Críticas AdoroCinema do filme O Diário de Tati
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema O Diário de Tati

Humor constrangedor
De Lucas Salgado

Heloísa Périssé tinha 40 anos quando gravou O Diário de Tati. Apesar da idade, decidiu que tinha condições de interpretar sua personagem mais famosa nos cinemas. E a decisão não poderia ter sido mais equivocada, chegando a ser constrangedor vê-la interpretando uma adolescente de 15 anos. Quando vista na televisão ou nos palcos, Tati/Périssé aparecia regularmente sozinha ou ao lado de pessoas de sua idade. Aqui, contracena com inúmeras crianças, gerando uma sucessão de cenas sem qualquer autenticidade. Mesmo os atores mais experientes do núcleo jovem (Marcelo AdnetPedro NeschlingThaís Fersoza) são bem mais novos que a protagonista.

Mas o único problema do filme é a questão da idade? Não, longe disso. Se fosse, poderíamos até alegar uma certa liberdade poética, mas a questão é que trata-se de uma comédia que não desperta um só riso no espectador. A cena mais divertidinha, com Tati e as amigas numa lanchonete, acontece já no final do filme e mesmo assim não é nada demais.

O Diário de Tati também erra ao não delimitar um público alvo. É vendido como um filme que pretende se comunicar com os adolescentes, mas cria situações muito ridículas, investindo em um humor ainda mais infantil. No final das contas, é capaz de desagradar crianças, adolescentes e adultos.

A produção levou seis anos para ser concluída, tendo sofrido dificuldade para conseguir patrocínios. A total falta de graça e o roteiro nada inspirado, com certeza, não colaborou na hora da captação de recursos. Apesar de alguns bons nomes como Marcos CarusoLouise CardosoMaria Clara Gueiros, o elenco "adulto" também não desperta interesse, gerando núcleos dispensáveis.

Um dos melhores jovens comediantes brasileiros, Marcelo Adnet mais uma vez escolheu o projeto errado para se envolver nas telonas, como já havia feito em As Aventuras de Agamenon, o Repórter e Reis e Ratos. Que tenha melhor sorte no próximo projeto, pois talento ele já provou ter. Ele interpreta Maurinho, amigo do irmão de Tati que passa a dar aulas de matemática para ela.

Reforçando a falta de personalidade da obra, a trilha sonora é composta de músicas do Kid Abelha, Lulu Santos e Paralamas do Sucesso, ou seja, apenas grupos que estouraram nos anos 80/90 e que estão bem longe das playlists dos adolescentes de hoje.

Veja O Diário de Tati por sua conta e risco, afinal a produção não possui um elemento sequer que se destaque. A fotografia é ruim, a montagem não flui e a direção de Mauro Farias também não funciona, fazendo as cenas mais simples aparentarem sempre terem sido mal filmadas - como, na verdade, foram.

Dê sua opinião sobre esse filme

• Gizelle A.

eu amei esse filme ñ me importo com as criticas eu amei e pronto !!!
    E quero que tenha outra Diario da Tati 2 então é so leiam isso por favor

• Maria In?s M.

Não concordo com a crítica. Achei o filme muito bom. Heloísa Périssé, apesar da idade, representou muito bem uma adolescente de 15 anos. As ''piadas infantis'' foram muito engraçadas e muito melhores do que as piadas dos filmes de ''comédia'' de hoje em dia, que só falam sobre temas com os quais não se deve brincar como sexo, drogas, homossexualismo e religião. Peço que os produtores não mudem nada do filme se forem fazer uma sequência. O filme atingiu o seu público alvo sim, adolescentes que não tem a mente tão ''adulta'', como a mídia tanto quer incutir nos jovens. Espero que o próximo filme seja lançado pois o primeiro foi muito bom.

• Jessyca H.

Discordo com a sua critica que pelo que entendi você quis dizer que só porque o filme não tem palavrão e atos sexuais ele deixa de ser engraçado, só que está errado o filme é maravilhoso principalmente as piadas infantis e o diálogo também é muito engraçado e ainda mais que o que acontece na vida da Tati também acontece na vida de um adolescente e eu vi muitas coisas no filme que acabei me caracterizando um pouco com ela então não vou me importar com críticas ridículas sobre um filme que foi ótimo e que amei muito e que estou ansiosa para o lançamento de "O Diário de Tati 2"

Nossas últimas críticas

De David Fincher
Com Ben Affleck, Rosamund Pike
Suspense
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Drácula - A História Nunca Contada