1246920390 tigreedragaoposter05 thumb

O Tigre e o Dragão

titulo original: (Wo Hu Zang Long)

lançamento: 2000 (Taiwan)

direção: Ang Lee

atores: Chow Yun-Fat , Michelle Yeoh , Zhang Ziyi , Chang Chen , Lung Sihung

duração: 120 min

gênero: Ação

status: arquivado

envie
comentar
newsletter
twitter
rss
favorito
separar os e-mails por vírgulas
limitado em 600 caracteres

Faça o login, para usar essa ferramenta.

ficha técnica:

  • título original:Wo Hu Zang Long
  • gênero:Ação
  • duração:02 hs 00 min
  • ano de lançamento:2000
  • site oficial:http://www.crouchingtiger.com
  • estúdio:Columbia Pictures Film Production Asia / Sony Pictures Classics / Asia Union Film & Entertainment Ltd. / China Film Co-Production Corporation / Edko Films / Good Machine / United China Vision / Zoom Hunt International Productions Company, Ltd.
  • distribuidora:Sony Pictures Classics
  • direção: Ang Lee
  • roteiro:Hui-Ling Wang, James Schamus e Juo Jung Tsai, baseado em livro de Du Lu Wang
  • produção:Li-Kong Hsu, William Kong e Ang Lee
  • música:Tan Dun
  • fotografia:Peter Pau
  • direção de arte:
  • figurino:Timmy Yip
  • edição:Tim Squyres
  • efeitos especiais:Blue Sky Studios / MVFX

imagens - 18

O Tigre e o Dragão O Tigre e o Dragão O Tigre e o Dragão O Tigre e o Dragão O Tigre e o Dragão O Tigre e o Dragão O Tigre e o Dragão O Tigre e o Dragão O Tigre e o Dragão O Tigre e o Dragão O Tigre e o Dragão O Tigre e o Dragão O Tigre e o Dragão O Tigre e o Dragão O Tigre e o Dragão O Tigre e o Dragão O Tigre e o Dragão O Tigre e o Dragão

sinopse:

A história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio Dinastia Ching. Uma tenta se ver livre do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que isso a obrigue a deixar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão. A outra, em sua cruzada de honra e justiça, apenas descobre as consequências do amor tarde demais. Os destinos de ambas as conduzirão uma violenta e surpreendente jornada, que irá forçá-las a fazer uma escolha que poderá mudar suas vidas.

trailers - 1

1260998306 o tigre e o dragyo

elenco:

  • Chow Yun-Fat (Li Mu Bai)
  • Michelle Yeoh (Yu Shu Lien)
  • Zhang Ziyi (Jen)
  • Chang Chen (Lo)
  • Lung Sihung (Sir Te)
  • Cheng Pei Pei (Jade Fox)
  • Fazeng Li (Governador Yu)
  • Gao Zian (Bo)
  • Hai Yan (Madame Yu)
  • Wang Deming (Tsai)
  • Li Li (May)

