Críticas AdoroCinema do filme Menos que Nada
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Menos que Nada

Triângulo antropológico
De Francisco Russo

Menos que Nada começa com uma cena curiosa: o pequeno Dante é impedido pela mãe de brincar com Berenice, uma garota de idade mais ou menos igual à sua. "Deus castiga!", ela pensa, insinuando que há entre eles algo além do que as aparências indicam. Salto no tempo e Dante (Felipe Kannenberg) retorna, já adulto, em um hospital psiquiátrico. De aparência animalesca, tem constantes delírios sobre algo aprisionado em sua mente que ninguém mais compreende. Seu destino é viver ali, dopado pelos remédios, aguardando a morte chegar. Até que, um dia, chega ao hospital Paula (Branca Messina), uma médica residente. Após presenciar um dos surtos de Dante, decide tomá-lo como seu paciente. É o início de uma jornada investigativa sobre quem ele é e o porquê de estar ali.

A proposta de Menos que Nada não chega a ser inovadora. Filmes de detetive existem aos montes, sejam eles com o profissional de fato ou com versões alternativas, como uma médica querendo ajudar o paciente. Entretanto, o que atrai na trama do filme é seu viés psicanalítico, realçado pelo contraste entre a rigidez da ciência e a importância do lado emocional. É através deste caminho, investigando o passado de Dante a partir de entrevistas com as pessoas que tiveram contato com ele e explorando exercícios com o próprio paciente, que aos poucos é montado o quebra-cabeças sobre o que realmente aconteceu.

Ao longo deste percurso a história tende para um triângulo amoroso inusitado. A jovem Berenice retorna, já adulta e casada (Maria Manoella), proporcionando que Dante faça uma descoberta arqueológica nos terrenos da família. É através dela que ele enfim consegue manter contato com René (Rosanne Mulholland), uma bela pesquisadora pela qual ele tem uma queda. O trio logo se envolve, com cada uma apresentando as armas que têm para conquistar Dante. Se Berenice traz o elo do passado, René sabe usar o sexo para obter o que deseja. Dante, entre as duas, vira mera marionete.

Apesar de possuir problemas de ritmo no andamento da história e de personagens mal construídos, especialmente o marido de Berenice, Menos que Nada consegue prender a atenção justamente pelo inusitado de ter temas como arqueologia e psicanálise em meio a uma típica história de detetive. A mistura é rara de ser vista no cinema brasileiro, que tanto foge do rótulo de filme de gênero, e é apresentada de forma satisfatória pelo diretor Carlos Gerbase. Chama também a atenção o desempenho de Felipe Kannenberg, destaque absoluto em um elenco apenas morno.

Dê sua opinião sobre esse filme

Nossas últimas críticas

De Michael Bay
Com Mark Wahlberg, Stanley Tucci
Ação
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Planeta dos Macacos: O Confronto
1. Planeta dos Macacos: O Confronto

De Matt Reeves

Com Andy Serkis, Jason Clarke

Filme - Ficção científica

Trailer  |  Sessões (267)

2. Sex Tape: Perdido na Nuvem
3. Os Mercenários 3