O Tigre e o Dragão
    Você assistiu O Tigre e o Dragão ?

Eduardo S.
    Eduardo S.

Enviada em 13 de maio de 2013
    Com seu sétimo longa-metragem, Ang Lee mudou radicalmente de gênero e estilo, com o “Wuxia”, o tradicional gênero chinês de artes marciais e espadas. O roteiro foi adaptado do livro de Du Lu Wang, pelos chineses Hui-Ling Wang, Kuo Jung Tsai e pelo americano James Schamus, colaborador de Lee desde sua estreia com “A Arte de Viver” (1992), aqui também com a função de produtor executivo. O trio fez uma ótima adaptação, com todos os elementos tradicionais e místicos do Wuxia, aliados pelos ótimos personagens. Após três produções nos E.U.A., o veterano Chow Yun-Fat (Mestre Li Mu Bai) voltou ao cinema chinês para o 78° longa-metragem de sua carreira, com uma grande e forte atuação. Mais conhecido pelos filmes de ação do diretor John Woo, que não possuem cenas com artes marciais, o ator que também não tinha muita experiência e habilidades para isso, passou por um extenso treinamento e preparação para o papel. Michelle Yeoh (Yu Shu Lien) está magnífica em um dos melhores papéis de sua carreira, este foi seu segundo trabalho após sua estreia no cinema ocidental com “007 – O Amanhã Nunca Morre” (1997) e foi o 21º longa-metragem de sua carreira. Ao contrário de seu colega, Michelle participou de vários filmes de artes marciais, mas mesmo assim aprimorou suas habilidades para este extraordinário filme. Um dos maiores destaques do elenco é a bela e extremamente talentosa Zhang Ziyi (Jen Yu), roubando cenas em seu segundo longa-metragem no cinema. Em grandiosa atuação e com cenas espetaculares, uma das coisas mais impressionantes é saber que a atriz não tinha experiência com artes marciais. Dos coadjuvantes destaco o novato Chen Chang (Luo Xiao Hu) em seu 4º longa-metragem e a veterana Cheng Pei-Pei (Jade Fox), ambos com ótimas atuações. Amparada pelas belíssimas paisagens chinesas, a fotografia de Peter Pau é de encher os olhos de tão espetacular. Timmy Yip além de diretor de arte, foi também responsável pelos figurinos, fazendo os dois trabalhos com perfeição e com grande beleza. O mestre Yuen Woo-Ping foi o responsável pelas grandiosas e espetaculares coreografias de artes marciais, fazendo o impossível parecer tão real quanto belo. Com sua equipe, os atores passaram longas horas treinando e fizeram grande parte de suas cenas pendurados em cabos de aço. Os efeitos visuais foram necessários e usados na medida certa, incluindo na remoção de fios e cabos que suspendiam os atores. Foi uma excelente realização dos técnicos Leo Lo & Rob Hodgson. A edição de Tim Squyres é de muita competência, principalmente nas espetaculares e rápidas cenas de artes marciais. Os efeitos sonoros, que vão de uma simples telha se quebrando ao de espadas se chocando, foram perfeitamente executados pelo técnico Eugene Gearty e equipe. O compositor Tan Dun fez uma belíssima e memorável trilha-sonora, suave em alguns momentos e empolgante em outros. Além de compor a bela canção “A Love Before Time”, ao lado de Jorge Calandrelli & James Schamus, com interpretação da bela cantora chinesa CoCo Lee. O filme originalmente seria falado em inglês, mas o bom senso prevaleceu e Ang Lee acabou optando pelo mandarim como idioma, com isso alguns membros do elenco que não tinham fluência no idioma, tiveram que ter aulas intensivas. Sua estreia foi em maio de 2000, em Cannes e desde então sua trajetória foi marcada por recordes e grandes prêmios. O filme custou 17 milhões de dólares e rendeu mais de 200 milhões de dólares no mundo todo. É até hoje o filme estrangeiro com mais indicações ao Oscar, com surpreendentes 10 indicações, incluindo a de Melhor Filme (sendo o 3º filme estrangeiro indicado nesta categoria), Diretor (Ang Lee) e Roteiro. Sendo vencedor em quatro categorias: Filme Estrangeiro, Trilha-Sonora, Fotografia & Direção de Arte. Com certeza mereceu todo barulho e continua sendo um dos melhores e mais memoráveis trabalhos do excelente diretor Ang Lee.
    Maiko D
    Maiko D