comentários

para deixar um comentário você precisa fazer o login
Default thumb
Fábio J.J.
02/01/2001
nota:Rate010
Depois de ter assistido ao excelente "Cavalgada com o Diabo", fiquei curioso pelo trabalho de Ang Lee. Mas com esse filme ele supera todas as expectativas possíveis! O filme é maravilhoso, dinãmico, esperto e romântico. O filme é bastante futurista, mas não no sentido de algo impossível e sim que no futuro, com certeza, nós teremos tanto auto-controle e atingiremos um tal grau de leveza que conseguiremos caminhar sobre as águas e levitar. Brilhante!"
Default thumb
Marcelo Santiago
03/01/2001
nota:Rate09
O Tigre e o Dragão" provoca você a aceitar seu universo. Se você embarca na viagem, aproveita um filme de imagens lindas, personagens deliciosamente folhetinescos e cenas de ação, bem, ação sem adjetivo à altura para a descrever. Se você, porém, tem o coração e a imaginação duros, ou limitados, uma pena, porque vai passar o resto do filme rindo e reclamando "ah, que filme bobo: eles voam!"."
Default thumb
Felipe Guerra da Cunha
04/01/2001
nota:Rate010
Maravilhoso, surpreendente, poético, metafórico, belo, simplesmente o melhor filme do ano e disparado o melhor do Oscar. Quando o filme recebeu 10 indicações não foi por lobby ou por outros interesses, como aconteceu no caso de "A vida é bela". O filme de Ang Lee é feito com extrema sensibilidade e, principalmente, com muito amor ao cinema e a cultura de seu país de origem e vai além disso, é também cinema-pipoca, mas com uma história densa e muito bem contada. O que se assiste na tela é de uma beleza e uma delicadeza que nem parece que estamos vendo um filme sobre guerreiros lutando.A história começa com o roubo de uma espada, a Destino Verde, que tem 400 anos e é roubada por uma ladra. Logo o guerreiro que pretendia se aposentar, vivido por Chow-Yun Fat, tem que voltar à ação para recuperar não só a espada mas também colocar a vida de Jen no caminho certo, para que depois ele volte para os braços do seu grande, mas ressentindo amor de sua vida.Tudo é orquestrado de uma maneira eficiente na tela. As cenas de luta são uma mistura de balé e kung fu e são mais surpreendentes das que foram vista no filme "Matrix". Os atores estão perfeitos e a direção de Ang Lee é uma aula para muitos diretores do cinema de Hollywood, não tem os movimentos bruscos e rápidos que têm os diretores americanos (não todos, mas a maioria) que seguem a liguagem de videoclipe. A direção de Ang Lee é simples, com movimentos leves, giradas de câmeras com eficiência. Bem diferente da direção de Ridley Scott em "Gladiador", onde percebe-se a diferença do estilo de dirigir um filme. Scott nos proporciona uma direção bruta, rápida, cheia de sangue e escalpes e desejo de vingança. Lee nos mostra quase a mesma violência e o mesmo desejo de vingança, mas de forma bela e poética.Ao final da projeção, o espectador que entrar na história se sentirá literalmente nas nuvens e querendo por um dia ser um guerreiro wuxia, para poder voar e dar saltos espetáculares. É um filme mágico, dramático, denso, divertido é uma obra-prima do cinema e desde já aqui vai a minha torcida para que no dia 25 de março ele ganhe quase todos os prêmios em que concorre, principalmente melhor filme e melhor diretor, já que melhor filme estrangeiro ele já ganhou, só falta oficilizar o prêmio.Será muito bom se "O Tigre e o Dragão" ganhar o Oscar, pois assim talvez o cinema, principalmente o cinema americano, siga o caminho que ele segue. Numa época de comédias escatológicas, de suspenses adolescentes e de filmes mais pretensiosos do que são, "O Tigre e o Dragão" é uma dávida dos deuses cinematográficos, nos faz sentir no coração e na emoção que o cinema ainda é e sempre será a melhor diversão combinada com fortes emoções. Esse é o papel do cinema e foi isso que Ang Lee resgatou em "O Tigre e o Dragão". A mim, um cinéfilo, só me resta agradecer, assistir e depois de uma lágrima tocada pela emoção, bater palmas para o louvor e a consagração final!!!!"
Default thumb
Courtney Shane
05/01/2001
nota:Rate010
Merece 11! As cenas de luta são impressionantes, o roteiro muito bem trabalhado, o elenco competente e uma fotografia fantástica. Bastam 15 minutos de filme para você perceber que seu dinheiro foi bem investido. Se engana quem pensa que vai assistir a mais um filme de artes marciais, em que o enredo é totalmente esquecido. Emociante e "embasbacante" do começo ao fim, o filme realiza uma proeza: não cai na monotonia. E, acreditem ou não, o mandarim é uma língua muito bonita!"
