Minha conta
    Os 10 melhores filmes românticos – para quem ama e para quem odeia o gênero
    Marco Rigobelli
    Marco Rigobelli
    Marco é tradutor e redator. Tem uma história pessoal com O Bebê de Rosemary, acha que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um dos maiores filmes já feitos e pode passar horas contando fatos aleatórios sobre O Senhor dos Anéis.

    Animações, grandes épicos, histórias peculiares... Fizemos uma lista atípica de filmes do gênero.

    O gênero romântico pode acomodar todos os tipos de histórias. De dramas maiores que a vida, passando por histórias engraçadas de superação. Desde filmes de animação para toda a família até tragédias. De musicais de sucesso a produções onde você se verá enxugando suas lágrimas o tempo todo. O amor está em toda parte e nos filmes assume muitas formas diferentes.

    Esta lista dos melhores filmes românticos composta pelas avaliações dos usuários do AdoroCinema é o melhor exemplo de o gênero traz propostas para todos e se você se declara totalmente contra esse tipo de filme, talvez seja porque não encontrou o longa certo que combina com você. Confira esta lista de recomendações, veja em qual plataforma de streaming estão disponíveis e curta uma tarde de histórias românticas. Doce ou não, isso é com você.

    Forrest Gump (1994)

    Forrest Gump - O Contador de Histórias
    Forrest Gump - O Contador de Histórias
    Data de lançamento 7 de dezembro de 1994 | 2h 20min
    Criador(es): Robert Zemeckis
    Com Tom Hanks, Gary Sinise, Robin Wright
    Usuários
    4,7
    Assistir em streaming

    Forrest Gump é um filme que poderia se encaixar dentro do gênero romântico? Sim, se você pensar que a obra de Robert Zemeckis abriga uma das mais belas histórias de amor do cinema. A relação entre Forrest (Tom Hanks) e Jenny (Robin Wright) não é um daqueles dramas impossíveis ou relacionamentos "agora sim, agora não" que você costuma ver nos filmes desse tipo. O dele é algo mais autêntico, íntimo e honesto. Eles realmente se amam e cuidam um do outro, mas decidem seguir seu próprio caminho na vida.

    Se você quer passar uma tarde com um amor turbulento e um grande esforço de seus protagonistas para manter o relacionamento funcionando, talvez não deva escolher Forrest Gump. Se, em vez disso, você estiver disposto a passar 2 horas e 20 minutos assistindo ao protagonista mais honrado de Hollywood e sua querida Jenny, vá em frente.

    A Bela e a Fera (1991)

    A Bela e a Fera
    A Bela e a Fera
    Data de lançamento 10 de julho de 1992 | 1h 27min
    Criador(es): Gary Trousdale, Kirk Wise
    Com Robby Benson, Paige O'Hara, Jerry Orbach
    Imprensa
    4,8
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Disney +

    O passar dos anos fez com que muitos se perguntassem se A Bela e a Fera deveriam aparecer nessa lista. Sim, existe uma relação amorosa entre os protagonistas, mas de que forma? A reaproximação entre a Bela e a Fera ocorre quando ela é trancada por ele no castelo e quase é forçada pelo restante dos habitantes a ajudar a encontrar uma solução para a maldição do príncipe. É um relacionamento que começa com o pé esquerdo, para dizer o mínimo.

    Debates à parte, um filme de animação de Walt Disney é sempre um bom plano. Vamos tentar não mergulhar tanto nos acontecimentos e curtir mais uma vez.

    E o Vento Levou (1939)

    ...E o Vento Levou
    ...E o Vento Levou
    Data de lançamento 1 de janeiro de 1940 | 3h 58min
    Criador(es): Victor Fleming, George Cukor, Sam Wood
    Com Vivien Leigh, Clark Gable, Leslie Howard
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max

    Se você assistir a E o Vento Levou com vontade, terá uma sessão de cinema muito agradável. Este é um dos grandes filmes da história de Hollywood, com seus vastos cenários, tragédias horríveis e, claro, emocionantes histórias de amor. Há muito espaço para isso, já que tem 3 horas e 58 minutos de duração. Nada que não dure uma temporada de algumas séries, diga-se de passagem.

    Oitenta anos depois de seu lançamento, continua sendo o maior sucesso de bilheteria de todos os tempos - com dados ajustados pela inflação - e aparece com frequência nas listas dos melhores filmes de Hollywood. Não há cinéfilo que se preze que não tenha aproveitado uma tarde com a grande Scarlett O'Hara.

    Edward Mãos de Tesoura (1990)

    Edward Mãos de Tesoura
    Edward Mãos de Tesoura
    Data de lançamento 14 de fevereiro de 1991 | 1h 45min
    Criador(es): Tim Burton
    Com Johnny Depp, Winona Ryder, Dianne Wiest
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Disney +

    Da epopeia de E o Vento Levou passamos para a peculiar visão do amor de Tim Burton. Em Edward Mãos de Tesoura, encontramos um robô humanoide no estilo da criatura de Frankenstein, que tem tesouras em vez de mãos. Apesar de ser uma máquina, seu coração é maior que o de qualquer outra pessoa e cheio de sentimentos.

    Apesar de sua estética "burtoniana", Edward Mãos de Tesoura poderia facilmente ser um dos filmes mais românticos da lista. A bela relação entre Edward e Kim vai além de sua condição de máquina ou ser humano e é aí que está a mensagem mais importante da obra. Você não precisa ficar nas aparências.

