Meu AdoroCinema
Planeta dos Macacos: O Confronto
Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "Planeta dos Macacos: O Confronto" e da sua filmagem!

Desistência do diretor

Inicialmente seria Rupert Wyatt, o diretor de Planeta dos Macacos - A Origem, quem dirigiria esta sequência. Entretanto, ele preferiu deixar o projeto após a 20th Century Fox insistir que o filme fosse lançado no verão americano de 2014. Wyatt acreditava que não haveria tempo suficiente para que fizesse o filme da forma que gostaria.

Posição na franquia

Precedido por Planeta dos Macacos - A Origem (2011).

A história se passa antes à exibida em O Planeta dos Macacos (1968) e em sua refilmagem, Planeta dos Macacos (2001).

Foram realizadas quatro continuações para o filme original: De Volta ao Planeta dos Macacos (1970), Fuga do Planeta dos Macacos (1971), A Conquista do Planeta dos Macacos (1972) e A Batalha do Planeta dos Macacos (1973).

Referência literária

O livro que Alexander (Kodi Smit-McPhee) carrega e entrega a Maurice é intitulado Black Hole, de Charles Burns. A história é sobre uma doença sexualmente transmissível entre os adolescentes norte-americanos que os transforma em párias – premissa essa que tem uma série de semelhanças com o roteiro de Planeta dos Macacos: O Confronto, como pela parcela da população que vive exilada, em quarentena, e até mesmo pela preocupação de César em manter o seu povo segregado, na floresta, para evitar um confronto com os humanos.

Tributo ao clássico

Alguns personagens de O Planeta dos Macacos: O Confronto foram batizados em homenagem ao Planeta dos Macacos original. São eles:

Maurice

O simpático orangotango foi assim batizado em referência a Maurice Evans, ator que interpretou o orangotango Dr. Zaius do original.

Cornelia

A personagem de Judy Greer foi assim batizada em tribute a Cornelius, o voluntarioso chimpanzé interpretado por Roddy McDowall no clássico de 1968.

Olhos Azuis

O filho de César se chama Blue Eyes. Assim é também chamada a mãe de César, e o nome que Zira (Kim Hunter) dá a Taylor (Charlton Heston) no Planeta dos Macacos original.

Maridão orgulhoso

O marido de Judy Greer ficou muito orgulhoso quando a atriz foi contratada para viver Cornelia. O motivo: ele é um fã incondicional de O Planeta dos Macacos (1968). Em entrevista ao site Vulture, Greer revelou que o fascínio de seu marido pelo filme é tão grande que o casal sobre o topo de seu bolo de casamento era formado por dois chimpanzés, enquanto o filme original e o remake de 2001 passavam em duas televisões perto do bar.

Os macacos

Andy Serkis, Terry Notary e Karin Konoval foram os únicos atores de Planeta dos Macacos: A Origem a reprisarem seus papéis – Caesar, Rocket, and Maurice, respectivamente – em Planeta dos Macacos: O Confronto. Judy Greer substituiu a dançarina e dublê Devyn Dalton como a namorada do protagonista Cornelia e Toby Kebbell substituiu o dublê e ator de captura de imagens Christopher Gordon como o assustador chimpanzé de laboratório Koba.

Trajes fedorentos

Ao contrário do filme anterior, O Confronto foi majoritariamente filmado em locações externas. Andy Serkis contou que filmar tanto tempo nessas condições, em trajes de capturas de movimentos, deixou os atores que interpretaram macacos tão malcheirosos por conta do suor que eles evitavam chegar perto de outras pessoas durante as filmagens.

Cadê Will e James Franco?

O que aconteceu com Will (James Franco) após os eventos de Planeta dos Macacos - A Origem é desconhecido, mas há uma pista em Planeta dos Macacos: O Confronto. Quando do retorno de César à sua casa, é possível ver um X ao lado da porta de entrada da casa. O sinal costuma indicar que a área está infectada.


Apesar de participar desse segundo filme por meio de uma gravação de vídeo, Franco não teve nenhum envolvimento com o projeto, tampouco conhecimento de que sua imagem seria utilizada na continuação. O vídeo é do primeiro filme, que não entrou num acordo para retornar na sequência por ter pedido um cachê muito alto.

Como atirador, um bom ator

Numa cena de Planeta dos Macacos: O Confronto, supostos atiradores de elite fecham um dos olhos para testar fuzis novos com mira laser. Pois o que os atores não sabiam (e qualquer atirador amador sabe) é que essas armas foram criadas especificamente para permitir que o atirador mantenha os dois olhos abertos e tenha um ganho em visão periférica em situações de perigo.

Pôster enganoso

Os pôsteres de Planeta dos Macacos: O Confronto indicam que irá ocorrer uma batalha explosiva sobre a ponte de San Francisco, o que nunca acontece durante o filme.

Animais digitais

Além dos macacos, a empresa de efeitos visuais Weta Digital teve de criar outros animais digitalmente, como um viado, um urso pardo e alguns cavalos.

Atriz predileta

Matt Reeves escalou Keri Russell como a protagonista feminina de O Confronto aproximadamente 15 anos após aprová-la em seu papel mais famoso, na série de TV Felicity.

Formato inédito

O primeiro filme do universo Planeta dos Macacos a ser filmado e lançado em 3D. O Confronto também é o único da franquia rodado na proporção 1.85:1.

Oldman, de 2001 a 2014

Gary Oldman foi cogitado para o papel do General Thade do remake Planeta dos Macacos, de Tim Burton. O ator britânico interpreta Dreyfus nessa nova franquia.

Curiosidades de filmes mais lidas dos últimos 30 dias
  • Relatos Selvagens (2014)
  • Liga da Justiça (2017)
  • Thor: Ragnarok (2017)
  • Depois Daquela Montanha (2017)
  • Os Últimos na Terra (2015)
  • Jogos Mortais: Jigsaw (2017)
  • Pai em Dose Dupla 2 (2017)
  • Pokémon - O Filme: Eu Escolho Você! (2017)
  • It - A Coisa (2017)
  • Cinquenta Tons Mais Escuros (2017)
  • Como Eu Era Antes de Você (2016)
  • Vingadores 3: Guerra Infinita (2018)
  • Cinquenta Tons de Cinza (2015)
  • Boneco de Neve (2017)
  • Pica-Pau: O Filme (2017)
  • Estrelas Além do Tempo (2016)
  • Uma Razão para Viver (2017)
  • Tempestade: Planeta em Fúria (2017)
  • A Cabana (2016)
  • Gosto Se Discute (2017)
Back to Top