Default thumb
Durval Junior
06/01/2001
nota:Rate010
"O Tigre e o Dragão"é, sem dúvida, o melhor filme da década. Com uma direção soberba de Ang Lee, fotografia espetacular, uma história envolvente e ao mesmo tempo imaginativa Ang Lee nos leva à uma viagem que, após o final da projeção, o espectador sai do cinema satisfeito com o que viu. É um filme poético, emocionante e profundo. Vale a pena ser visto e revisto. Com certeza na noite do Oscar este filme vai dar muito trabalho ao "Gladiador". Ang Lee nos prova que sabe como tocar a platéia com este filme."
Default thumb
Francisco Russo
07/01/2001
nota:Rate08
Os guerreiros wuxia voam e andam sobre a água. Aceite isso de imediato ou você não conseguirá aproveitar nem metade do belo filme que "O tigre e o dragão" é. Este aviso logo no início da crítica é na verdade uma resposta a comentários que ouvi dentro do próprio cinema quando tais cenas aconteciam. Aliás, é até mesmo impressionante que as pessoas aceitem que mutantes e super-heróis voem graças a superpoderes, mas desprezem a possibilidade de que os guerreiros wuxia tenham poderes derivados de seu próprio cérebro e da espiritualidade que possuem. Mas voltemos ao filme. "O tigre e o dragão" é na verdade um belo filme oriental de arte, com lutas magníficas de artes marciais, o que fez com que ele conseguisse tamanho sucesso no Ocidente. Tais lutas conseguem ser ao mesmo tempo divertidas, impressionantes e algumas vezes sangrentas, mesmo com uma fotografia tranquila e muito bonita, que transmite calma ao espectador. A trilha sonora também é um caso a parte. Belíssima, com cenas que completam com perfeição tanto os momentos dramáticos (onde se sobressai a personagem de Michelle Yeoh) quanto nas diversas lutas envolvendo os personagens Jen, Li Bai, Shu Lien e Lo. Resumindo: "O tigre e o dragão" é um belo filme mágico, que trata de amor, respeito e honra de acordo com o estilo oriental de ser. Se você respeita todos estes ingredientes, com certeza irá se deliciar com o filme. Mas se prefere explosões, tiroteios e muita adrenalina, bom, aí é melhor você ir assistir a "Limite vertical", que com certeza é mais o seu estilo."
Default thumb
Rodrigo Lima de Oliveira
08/01/2001
nota:Rate010
Mais uma obra-prima dos geniais chineses. Só estranho porque este está concorrendo ao Oscar, sendo que são feitos filmes diretos como esse e nunca concorreram. E tem gente que fica falando do tal "Náufrago"."
Default thumb
Rodrigo Valiati
09/01/2001
nota:Rate08
Bem, fui assistir esse filme esperando uma grande produção, com uma grande história aos moldes de "O Último Imperador" ou mesmo "Império do Sol". Porém, não é bem isso o que se vê. O enredo gira em torno do simples roubo de uma espada (não que seja uma espada qualquer, mas não foi dada a ênfase necessária à sua importância). A mesma passa de mão em mão após várias cenas de combate. Estas, por sinal, são realmente as melhores cenas de luta que já vi em toda minha vida. É para ficar de boca aberta mesmo, até "Matrix" ficou para trás. Lamento a ignorância da maioria dos assistentes que encontravam-se na sala, ao rirem ou esnobarem as cenas em que os guerreiros voam durante os combates. Será que eles nunca ouviram falar em lendas e contos? Pois é, parece que não. Ponto para o filme e uma ótima justificativa para que nossos ninjas e samurais corram pelas paredes e saltem de casa em casa. Excelente.Final decepcionante, pois merecia um combate derradeiro entre o mestre e a Raposa Jade (que é o capeta vestido de mulher). Ponto positivo para a bela ninja, filha do governador. Chega, assim vou acabar contando o filme."
Default thumb
Jean Carlo Mari Fanton
10/01/2001
nota:Rate010
O filme é uma afronta à magnanimidade do cinema norte-americano e mostra que o cinema chinês, globalizado e dinâmico, pode concorrer à mesma altura que "Gladiador"! É um estímulo e uma idéia que deve ser adotada pelo cinema brasileiro!"
Default thumb
Henrique Miura
12/01/2001
nota:Rate010
QUE FILME MAIS FANTÁSTICO! MERECE TODOS OS ELOGIOS RECEBIDOS, É SEM DÚVIDA UM DOS MELHORES FILMES DO ANO! ANG LEE É UM DIRETOR QUE SABE O QUE FAZ. O MAIOR ELOGIO DO MUNDO É POUCO PARA "O TIGRE E O DRAGÃO"!!!!!!"
Default thumb
Cleber
13/01/2001
nota:Rate07
JÁ VI FILMES MELHORES DE ARTES MARCIAIS. O EFEITO MATRIX PREJUDICOU UM POUCO O FILME, FAZENDO AS PESSOAS RIREM DOS VÔOS. NOS ÚLTIMOS 4 ANOS VI 2 FILMES QUE, SEM OS EFEITOS, OS LUTADORES GUERREAVAM EM CIMA DE ÁRVORES E PRÉDIOS E VOAVAM SEM AJUDA DESTE EFEITO E FICOU MUITO BOM. A HISTÓRIA É RAZOÁVEL. DAS LUTAS, SÓ A PRIMEIRA É BOA. AS OUTRAS MORREM QUANDO VOCÊ ESPERA MAIS. É O TÍPICO FILME MUITO BARULHO PARA UM RESULTADO APENAS BOM."