    Orgulho e Preconceito (2005)

    Orgulho e Preconceito
    Orgulho e Preconceito
    Criador(es): Joe Wright
    Com Keira Knightley, Matthew Macfadyen, Rosamund Pike
    Data de lançamento 10 de fevereiro de 2006
    Assista agora

    Entramos aqui no que poderia ser o cerne do gênero romântico: a grande Jane Austen. A obra da escritora deu origem a um punhado de adaptações - a maioria delas muito conceituadas - e nos fez sonhar com a burguesia britânica do século 19 e suas belas mansões em mais de uma ocasião. A melhor oportunidade de se aproximar de sua obra é com Orgulho e Preconceito, versão 2005 de Joe Wright.

    Nele, Keira Knightley dá vida à Lizzie, a mais ousada das irmãs Bennet, e Matthew Macfadyen interpreta o Sr. Darcy, considerado um dos maiores galãs da literatura romântica. Uma relação cheia de orgulho e preconceito surge entre eles - daí o título - devido às suas diferenças sociais.

    Titanic (1997)

    Titanic
    Titanic
    Data de lançamento 16 de janeiro de 1998 | 3h 14min
    Criador(es): James Cameron
    Com Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Star +

    Uma das maiores tragédias marítimas também pode dar origem a uma das grandes histórias de amor do cinema. Sabemos que o Titanic afundou naquela manhã de abril de 1912 e por que não, acreditar que poderia haver um Jack e uma Rose que se apaixonaram em questão de dias e viveram juntos o desfecho fatídico?

    O bom do filme de James Cameron é que em sua primeira metade tem aquela parte romântica para quem busca seu consolo amoroso e depois se transforma em um filme-catástrofe onde vemos o naufrágio do transatlântico com riqueza de detalhes. Sem esquecer, claro, que existe o amor entre os protagonistas.

    Diário de Uma Paixão (2004)

    Diário de uma Paixão
    Diário de uma Paixão
    Data de lançamento 13 de agosto de 2004 | 2h 01min
    Criador(es): Nick Cassavetes
    Com Ryan Gosling, Rachel McAdams, James Garner
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Max

    Tragédias, dramas históricos, filmes de animação... E agora é a vez de um dos símbolos do cinema romântico. Se você é fã do gênero, sem dúvida já viu Diário de Uma Paixão. É a adaptação de um romance de Nicholas Sparks, um ícone do gênero, então o material original já partiu de uma boa base. Enquanto outros filmes baseados no trabalho do escritor passaram despercebidos, a química que Ryan Gosling e Rachel McAdams exalam aqui o tornou o favorito de muitos.

    Se você precisa de uma dose de amor e lágrimas, Diário de Uma Paixão é o filme perfeito para assistir hoje.

    La La Land (2016)

    La La Land - Cantando Estações
    La La Land - Cantando Estações
    Data de lançamento 19 de janeiro de 2017 | 2h 08min
    Criador(es): Damien Chazelle
    Com Ryan Gosling, Emma Stone, John Legend
    Imprensa
    4,3
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora

    Uma carta de amor para perseguir seus sonhos, para a cidade de Los Angeles e para o relacionamento entre os protagonistas ao mesmo tempo. O diretor Damien Chazelle interpreta em La La Land um musical sobre as aspirações artísticas de dois jovens. Ela quer ser atriz. Ele, um pianista de jazz. Eles sabem que o caminho é difícil, mas no meio conhecerão o amor. Juntos, eles entrarão na competição constante que é o show business e terão que superar duros obstáculos.

    Ele varreu as bilheterias após sua estreia em 2016 e também os prêmios, embora Moonlight tenha arrebatado a estatueta de Melhor Filme. Novamente, Ryan Gosling dá uma excelente atuação, desta vez ao lado de Emma Stone.

    A Noiva-Cadáver (2004)

    A Noiva-Cadáver
    A Noiva-Cadáver
    Data de lançamento 21 de outubro de 2005 | 1h 17min
    Criador(es): Mike Johnson, Tim Burton
    Com Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Emily Watson
    Usuários
    4,3
    Assista agora em Max

    Curiosamente, outro filme de Tim Burton aparece na lista dos melhores filmes românticos segundo os usuários. E o diretor não é, justamente, uma das grandes figuras do gênero. No entanto, uma rápida olhada em sua filmografia é suficiente para perceber que ele tem um coraçãozinho mole. Em A Noiva-Cadáver, ela mais uma vez explora os meandros do amor e nos conta uma linda história entre dois mundos.

    Victor Van Dort perde a paciência no ensaio para seu casamento com Victoria. Para evitar que isso aconteça novamente, ele vai para a floresta e recita seus votos na solidão da noite. Ele acaba recitando-os para o cadáver de uma mulher que espera pacientemente pelo amor de sua vida. Victor é transportado para o submundo, onde conhece sua nova esposa morta-viva.

    A Cinco Passos de Você (2019)

    A Cinco Passos de Você
    A Cinco Passos de Você
    Data de lançamento 21 de março de 2019 | 1h 57min
    Criador(es): Justin Baldoni
    Com Haley Lu Richardson, Cole Sprouse, Moises Arias
    Imprensa
    2,6
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    2,5
    Assista agora

    Se procura um filme para chorar, A Cinco Passos de Você é o filme que está procurando. Estrelado por Cole Sprouse e Haley Lu Richardson, o longa conta como dois adolescentes de 17 anos se apaixonam perdidamente. Nada de novo por aqui, certo? O problema é que eles têm fibrose cística e não podem ficar a menos de dois metros de distância. Se pegarem uma doença, podem morrer sem que ninguém possa fazer nada para prevenir.

    Uma história chorosa que poderia ficar por aí, mas tudo muda quando você descobre que ela é baseada em fatos reais. Especificamente, no caso de Dalton e Katie Prager, dois jovens que decidiram enfrentar essa condição.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top