Minha conta
    “Sangrenta demais”: A cena traumatizante que Steven Spielberg deletou de um de seus melhores filmes
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    O filme poderia ter causado ainda mais pesadelos!

    Com clássicos como E.T. - O Extraterrestre, Guerra dos Mundos e a franquia Indiana Jones, Steven Spielberg está, sem dúvidas, entre os maiores diretores de todos os tempos - e dos que somam mais vítimas em seus filmes: só em O Resgate do Soldado Ryan são 255 mortes. Isso sem falar de Tubarão, que teria sido ainda mais sangrento, mas precisou deletar uma de suas cenas mais perturbadoras.

    Em uma entrevista divulgada no livro Spielberg: The First Ten Years, de Laurent Bouzereau, Steven detalhou a cena em questão: o ataque a um desconhecido em um barco durante o feriado de 4 de julho. Na versão final do filme, a cena já é apavorante - mas a ideia era trazer algo ainda mais grotesco.

    Spielberg acabou optando por retirar a cena, que, em comparação com o restante do filme, pareceu violenta até demais. “Eu cortei a cena porque era muito sangrenta, com muito gore. O dublê Teddy Grossman interpretou a vítima – e Teddy é um cara muito engraçado, a propósito – mas originalmente, ele estava cavalgando na boca do tubarão como uma figura de proa, em direção ao garoto na água, vomitando sangue. Isso foi muito mais horrível do que qualquer outra coisa que veio no primeiro terço do filme, então eu tirei.”

    Se a cena teria impactado o sucesso do filme, não há como saber. Mas uma coisa é certa: Tubarão ajudou a moldar o cinema e a cultura pop. Infelizmente, Spielberg não foi o responsável pelos outros três filmes da franquia, já que o estúdio não aprovou as ideias do diretor para o futuro da saga.

    Tubarão
    Tubarão
    Data de lançamento 7 de julho de 1975 | 2h 04min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss
    Usuários
    4,3
    Assista agora

    Tubarão está disponível no Prime Video.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top