Default thumb
Bruno Salama Herszage
14/01/2001
nota:Rate010
Eu não sei como começar essa crítica por duas razões: Primeira, eu não tenho palavras para expressar como me senti vendo este filme. Segunda, eu quero dizer tanta coisa que não sei por onde começar. Vamos tentar. Li Mu Bai (o excelente Chow Yun-Fat, de "Anna e o Rei"), lendário guerreiro e espadachim, volta para sua casa após passar tempos sob treinamento. Lá o aguarda outra lendária guerreira, Yu Shu Lien (Michelle Yeoh, de "007 - O amanhã nunca morre"). Chegando lá, Li Mu Bai decide aposentar-se e pede que Shu Lien, que está de partida para Pequim, entregue sua espada, a Destino Verde, considerada a melhor e mais sagrada espada de todos os tempos, para um velho amigo, Sir Te (Sihung Lung). No entanto, no mesmo dia que é entregue, a espada é roubada e tudo indica que a ladra é Raposa Jade (Pei Pei Cheng), famosa assassina que, entre vários, matou o mestre de Li Mu Bai. Este chega a Pequin e só então é avisado que sua espada foi roubada. O filme então deslancha, inicialmente puxado pelo roubo da espada para depois virar uma história de coragem, amor e traição. Ang Lee (de "Razão e Sensibilidade") conseguiu dirigir um dos filmes mais belos de todos os tempos, ao meu ver. É de colocar lágrimas nos olhos as belas paisagens pelas quais nossos heróis passam em sua missão. Fora isso, o diretor consegue com sutileza incrível conduzir uma história leve, que é entremeada por selvagens lutas coreografadas que colocam as lutas de "Matrix" no chinelo. Tudo é tão perfeito, os movimentos tão sutis e delicados que todos não aparentam estar lutando. Aliada às belíssimas lutas está a imaginação do diretor, que voa longe assim como seus personagens, que literalmente voam por onde querem. É de uma beleza extrema ver Li Mu Bai e seu oponente lutando numa floresta de bambu, eles praticamente surfam por entre as árvores, em movimentos tão perfeitos que nem mesmo Tarzan chegaria perto de produzir. É isso que o filme mostra para o público, a sutileza de uma luta, a liberdade que é voar e a filosofia chinesa, o que é mais impressionante no filme. É emocionante, para não dizer tocante, as falas do filme, todas arquitetadas para produzir o máximo efeito. Mais impressionate é que o filme nem americano é... as falas nem mesmo em inglês são, é tudo em mandarim (um dialeto chinês), o que é um grande obstáculo para que o filme conseguisse o mínimo sucesso, já que muitas pessoas nao gostam de filmes onde a lingua falada não seja o inglês. Mas tudo isso é ignorado quando o filme começa. É delicioso ver uma tão bela história, contada de uma manera peculiar e única, por tão bons atores e por um excelente diretor. Em suma, "O tigre e o dragão" merece todas as 10 indicações que recebeu e merece igualmente ganhar por quase todas suas indicações; pela sua sutileza, beleza, profundidade e honra, que impede que duas pessoas que se amam acima de tudo não possam declarar esse amor um pelo outro para depois, num final perfeito onde até o mais insensível pode se debulhar em lágrimas, saber que continuarão se amando seja qualquer o obstáculo. Um filme que mostra tudo que outros grandes filmes não conseguiram demonstrar, por isso, não fiquei perdendo tempo vendo qualquer outro filme que esteja em cartaz, aproveite a chance e veja "O tigre e o dragão" uma vez, duas, três, quatro..."
Default thumb
Armando
15/01/2001
nota:Rate010
Sem dúvida, um dos melhores filmes que já vi. Possui um bom enredo, roteiro bem trabalhado, muito bons atores, figurino e por aí vai... Diferente de outros filmes, tudo nao acaba como um conto de fadas, o filme neste aspecto se aproxima de um romance próximo à realidade. Sem dúvida o mais impressionante do filme são as cenas de combate, muito bem ensaiadas e envolventes, deixando todos os outros filmes de ninjas e samurais para trás. Posso ter certeza que muitas pessoas saíram do cinema refletindo sobre o espetáculo ou até mesmo tentando andar na parede."
Default thumb
Dulce Oliveira Cintra e Silva
16/01/2001
nota:Rate010
