Minha conta
    Preciosidade no streaming: Um astro de O Senhor dos Anéis luta pela sobrevivência em um dos melhores mundos pós-apocalípticos
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Uma distopia repleta de estrelas que se desenrola como uma longa viagem e cativa o público por sua atmosfera sombria, cenário impressionantemente desolador e ritmo brilhantemente lento: Esse filme disponível no streaming tem um efeito duradouro.

    A enorme popularidade da trilogia O Senhor dos Anéis transformou em estrelas mundiais vários atores que, até então, eram medíocres, na melhor das hipóteses, e lhes proporcionou muito trabalho nos anos seguintes. A Estrada é claramente um dos melhores filmes de um dos membros do elenco da saga de fantasia - uma mistura muito autêntica de emocionante suspense sobre o fim dos tempos ou sobrevivência, filme sobre a estrada variado e também um drama comovente entre pai e filho.

    Atenção: esse filme não é nada leve. The Road - no original - não é um filme de terror no sentido clássico. No entanto, durante quase duas horas você pode se assustar bastante: com os personagens principais sem nome, que são retratados com credibilidade por Viggo Mortensen, o Aragorn de O Senhor dos Anéis, e Kodi Smit-McPhee (Planeta dos Macacos: O Confronto, Deixe-me Entrar), que tinha apenas onze anos de idade na época das filmagens. Atualmente, o filme está disponível no streaming HBO Max.

    A Estrada
    A Estrada
    Data de lançamento 23 de abril de 2010 | 1h 59min
    Criador(es): John Hillcoat
    Com Viggo Mortensen, Kodi Smit-McPhee, Guy Pearce
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    1,0
    Assista agora em MUBI

    DO QUE SE TRATA A ESTRADA?

    Anos depois de uma catástrofe ambiental global não especificada, um homem (Viggo Mortensen) e seu filho (Kodi Smit-McPhee) viajam a pé por uma América do Norte completamente desolada e amargamente fria. Eles querem ir para o sul, onde supostamente ainda há paisagens verdes. Eles empurram seus escassos pertences em um carrinho de compras frágil, procurando constantemente por algo para comer ou pelo menos um abrigo seguro para passar a noite.

    Eles precisam estar sempre em guarda, especialmente contra as poucas pessoas que sobreviveram. A maioria delas formou gangues de assassinos e não se intimidam nem mesmo com o canibalismo. Nesse ambiente, o pai tenta desesperadamente não apenas proteger seu filho, mas também ensinar-lhe humanidade e moralidade - valores que ele mesmo teve de abandonar várias vezes para manter a si mesmo e a ele vivos desde que a mãe do garoto (Charlize Theron) desistiu e tirou a própria vida.

    Metropolitan FilmExport

    THE ROAD SE MANTÉM MUITO PRÓXIMO DE SEU ORIGINAL

    A primeira cena de partir o coração vem logo após alguns minutos. Nela, o protagonista explica a seu filho - chocado - como funciona a pistola que ele sempre carrega e que contém seus dois últimos cartuchos. A arma não está lá para caçar. Os animais também estão quase completamente extintos. Em vez disso, as balas servem para se matar de forma rápida e indolor em uma situação desesperadora.

    O filme, que continua a proporcionar vários momentos igualmente emocionais e poderosamente impactantes, é baseado no romance do aclamado Cormac McCarthy, autor de Onde os Fracos Não Tem Vez. Tenho certeza de que todos os fãs do livro vencedor do Prêmio Pulitzer ficarão satisfeitos em ver como A Estrada é fiel ao original. Por exemplo, vários diálogos foram retomados palavra por palavra.

    O diretor John Hillcoat e seu roteirista Joe Penhall (Mindhunter) certamente se beneficiaram do fato de o livro ser relativamente simples e curto (256 páginas). Isso significa que não foi necessário cortar ou simplificar muito do enredo, como acontece em muitas outras adaptações literárias. O cineasta, cujo brilhante antiocidental A Proposta já havia impressionado, consegue criar uma atmosfera que cativa completamente o público.

    As imagens fornecidas pelo diretor de fotografia Javier Aguirresarobe (Thor 3: Ragnarok) também correspondem quase exatamente à forma como imaginamos a história em nossa mente, paisagens vindas de uma leitura extremamente rápida.

    "Eles existem, mesmo durante o apocalipse" A série The Last of Us é importante para as pessoas LGBT+, Bella Ramsey explica por quê

    "Ainda somos os mocinhos?", pergunta o jovem ao pai em um momento particularmente intenso emocionalmente após uma experiência de arrepiar os cabelos. Ele responde imediatamente, até um pouco rápido demais: "Sim, nós somos!" No entanto, a julgar pelos seus olhos e pela reação mímica do filho, ambos não têm certeza de que esse seja realmente o caso. É exatamente essa ambivalência e a questão de quais ações ainda são eticamente justificáveis ou até mesmo mentalmente suportáveis para sobreviver que tornam A Estrada tão atraente.

    Aqueles que não têm medo de ser tocados por dentro e, mesmo dias depois, pensar no que viram e quase vivenciaram fisicamente, apreciarão essa história de partir o coração, cheia de desespero e medo, mas também de amor, coragem e dignidade, e não a esquecerão novamente. Esse é claramente o filme de Mortensen. No entanto, as breves aparições do astro de Amnésia, Guy Pearce, do veterano de Hollywood Robert Duvall (O Poderoso Chefão, Apocalypse Now), de Molly Parker, do remake de Perdidos no Espaço, e dos sempre divertidos Garret Dillahunt (Deadwood) e Michael K. Williams (The Wire), além, é claro, de Charlize Theron em flashbacks e sequências de sonhos, enriquecem muito o filme.

    Metropolitan FilmExport

    NÃO EXISTIRIA THE WALKING DEAD SEM A ESTRADA?

    A propósito: se analisarmos o filme, que foi filmado em 2008 e lançado nos cinemas por volta de 2010, fica claro o quanto os criadores da série de zumbis de sucesso The Walking Dead usaram A Estrada repetidas vezes. Isso vai desde o clima opressivamente sombrio e os dilemas morais recorrentes até enredos inteiros, como a dinâmica pai/filho ou o interior de gangues aterrorizantes. Até mesmo motivos individuais, como grafites filosóficos, cidades fantasmas sinistras ou rodovias abandonadas cheias de carros destruídos, bem como aspectos visuais, como ângulos especiais de câmera, parecem ter sido adotados quase quadro a quadro.

    Os fãs da série definitivamente deveriam assistir ao filme, que foi filmado em locações reais nos estados americanos da Pensilvânia, Louisiana e Oregon. Da mesma forma, as pessoas que gostam de Filhos da Esperança, O Livro de Eli, Eu Sou a Lenda ou o clássico A Última Esperança na Terra. Todos esses filmes são muito mais dinâmicos e/ou sombrios do que o slow burner, que é habilmente desacelerado, grandioso e melancólico o tempo todo. The Road dá ao público tempo e espaço para sentir empatia e pensar. É justamente por isso ser tão fácil de fazer, apesar do cenário apocalíptico, que o filme impactua sua audiência.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top