Enviada em 22 de fevereiro de 2015
    Lembro que quando assisti pela primeira vez gostei muito do filme. Vi que dei a nota muito bom aqui no site. Mas, revi o filme mais de 10 anos depois e achei meio chato, melodramático ao extremo, muita frescura. Não me envolvi da mesma maneira. Muita coisa sem motivo no roteiro, não foi a preocupação deles neste filme. Só os vôos mesmo. Desisti da ideia de indicá-lo a minha namorada, que não assistiu.
    jhonyborba
    jhonyborba

um filme horrivel.
    wesleyaxe
    wesleyaxe

Querem ver um filme poético de artes marciais assistam Herói, vão perceber a diferença entre um filme bem feito e um filme perdido e sem sentido! Não gostei e foram 2 longas horas de tédio.
    Léo
    Léo

Realmente esta aqui é uma obra-prima. Sempre valorizei mais o cinema oriental que o ocidental (OS FILMES DE KUROSAWA SÃO OS MELHORES!).P.S.: A prova de que uma parcela dos brasileiros é idiota são as críticas negativas criticando o estilo "Matrix". Eu não vou responder, porque é bem ÓBVIO. O filme passa-se na CHINA IMPERIAL, mas não quer dizer nada, o filme é FANTASIA. Eu simplesmente não entendo, querem REALISMO? Vão ver O poderoso chefão", "Scarface", "Cidadão Kane"... Isso aqui é fantasia! Pensem 10 vezes antes de colocarem uma crítica, certas críticas não tem fundamento ALGUM e parecem vir da cabeça de um adolecente amante de "PÂNICO" tentando entender filmes como esse ou "Kagemusha".

Enviada em 17 de janeiro de 2017
    Muitos fãs de artes marciais torceram o nariz na época em que O Tigre e o Dragão foi lançado. Na visão deles, o fato das pessoas "voarem" tirava toda a realidade da história. Muitos perderam a noção de que sempre existe uma metamorfose entre a história e o seu narrador. Quando falamos de uma história milenar, são tantas gerações no caminho, que torna-se fácil achar tudo exagerado e absurdo.
    Enviada em 1 de janeiro de 2015
    Um grande desafio para o cinema oriental.Mesmo sendo produzido boa parte em solo americano,O Tigre e o Dragão volta totalmente sua história,as suas verdadeiras origens.O respeitado diretor Ang Lee,tem em suas mãos um filme que o projetou para o mundo.Mesmo antes tendo trabalhado em Razão e Sensibilidade,que foi um dos grandes trabalhos também.A diferença é que nessa história,ele tem dificuldades,pois não irá tratar apenas de um assunto.O Tigre e o Dragão relembra aquele velho e bom jeito de se fazer filmes orientais.Com boa dose de kung fu e shaolins voando adoidado pelo p set de filmagem.Onde abusa um pouco nessa parte,porque são bem visíveis os momentos em que os atores são segurados por algum tipo de cabo.O filme começa com uma história,ali no meio passa por outra,e no final temos mas uma pra se misturar.O que faz do filme uma verdadeira reunião de boas histórias com fracas histórias.O elenco é inteiramente oriental,dando ainda mas fidelidade ao conto,e que simplifica a forma de ser produzido.Destaque para as lindas Zhang Ziyi e Michelle Yeoh.
    Guilherme M.
    Guilherme M.

Enviada em 19 de agosto de 2013
    Um classico das artes marciais oriental do mestre Ang Lee !!
    Fael Moreira
    Fael Moreira

Enviada em 14 de maio de 2015
    Um filme muito interessante e com um efeito especial perfeito, ótimas atuações!
    andreluizgf
    andreluizgf

Tem de se saber que se trata de um filme de fantasia antes de assistí-lo para não se assustar ao ver que eles voam. Quanto ao roteiro, não é dos melhores que existem, mas tem seu valor. o foco está mais em romance que em grandes batalhas. E muita gente que gosta de filmes de artes marciais espera justamente o contrário, talves esse o motivo de tanta decepção. Oscar de melhor filme estrangeiro foi exagero, mas é um filme legal se ver, um bom passatempo, nada mais que isso.