É o filme que merece o Oscar de melhor efeitos especiais! Um filme fantástico misturando amor, tristeza, lutas e, principalmente, a garra, força das mulheres chinesas, lutadoras neste filme, mostrando movimentos da luta kung fu originários da China. Apesar de eu ter entrado na escola de kung fu por causa deles (atores e o filme) e também de um ator que eu admiro muito mas não está no filme e é de Hong Kong e luta igual a eles (Jackie Chan, já conhecido em Hollywood). Este filme é o melhor filme de lutas de todos os tempos, foi que eu ouvir dizer no canal de cinema, e eles estão certos disso!!!!! Lógico que eu não conheço o diretor e os atores, mas eles merecem muitos parabéns e levarão o Oscar de alguma coisa, disso eu tenho certeza!!!!!!!!!!!!!! E também eu acho que a nota não devia ser só até dez, as pessoas tinham que escolher mais de dez! E minha escolha da nota é 1000!! Pelas lutas e efeitos especias!!!!!!!!"
Default thumb
Flaviana de Cerqueira
17/01/2001
nota:Rate04
Não sei o porquê do filme "O Tigre e o Dagrão" ter sido indicado para tantas categorias no Oscar, pois achei o filme um tanto chato e cansativo. Seu enredo não tem um desenlace lógico. Isso sem falar nas boas gargalhadas que o filme tirou do público com aquleles "vôos" e com aquelas lutas estilo "Matrix". A única cosa que salva no filme é a fotografia, que inclusive é belissíma."
Default thumb
David A.A.
18/01/2001
nota:Rate06
Este filme é um "Matrix" piorado: muitas cenas de luta e uma história ridícula. Não sei como está indicado a melhor filme, fiquei muito decepcionado quando o vi e notei que o resto do cinema também."
Default thumb
Fábio Pereira
19/01/2001
nota:Rate06
Saí do cinema preocupado. Por que não me surpreendeu um filme que só tem bons comentários em todas as revistas e foi indicado a 10 Oscars, inclusive o de "melhor" filme? A resposta não sei, talvez seja o velho "muito barulho por nada". Com tanta inflamação em cima do filme, você vai assistir esperando muito e acaba se decepcionando. Pra mim ele não tem grande diferença dos tradicionais filmes de artes marciais, a não ser na produção. Seu maior erro é querer ser um filme sério e com "moral da estória". Colocando cenas em que os personagens voam Ang Lee tira a credibiliade do filme, fazendo todos gargalharem no cinema, tornando o filme ridículo, quase um pastelão. Não desmereço as indicações ao Oscar por figurino, direção de arte, trilha, etc... Mas por melhor filme é duro de engolir."
Default thumb
Tiago Superoito
20/01/2001
nota:Rate08
Além das espetaculares cenas de luta, que surpreendem pela leveza e pelo silêncio, há uma história lírica e fincada em ícones orientais sendo contada. As acusações de americanização do material são válidas, mas Ang Lee consegue ir além e impressionar o espectador com um mundo fantástico, juvenil e com forte carga nostálgica. O desfecho é emocionante e os atores estão todos excelentes.
Default thumb
kelly
21/01/2001
nota:Rate05
AS LUTAS MARCIAIS DO FILME ERAM MUITO FICTÍCIAS. AQUELES VOOS FORAM MUITOS FORÇADOS E UMA OUTRA COISA QUE FICOU EM QUESTÃO: SE NAS LUTAS A FILHA DO GOVERNADOR VOAVA TÃO BEM, POR QUE ELA NÃO VOOU NA HORA DE BUSCAR O ANTÍDOTO PARA O LI MU BAI?
Default thumb
Sérgio Pegado
22/01/2001
nota:Rate010
Em muitos anos não via um filme oriental que fosse capaz de unir as tradições daquela região com a sensibilidade e o romantismo. Nunca artes marciais e cenas de lutas combinaram tão bem com textos repletos de profundidade e com cenas de fantasia. E uma pérola do cinema...
Default thumb
John
23/01/2001
nota:Rate08
Os filmes orientais geralmente são estranhos e confusos para nós, acostumados com a imposição da cultura americana. Mas "O Tigre e o Dragão" consegue transmitir uma história simples, envolvendo amor e honra, de modo belo e emocionante. E as cenas de lutas marciais são as melhores já feitas até hoje. É de ficar babando! E os personagens são muito fortes e íntegros, dignos de história em quadrinhos. "O Tigre e o Dragão" é o "Matrix" das artes marciais.
Default thumb
João Lucas Melo Medeiros
24/01/2001
nota:Rate010
Esse filme é excelente! É um dos melhores filmes dos últimos anos! Além da parte técnica (fotografia, trilha sonora, figurino, direção de arte e etc), que é muito boa, ele mostra muito mais que cenas de luta com os lutadores de wudan voando. O filme mostra uma lição de vida e moral, quando mostra que prevalece o espiritismo dos lutadores sobre a força física e sobre o mal.
Default thumb
Sabrina Ribeiro Baltor
25/01/2001
nota:Rate010
