Minha conta
    Este é dos melhores filmes de terror de todos os tempos, mas ainda não está claro até hoje se Steven Spielberg o dirigiu secretamente
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Um dos melhores filmes de terror de todos os tempos está disponível para assistir online. Mas quem realmente dirigiu este clássico?

    Uma família é aterrorizada por seres sobrenaturais, inclusive através da televisão. Esta é a história do Poltergeist - O Fenômeno. O clássico de terror de 1982 está disponível no catálogo do streaming HBO Max. Não importa se você é fã de terror ou tem uma queda pelo cinema dos anos 80: vale a pena assistir. A história de sua origem é quase tão misteriosa quanto o solo sob os pés da família Freeling.

    A chave para o terror eficaz é a família suburbana, pela qual você imediatamente começa a se afeiçoar. Não é à toa que lembra uma das produções de Steven Spielberg como Contatos Imediatos do Terceiro Grau , E.T. - O Extraterrestre ou Os Goonies.

    Poltergeist - O Fenômeno
    Poltergeist - O Fenômeno
    Data de lançamento 19 de agosto de 1982 | 1h 55min
    Criador(es): Tobe Hooper
    Com Craig T. Nelson, JoBeth Williams, Heather O'Rourke
    Usuários
    4,0

    O grande mistério de Poltergeist não tem nada a ver com fantasmas

    No final da década de 1970, Spielberg evoluiu para uma marca que prometia qualidade e uma certa sensação de sucesso. É por isso que seu nome era amplamente mencionado na publicidade de um filme mesmo quando ele estava “apenas” envolvido como produtor e coautor. Isso também aconteceu com Poltergeist.

    O diretor oficial foi um grande mestre do terror: Tobe Hooper, falecido em 2017, filmou um dos clássicos do gênero com O Massacre da Serra Elétrica. É por isso que a especulação sobre qual mestre filmou esta obra-prima é tão controversa. Tem havido especulações sobre isso desde 1982, quando Spielberg estava contratualmente obrigado a completar E.T., mas deu a entender que ajudou Hooper com Poltergeist.

    Paramount

    Quem dirigiu Poltergeist?

    Não há uma resposta clara, mas sim uma série de afirmações contraditórias, por exemplo:

    • O produtor Frank Marshall disse ao LA Times que Spielberg desenhou todos os storyboards e é "a força criativa do filme". Então ele estava no set quase todos os dias. De acordo com Hooper, ele mesmo desenvolveu metade dos storyboards.
    • A atriz Zelda Rubinstein, que interpretou a médium, afirmou que Hooper preparou as tomadas e Spielberg fez os ajustes finos (via Bloody Disgusting).
    • O assistente de câmera John Leonetti disse abertamente em 2017 que Spielberg o dirigiu (via Slash Film).
    • Hooper disse ao Moviefone naquele mesmo ano: "Não quero falar sobre isso, exceto que dirigi o filme, enquanto [Spielberg] escreveu e produziu o roteiro".
    • JoBeth Williams, explicou à Vanity Fair 2022: “Tobe deu instruções, às vezes Steven acrescentou ou deu instruções diferentes, mas acho que é justo dizer que foi uma espécie de combinação dos dois”.
    • O ator James Karen defendeu Hooper em 2012 : “Tobe passou por momentos difíceis com este filme. É difícil quando você tem um produtor no set todos os dias, e sempre se falou muito sobre isso".

    Não devemos esperar uma resposta inequívoca de Steven Spielberg. Os créditos do filme são um assunto delicado. Eles são negociados e sindicatos como o Directors Guild of America podem tomar medidas legais se os créditos dos seus membros não forem protegidos.

    E o crédito da direção vai para Tobe Hooper. Como resultado, Spielberg teve que publicar uma carta aberta no Hollywood Reporter em 1982, na qual retirou declarações que questionavam o trabalho de direção de Hooper. A resposta à pergunta sobre quem o dirigiu não muda nada na qualidade do filme.

    "Assisti ao filme 18 vezes": James Cameron e Steven Spielberg enlouqueceram com esta obra-prima da ficção científica

    É por isso que vale a pena assistir Poltergeist

    Poltergeist está entre os ápices do gênero de casa mal-assombrada. No início, o horror fantasmagórico é modernizado pelo uso da televisão de massa e da tecnologia de cozinha, de modo que quase qualquer pessoa pode se colocar na situação.

    Em algum momento, o arrepio se transforma em um horror arcaico e atemporal que você não esperaria encontrar nesse ambiente despretensioso. Poltergeist funciona como um truque de mágica, no qual, em vez de um coelho branco, o portal para um mundo alienígena, um banho de lama repleto de cadáveres e muito mais é conjurado a partir de uma cartola relativamente pequena.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top