Inatividade Paranormal 2
    Fraco
    Inatividade Paranormal 2

Sem limites

por Francisco Russo

Existe um filão na comédia que investe pesado em ultrapassar todo e qualquer limite, seja ele moral ou até mesmo físico (a série Jackass é o melhor exemplo). É um estilo que aposta no choque para fazer rir, sem se importar se por vezes soa apelativo ou até de mal gosto. Um dos expoentes deste subgênero é o ator e roteirista Marlon Wayans, rosto mais conhecido da família, que pôde explorar suas “qualidades” nos dois primeiros Todo Mundo em Pânico e também em As Branquelas. Após fracassar na tentativa de migrar para outros gêneros - ele até tentou em G.I. Joe - A Origem de Cobra -, Marlon retornou à paródia de filmes de terror com Inatividade Paranormal. Deu certo: só no Brasil, o filme foi visto por quase um milhão de pessoas e, nos Estados Unidos, faturou US$ 40 milhões.

Diante deste resultado, e levando-se em conta o baixo custo da produção, é claro que uma sequência seria questão de tempo. E não demorou muito, já que um ano depois chega aos cinemas Inatividade Paranormal 2. A proposta é exatamente a mesma do original: brincar com sucessos recentes do terror, ou seja, Invocação do Mal e A Entidade. Isso mantendo a estética típica da série Atividade Paranormal, com muita câmera na mão e supostos flagrantes decorrentes das inúmeras filmadoras instaladas ao redor de Marlon – que até brinca com esta obsessão em gravar absolutamente tudo o que acontece.

Quem conhece o primeiro filme, não deve se surpreender com esta sequência. Há uma verdadeira avalanche de piadas pesadas, muitas delas escatológicas e sexuais, sempre buscando ir além do que o bom senso aconselharia. Por exemplo: se a boneca de Invocação do Mal é envolvida em um insólito triângulo amoroso, ela pode aparecer nas mais variadas posições sexuais ao lado de Marlon Wayans, sempre de forma explícita – para ambos. Outro caso: numa de suas tentativas de se livrar da boneca, Marlon não só a enterra no jardim de casa mas também defeca no buraco – com direito a, mais uma vez, cenas explícitas.

Diante de tamanha grosseria, é (muito) difícil abrir algum sorriso durante a projeção. Ok, até há uma certa brincadeira com os estereótipos típicos envolvendo negros e latinos nos Estados Unidos, mas tudo sempre apresentado de forma espalhafatosa, no melhor estilo Marlon Wayans de ser. O exagero de seu personagem, que poderia até ser usado para ressaltar o insólito que acontece com ele, acaba se tornando histriônico e irritante. Além disto, há um punhado de piadas feitas diretamente para o público americano, ao citar ícones conhecidos por lá mas quase ignorados por aqui, como Ryan Seacrest, as Kardashians e Madea, personagem de Tyler Perry em diversos filmes que não estrearam nos cinemas brasileiros.

Inatividade Paranormal 2 é um filme feito apenas – ressaltando, apenas – para os que curtem o humor pesado e sem limites de seu protagonista. Assista por sua conta e risco.