O filme "O Tigre e o Dragão", do diretor Ang Lee, supera em inúmeros quesitos os mais tradicionais filmes de artes marciais. As lutas são magníficas, belas e leves como uma danca. Para aqueles que criticam a inveracidade dos golpes e das performances, óo posso lhes informar que ainda não descobriram que o cinema, felizmente, ao contrário da vida, é pura magia. Ademais, os dois romances que sustentam o filme revelam a profundidade e a delicadeza tocante de seus personagens. O filme "O Tigre e o Dragão" pode até não se comparar artística e intelectualmente a um classico como "Os Sete Samurais", mas, com certeza, se for julgá-lo excetuando o meu lado racional, diria que é o melhor filme que já assisti em toda a minha vida, aquele que mais me tocou, o que mais me emocionou. A prova de sua incontestável qualidade é o recorde de bilheteria não só nos EUA como na Inglaterra, para um filme falado num idioma estrangeiro. Eu mesma fui assitir este filme três vezes e acredito que ainda o verei mais umas duas vezes no cinema, o que é um recorde para mim. Difícil, porém, é encontrar palavras para definí-lo. Os mais belos adjetivos curiosamente parecem pobres e indignos do filme de Ang Lee. Leve, singelo, artistico, apaixonante, lírico, enfim, magnífico o filme taiwanes "O Tigre e o Dragão". Com certeza, não é só o melhor filme do ano, mas o melhor filme da década e talvez o melhor filme das últimas três décadas.
Default thumb
Tiago Siri
26/01/2001
nota:Rate08
Bom, para começo de conversa este filme não é chinês, porém este filme também não é americano, ele simplesmente não sabe o que é! Muito já se viu do cinema chinês e todos sabem que eles têm ótimas histórias para contar, principalmente Ang Lee, que é um talentoso diretor, mas este é o pior filme de sua carreira. O que ele tentou fazer chama-se resenha! Isso mesmo, uma resenha das histórias chinesas em um curto período de tempo. Resultado: insatisfatório! A fotografia é excelente, figurino de primeira, mas você nota que aquela história é uma colcha de retalhos que tenta se remendar no meio do caminho. O filme também tem um ritmo muito lento, o que inaugura um novo tipo de filme, o de luta dramático! É, e você se encontra num dilema, pois apesar de poder levar a mulher, pois é um filme de drama, ela não vai querer assistir, pois é um filme de luta! Resultado: Ang Lee deveria ter se concentrado mais na história do que no marketing que as lutas trouxeram.
Default thumb
Diogo Carvalho
27/01/2001
nota:Rate09
Com certeza este filme já deixou sua marca na história!!! O filme é tão bem feito que nem parece ser uma produção estrangeira! Parabéns ao Ang Lee pelas cenas de luta, que estão muito bem feitas! Só senti falta do nome da Zhang Zyhi entre as indicadas ao Oscar de atriz coadjuvante!
Default thumb
Diego Peres Magalhães
28/01/2001
nota:Rate04
"O Tigre e o Dragão" é um filme de artes como qualquer um já feito antes. Possui um enredo bem simples, no qual tudo termina em briga. Bem que este filme poderia ser enquadrado como uma comédia, pois aqueles combates com vôos mirabolantes arrancam bastantes gargalhadas dos espectadores...
Default thumb
Bruno Rodrigo Cunha Rodrigues
29/01/2001
nota:Rate09
É um filme lindo com romance chinês. A história é belíssima e as mentiras fazem parte do estilo. Para quem não sabe, o filme não tem nada de "Matrix" e filmes como este já eram feitos há muito tempo. Consultem os filmes de Jet Li.
Default thumb
Rafael Peixoto
30/01/2001
nota:Rate010
Um filme magnífico, que combina cenas espetaculares de lutas com um enredo cativante e emocionante. Fortíssimo candidato as Oscar, meu campeão pessoal, eu estava com "Gladiador" mas depois de assistir "O Tigre e o Dragão" virei a casaca, porque esse filme é fora de série!
Default thumb
José Roberto
31/01/2001
nota:Rate01
Eu me arrependi de ir ao cinema. Bom, na verdade assim pude evitar que outros cometessem o mesmo erro. O filme é até engraçado com aquelas cenas de lutas, bem que elas podiam estar no filme "Superman 2"!
Default thumb
Samuel Bruno Vieira
01/02/2001
nota:Rate09
Espetaculares cenas de lutas são o ponto mais alto do filme. A história é bem amarrada e muito boa. Entre o elenco o destaque vai para a jovem atriz Zangh Ziy que dá um show de interpretação. O final, porém, não é ruim mas é um pouco estranho.
Default thumb
Jairo Eduardo
02/02/2001
nota:Rate09
