Minha conta
    Cena mais surreal de Velozes & Furiosos aconteceu no filme 9 – e a ciência explica se é possível acontecer de verdade
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Alguns momentos de Velozes & Furiosos até parecem convincentes, mas o que a ciência diz sobre isso?

    Iniciada em 2001, a franquia Velozes & Furiosos está conosco há nada menos que duas décadas, e ao que tudo indica, está cada vez mais perto de chegar ao fim. No entanto, o caminho ainda será um pouco longo, já que o décimo filme da saga principal - também há um spin-off e não devemos descartar outros - não será o que dará a Dominic Toretto (Vin Diesel) e companhia, um final de fato, e apenas iniciará o processo.

    Assim, depois de Velozes & Furiosos 10, que chega aos cinemas nesta semana, haverá uma décima primeira parcela ainda sem título, mas já confirmada como a última, cuja estreia, se tudo correr conforme o planejado, poderá ocorrer em 2025.

    Ao longo de mais de 20 anos, a saga de ação arrecadou impressionantes 6,6 bilhões de dólares em todo o mundo, um número que tende a aumentar com o lançamento de seu novo filme. No entanto, a franquia também investiu centenas e centenas de milhões de dólares - e Velozes & Furiosos 10, por exemplo, teria tido um orçamento de 340 milhões - para capturar as cenas de ação mais incríveis da tela, desafiando constantemente as leis da física em cada um de seus filmes.

    Ver um carro esporte pulando de um iate em movimento para outro ou entre os arranha-céus de uma cidade não é mais uma novidade na saga, que no nono filme lançado em 2021, novamente sob a liderança de Justin Lin, elevou a ação para outro nível, deixando a gravidade de lado, desta vez de forma literal. Parte da ação, por exemplo, ocorreu no espaço sideral a bordo de um Pontiac Fiero movido a foguete.

    As declarações de Justin Lin sobre o assunto em 2021, na época da estreia do filme, surpreenderam a todos. A ideia de levar a história ao espaço começou como uma brincadeira, sim, mas Lin achou que havia ali uma boa ideia que não devia abandonar e recorreu até à NASA.

    Falei ao telefone com cientistas da NASA e perguntei como se faz [...] Aquele Fiero, se você olhar para ele, foi reforçado. Foi construído. E, na verdade, eles o testaram. Earl, Twinkie e Sean não estão inventando. Eles trabalham em um laboratório de propulsão. Eles são cientistas de foguetes!

    Mas o que a ciência diz sobre a cena mais surreal da saga?

    Universal Pictures

    Bem, não vamos questionar que Justin Lin consultou cientistas da NASA para tomar decisões sobre a viagem ao espaço de Velozes & Furiosos 9 e se certificar de questões relacionadas ao combustível ou aos trajes que os "viajantes" deveriam usar. No entanto, o físico Efthimiou, professor associado da University of Central Florida, que costuma usar filmes nas aulas dos alunos, publicou um artigo interessante divulgado por vários veículos, incluindo o ScreenRant, de onde obtivemos essas informações, e questionou se Tej (Ludacris) e Roman (Tyrese Gibson) poderiam enviar o Pontiac ao espaço sideral para localizar um foguete.

    "Não acho que isso seja realmente possível", disse Efthimiou. "Se é preciso tanto esforço e design para um foguete real, imagine o que aconteceria com um carro. É impossível", disse ele, observando que empresas como a SpaceX levam anos para desenvolver foguetes para ir ao espaço. "Não é tão simples quanto pegar meu carro e dizer: 'Ok, vamos colocar dois reforços lá'".

    Além disso, mesmo admitindo que o carro possa ter a capacidade de voar, outros problemas graves podem entrar na equação, o que exige equipamentos de informática e pessoal altamente qualificado: “Não posso pegar um motorista e deixá-lo pilotar um foguete espacial”, sentencia o professor.

    Por enquanto, a cena do carro-foguete provavelmente leva o prêmio quando se trata das coisas mais ousadas que a franquia Velozes & Furiosos se propôs a fazer. Mas será que esse marco ainda pode ser superado?

    Velozes & Furiosos 10
    Velozes & Furiosos 10
    Data de lançamento 18 de maio de 2023 | 2h 21min
    Criador(es): Louis Leterrier
    Com Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Jason Momoa
    Imprensa
    2,8
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top