Minha conta
    Esta falha de De Volta para o Futuro pode mudar completamente a maneira como você vê o clássico cult dos anos 80!
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Mesmo em filmes quase perfeitos como De Volta para o Futuro, erros acontecem – ou esse detalhe misterioso prova a inteligência do clássico com Michael J. Fox?

    Você acha que conhece totalmente De Volta para o Futuro? Então eu te garanto que terá que repensar isso, pois você provavelmente perdeu um detalhe que ainda não está claro até hoje se foi um erro do filme ou uma escolha puramente intencional da produção...

    De Volta para o Futuro
    De Volta para o Futuro
    Data de lançamento 25 de dezembro de 1985 | 1h 56min
    Criador(es): Robert Zemeckis
    Com Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson
    Usuários
    4,7
    Assista agora

    Um detalhe interessante na comédia de viagem no tempo de Robert Zemeckis pode ter passado despercebido pelos fãs de De Volta para o Futuro (1985), que muitos consideram um filme quase perfeito: um blockbuster tão original e inteligente pode ter um erro momento icônico que não era comum nem em meados dos anos 80. O sucesso do filme tornou Michael J. Fox uma estrela e ele interpretou Marty McFly em duas sequências.

    Esta é a maior falha de De Volta para o Futuro ou há outra explicação?

    Universal Pictures

    O possível erro ocorre logo no início do filme, quando Marty McFly viaja no tempo e conhece a versão mais jovem de seu amigo Doc Brown (Christopher Lloyd). Ele mostra a Brown um vídeo que fez antes de sua viagem, mas quem prestou atenção antes notará que a filmagem não corresponde exatamente ao que vimos anteriormente na cena.

    Quando Marty grava o vídeo em questão, ele hesita a princípio e segura a câmera apontada para o chão por um tempo – mas na cena final, porém, ele imediatamente começa a falar e até diz algumas frases que não puderam ser ouvidas na cena anterior.

    Há duas explicações para este momento: O mais provável é que isso possa ter acontecido simplesmente pela tecnologia cinematográfica da época, que não é tão avançada em comparação com a de hoje e para captar a cena a partir de duas perspectivas (uma vez como um "making of" e uma vez como gravação de vídeo), teve que ser filmado duas vezes, o que dificultou a produção de duas versões idênticas nos mínimos detalhes.

    De Volta para o Futuro 4? Elenco se reúne 38 anos depois do filme original e emociona os fãs

    No entanto, é um tanto quanto estranho que ninguém tenha notado que ele não fala exatamente as mesmas frases no vídeo. Isto nos leva à segunda teoria, que sugere que há mais do que um simples erro de continuidade. Se você dividir a trilogia De Volta para o Futuro em um tema, são as implicações inevitáveis ​​que a viagem no tempo tem no presente e no futuro – Marty, por exemplo, desaparecendo de uma fotografia tirada em 1985 depois de impedir no passado que seus pais se conhecessem de forma alguma.

    É Doc Brown quem, em uma cena posterior, explica detalhadamente como mesmo ações casuais aparentemente sem importância podem trazer mudanças drásticas graças ao chamado efeito borboleta. Então, não se pode descartar a possibilidade que a filmagem tenha realmente mudado depois que Marty interagiu com o jovem Brown no passado.

    Provavelmente nunca saberemos com certeza. Mas independentemente de ser um erro de filme ou outro detalhe inteligente, depois de notar isso, você certamente verá a famosa cena com outros olhos...

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top