Dois casais apaixonados, porém separados, um pela condição social, outro pelo trabalho que exige prática e concentração integrais. Esses ingredientes poderiam ser de qualquer filme de trama ambientado na época atual. Porém quando tudo isso é misturado e sobreposto à China Secular, muitas coisas saltam aos olhos quando o filme é "O Tigre e o Dragão". Pode-se citar fotografia, direção de arte e trilha sonora que foram agraciados com o Oscar. Trilha sonora que até quando o silêncio foi usado ecoou de forma magnífica e realista. O quarto Oscar (Filme Estrangeiro) foi barbada. O figurino não deve ser esquecido, perdeu apenas para as roupas do Império Romano. Algumas brechas no roteiro não diminuem a riqueza de pormenores desde os diálogos e cenas de luta até a edição e a direção. Este filme não copia nenhum outro. Tem vida própria. Aqueles que não conhecem a cultura chinesa em alguns momentos pensarão em rir, esquecendo de algumas recentes produções americanas, e até mesmo alardear detalhes do filme em detrimento de toda trama que o cerca. Talvez seja mais fácil buscar o trivial, privando suas pobres mentes de algo mais nobre como honra, amor e comprometimento, coisas que buscamos tanto mas pouco vemos atualmente. Os personagens voam? Acho que já vimos isso antes. Pouco importa.
Default thumb
Breno Moura
03/02/2001
nota:Rate010
A leveza com que o tema, que, aliás, é muito bom, nos faz sentir como dentro de uma harmônica poesia. É inexplicável a vitória do insosso "Gladiador". Mas fazer o que numa indústria cinematográfica que desmerece os filmes estrangeiros. A fotografia e a direção de arte, sem falar nas lutas, são sensacionais. Parabéns a Ang Lee, que deixou os filmes água-com-açúcar e fez uma verdadeira obra-prima.
1256630132 i know what you did last summer thumb
Léo
05/02/2001
nota:Rate010
Realmente esta aqui é uma obra-prima. Sempre valorizei mais o cinema oriental que o ocidental (OS FILMES DE KUROSAWA SÃO OS MELHORES!).P.S.: A prova de que uma parcela dos brasileiros é idiota são as críticas negativas criticando o estilo "Matrix". Eu não vou responder, porque é bem ÓBVIO. O filme passa-se na CHINA IMPERIAL, mas não quer dizer nada, o filme é FANTASIA. Eu simplesmente não entendo, querem REALISMO? Vão ver O poderoso chefão", "Scarface", "Cidadão Kane"... Isso aqui é fantasia! Pensem 10 vezes antes de colocarem uma crítica, certas críticas não tem fundamento ALGUM e parecem vir da cabeça de um adolecente amante de "PÂNICO" tentando entender filmes como esse ou "Kagemusha".
Default thumb
Renato
06/02/2001
nota:Rate010
O diretor Ang Lee mostra porque é considerado um dos melhores diretores estrangeiros da atualidade com esse belíssimo filme. Pela primeira vez ele mostrou a verdadeira cultura oriental em um de seus filmes, pois em "Razão e Sensibilidade" deu para perceber que o filme pederia ter sido feito por qualquer diretor. Não que eu tire seus méritos de direção pelo seu belíssimo filme, mas é que em "O Tigre e o Dragão" somente um diretor oriental de peso como Ang Lee poderia ter feito de forma tão brilhante.Vi várias pessoas rirem das lutas no ar no cinema, mas tive vontade de aplaudir de pé o ótimo trabalho feito. Tenho que admitir que aquilo passava "um pouco" da nossa capacidade física, mas era nisso que os orientais acreditavam na época em que o filme se passa. O roteiro do filme, tenho que admitir, se perde em algumas partes do filme, como na parte em que o personagem de Zhang Ziyi se perde no deserto, acho que é aquela parte que faz o ritmo avançado do filme decair. Porém, nada que atrapalhe o restante do filme.Na cena final, que só não direi aqui porque pode ter gente que não viu o filme lendo minha crítica, é que me fez dar nota 10 para esse filme. Pois na metade muitas coisas sem nexo acontecme, o que me faria dar nota 8, mas o final realmente impressionante me fez aumentar dois pontos.
Default thumb
Christiano Serra Cabreira
07/02/2001
nota:Rate010
Este filme merece todos os elogios! É impressionante como o diretor conseguiu reunir no filme duas coisas tão contraditórias: emoção e ação! Toda a "mentira" que o filme trás (as cenas de lutas, por exemplo) podem ser encaradas por pessoas ignorantes como sendo ridículo ou mesmo fantasioso demais, porém o diretor quis mostrar além: toda a riqueza cultural que a China possui. É um filme lindíssimo e além de tudo emocionante! Vale a pena todos assistirem...
Default thumb
marcelo
08/02/2001
nota:Rate01
Eu sei que cinema é fantasioso, mas isto é ridículo! Os personagens dão pulões sem motivo nenhum, como eles ganharam este poder? Na minha opinião eu acho que eles tomaram a poção dos Ursinhos Gummys, que também sempre viviam pulando. O filme é péssimo e tem gente que ainda fala que é de arte.
Default thumb
Vítor Lana
09/02/2001
nota:Rate03
