nos toca a cada minuto. E isso também se deve ao fato de que o diretor e autor David Cronenberg toma o tempo necessário no início para aproximar o público de seus personagens.

    O que também ajuda, é claro, é um ator principal supercarismático como Jeff Goldblum, que sabia como envolver o público (e não menos as espectadoras) com seu charme muito antes de Jurassic Park. Com um cara tão acessível, imperfeito e inteligente, você adora participar da ação.

    E depois, é claro, há a lenda da música cinematográfica Howard Shore (O Senhor dos Anéis), que sustenta o tema básico sombrio do filme e seus picos de violência sanguinária com sons sombrios que combinam perfeitamente.

    Sua trilha sonora é a coroa de glória atmosférica do filme e, em última análise, faz de A Mosca o que ele é: uma joia de gênero incrivelmente atmosférica que ainda o cativa do primeiro ao último minuto, mesmo depois de mais de 35 anos.

    A Mosca
    A Mosca
    Data de lançamento 16 de abril de 1987 | 1h 36min
    Criador(es): David Cronenberg
    Com Jeff Goldblum, Geena Davis, John Getz
    Usuários
    3,8
    Assista agora em Star +

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top