Minha conta
    A referência brilhante de O Nevoeiro que conecta simultaneamente o universo de Stephen King com outra obra-prima do cinema de terror
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Todos nos lembramos do filme de Frank Darabont pelo seu final, mas o primeiro ato tem um easter egg triplo que encantou a audiência.

    Quando entramos no cinema em um já distante 2007 sem ter a menor ideia do que estava por vir, muitos de nós saímos arrasados depois de ver O Nevoeiro por causa de um final que eles lembrariam para o resto da vida e isso ocuparia boa parte —se não a totalidade— da conversa sobre o filme de Frank Darabont. Porém, os espectadores mais atentos ficaram cativados por um detalhe distante do encerramento do filme, localizado em seu primeiro ato.

    "É o meu filme favorito de todos os tempos." Stephen King eleva suspense de 47 anos que estreou nova versão na Netflix

    Referência de três vias

    Na cena de apresentação de David Drayton, protagonista da história vivido por Thomas Jane, ele aparece em seu ateliê pintando um quadro —e rodeado de outras obras— que serve como duplo easter egg ao unir o longa-metragem à obra de Stephen King —autor do romance que adapta a produção— e, ao mesmo tempo, homenagear um dos grandes artistas ligados ao cartaz cinematográfico de todos os tempos.

    Dimension FIlms

    Na pintura em questão você vê ninguém menos que Roland Deschain, mais conhecido como o Pistoleiro, personagem principal da série de romances de King, A Torre Negra, que conecta a bibliografia do mestre do terror em uma espécie de universo literário compartilhado. Mas não é tudo, porque o verdadeiro autor da obra não é outro senão Drew Struzan, um artista britânico cujo nome pode não lhe ser familiar, mas que provavelmente conhece muito bem.

    Struzan, natural de Oregon, além de cultivar as áreas da pintura, ilustração e design gráfico, ficará para a história por ter assinado alguns dos mais memoráveis pôsteres de filmes dos anos 70, 80 e 90, incluindo joias como as sagas De Volta para o Futuro, Indiana Jones e os filmes como Rambo - Programado para Matar, Star Wars – e a trilogia prelúdio -, Hook - A Volta do Capitão Gancho e Os Goonies. Quase nada.

    Dimension FIlms

    Além disso, a cena de introdução de O Nevoeiro refere-se ao trabalho real de Struzan, mostrando no estúdio de David uma tela com o pôster de O Enigma de Outro Mundo, de John Carpenter, obra por excelência do cinema de terror moderno com a qual o filme em questão guarda muitas semelhanças. E é assim que uma boa referência tripla é moldada.

    O Nevoeiro está disponível na Netflix e Prime Video.

    O Nevoeiro
    O Nevoeiro
    Data de lançamento 5 de maio de 2020 | 2h 06min
    Criador(es): Frank Darabont
    Com Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Laurie Holden
    Usuários
    3,5
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top