Um simples filme de kung-fu, mas nem mostra fidelidade ao gênero, já que os filmes chineses têm como costume altas doses de humor e lutas arrasadoras, diferente do que acontece nesse "O Tigre e o Dragão". Ang Lee é um ótimo diretor, que faz filmes sensíveis e emocionantes, mas errou feio em adaptar seu estilo para o roteiro desse filme, que acaba tornando "O Tigre e o Dragão" em um filminho metido a romance, emocionante e sensível. Mas enquanto você acha que pode se divertir pelo menos com as lutas aí vem mais decepção: as lutas são muito leves e lentas, dá para quase ver os cabos prendendo os atores no ar, um trabalho fraquíssimo, tornando o que era pra ser uma grande luta uma dança de balé. "O tigre e o dragão" tinha tudo para ser pelo menos um simples mas divertido filme de kung-fu, mas se tornou mais uma daquelas aventuras pseudo-intelectuais do estilo americano de hoje em dia. Decepcionante.
Default thumb
Diego Quintino André
10/02/2001
nota:Rate010
O filme é demais! E eu que sempre esperei ver os filmes de luta chineses no cinema, já que na Band (canal 13) todas as tercas passa um filme de luta chinesa em que os guerreiros voam. Na maioria das vezes o filme é de Jet Li ("Romeu Tem Que Morrer"), mas esse tem algo a mais. Nos da Band a luta é o foco do filme e o amor depois e esse é o amor e depois a luta.
Default thumb
alex
11/02/2001
nota:Rate010
Um filme lindo, de uma estética impecável. Talvez mal classificado por ser considerado de "ação". Ang Lee consegue transcender a imagem (ocidental) de pancadaria associada às lutas marciais tão divulgadas pelos Van Damme's e Chuck Norris de Holywood e o transforma num show coreográfico cuja leveza permite até que os lutadores voem. Talvez por mesclar um pouco da narrativa mítica tão comum aos orientais ao filme tenha decepcionado os espectadores aficcionados por narrativas lógicas e bem definidas.
Default thumb
Alan
12/02/2001
nota:Rate010
Bárbaro! É uma história impressionante de magia e de também de amor. O filme nos deixa a sensçaõ de querer assisti-lo novamente aos seu término, porque proporciona um clímax devidamente emocianante e belo acima de tudo. A produção tem uma das fotografias mais bonitas que já assisti sem contar da sutil trilha sonora e da competente direção de Ang Lee, o que não me deixa dúvidas de que mereceu todos os prêmios recebidos. É um trabalho fenomenal!
Default thumb
Sarah Alkera
13/02/2001
nota:Rate010
Este filme se tornou uma lenda dentro do mundo das artes marciais. A mensagem real du filme fica camuflada entre as cenas de lutas e tambem nas cenas de romance (que nao muito definido), fez com o que muitas pessoas "odiassem" o filme. Este dever ser assistido com atençao para poder entender qual u significado e tambem, pq veio a ser indicado a tantos prêmios. Para as pessoas q nao entendem oq é assistir a um filme com olhos de um verdadeiro critico e que nao perceber a magia do filme, este sempre sera mais um filme sem graça de orientais* Algumas cenas podem ate ter sido fantasiadas demais, mas issu foi feito apenas para provar o quanto a maioria das pessoas se deixam levar pelos efeitos e nao pela lógica do filme!
Default thumb
Lucas Muraguchi
14/02/2001
nota:Rate010
Um Filme de Artes Marciais muito além do gênero, com um trama poética e mistica.Alés das cenas de lutas (que muitos interpretam como esageradas em seu contexto realista, mas eu interpreto como SONHOS)e toda a magia contina nas paisagens e cenas perfeitas deste filme, o tornam meu preferido.saindo do estereótipo hollywoodiano... Mostra o Amor e o Ódio de formas inesperadas. O Tigre e o Dragão nos mostra uma direção impecável e um trilha sonora além do perfeito, tornando-a um show a parte. enfim, é um filme que nos transporta para um outro mundo, de sonhos e magias.
Default thumb
Rodrigo Bocanera
16/02/2001
nota:Rate07
"Comparar" O Tigre e o Dragão com Matrix é simplismente o cumulo da ignorancia, afinal de contas, artes marciais não tem nada a ver com programa (barato) de computador! O único erro foi a academia do Oscar não ter premiado de melhor direção o trabalho genial de Ang Lee, que é de tirar o folego.
Default thumb
André Luís
17/02/2001
nota:Rate01
Filme idiota! História besta sem graça, e nada contra filmes rodos em cultura oriental, já que adorei e considero um dos melhores filmes que já vi, foi o Ultimo Imperador.
1252698731 cleandes thumb
Cleandes Machado
08/09/2009
A fotografia e as coreografias são um caso a parte. A história também é interessante. Importante para se conhecer o "folclore" Chinês. Um bom filme. Para quem é apaixonado por Artes Marciais, melhor ainda.

votos dos usuários

4
46 voto(s)

crítica do adorocinema

publicidade

últimas notícias

tags