Minha conta
    Febre do Rato
     Febre do Rato
    22 de junho de 2012 No cinema | 1h 50min | Drama
    Direção: Cláudio Assis
    |
    Roteiro Hilton Lacerda
    Elenco: Irandhir Santos, Nanda Costa, Matheus Nachtergaele
    Imprensa
    4,0 14 críticas
    Usuários
    3,9 121 notas, 13 críticas
    Adorocinema
    3,5
    Assistir em streaming
    Avaliar :
    0.5
    1
    1.5
    2
    2.5
    3
    3.5
    4
    4.5
    5
    Vou ver

    Sinopse

    Zizo (Irandhir Santos) é um poeta inconformado e anarquista, que banca a publicação de seu tablóide. Em seu mundo próprio, onde o sexo é algo tão corriqueiro quanto fumar maconha, ele conhece Eneida (Nanda Costa). Zizo logo sente um forte desejo por Eneida, mas, apesar de seus constantes pedidos, ela se recusa a ter relações sexuais com ele. Isto transtorna a vida do poeta, que passa a sentir falta de algo que jamais teve.

    Assista ao filme

    SVOD / Streaming
    Netflix
    Netflix
    Por assinatura

    Críticas AdoroCinema

    3,5
    Bom
    Febre do Rato

    Anarquia e sexo

    por Francisco Russo
    Febre do rato é uma expressão típica do Nordeste, que significa estar fora de controle. Metáfora apenas aparente para Zizo, personagem principal de Febre do Rato, o filme. Poeta por vocação, ele dedica a vida à publicação de seu jornaleco, cujo nome é o mesmo do título. O objetivo é expor suas ideias, repletas de propostas anárquicas que valorizam o livre arbítrio das pessoas, sem se prender às amarras morais impostas pela vida civilizada. Quem não conhece o mundo de Zizo pode imaginar que ele esteja com a febre do rato, ou seja, fora de controle. Só que a verdade é justamente o oposto.A imersão por este mundo livre, leve e solto ao qual Zizo pertence é a grande proposta apresentada pelo diretor Cláudio Assis em seu novo filme. Uma viagem feita não apenas de palavras, explorando os versos e brados proferidos pelo protagonista, mas especialmente através de costumes e imagens. Fiel à máxim
    Febre do Rato Teaser Dublado 1:31
    5.691 visualizações
    Febre do Rato Trailer Dublado 2:22
    Febre do Rato Trailer Dublado
    24.778 visualizações
    Febre do Rato Teaser (2) Dublado 0:36
    9.394 visualizações
    Febre do Rato Teaser (3) Dublado 0:38
    2.129 visualizações
    Pela web

    Últimas notícias

    Nordeste para além da comédia: 5 filmes marcantes produzidos na região
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    Do aclamado Bacurau, passando pelo importante Aquarius e chegando ao desconhecido Boi Neon, o Nordeste brasileiro mostra…
    sábado, 19 de junho de 2021
    Lançamentos da Netflix nesta semana (19/03 a 25/03)
    NOTÍCIAS - Série em produção
    Sky Rojo — série dos mesmos criadores de La Casa de Papel — estreou no catálogo da Netflix nesta sexta-feira.
    sexta-feira, 19 de março de 2021
    Fernanda Montenegro, Cauã Reymond e Matheus Nachtergaele vão atuar em novo filme de Claudio Assis
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    Piedade pretende acompanhar uma série de personagens ávidos por amor.
    segunda-feira, 2 de janeiro de 2017
    Hoje é dia do 12º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro!
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    Premiação conhecida como o "Oscar do Cinema Brasileiro" aponta os melhores filmes nacionais de 2012. O AdoroCinema irá cobrir…
    quarta-feira, 13 de novembro de 2013

    Elenco

    Críticas dos usuários: eles gostaram

    As melhores e mais úteis críticas
    Urban Carvalho
    Urban Carvalho

    9 seguidores 1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 25 de junho de 2012
    Mais um soco no estômago da dupla Hilton Lacerda e Cláudio Assis. Filme impactante, poético e que tem como maior legado a entrega incondicional do elenco. Sobre o roteiro, eu diria que trata do real cotidiano das comunidades do Recife ou qualquer outra cidade, onde apesar da miséria e injustiça social, a vida pulsa como em todo lugar. As pessoas se divertem, sofrem, amam... Gosto também do sotoque fora do eixo (Rio/São Paulo) e da enorme ...
    Leia Mais
    Elisângela A.
    Elisângela A.

    3 seguidores 1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 14 de julho de 2013
    Filme fantástico, poesia em todas as formas possíveis de se existir.
    No cenário recifense se passa a vida de um poeta que capito o seu mal estar social frenético transformando-a em uma poesia crua,seca e mesmo assim cheia de desejos utópicos cedentes de existência.
    Yan
    Yan

    6 seguidores 47 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 16 de julho de 2014
    Febre do Rato é um tapa na cara. O convencional não palavra que usa neste filme. A exposição do sexo e do nú e exacerbada de forma proposital. Algumas cenas do filme constrangem. A fotografia é, sem dúvida, o ponto forte deste filme. Uma obra de arte. É admirável a coragem dos atores na exposição frontal do nú. Irandhir Santos em uma atuação que há muito não se via no cinema nacional, sem exagero, digna de Oscar. Nanda Costa com ...
    Leia Mais
    Ricardo L.
    Ricardo L.

    55.164 seguidores 2.626 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 26 de junho de 2021
    Cláudio Assis nos presenteia com uma das boas obras do cinema nacional de 2011 com um roteiro bem feito, mesmo em meio as dificuldades de filmar no Nordeste. Vale muito a pena vê.

    Fotos

    Curiosidades das filmagens

    O significado do título

    "Febre do rato" é uma expressão popular típica do Nordeste, que significa aquele que está fora de controle.

    O pontapé inicial

    O projeto de Febre do Rato nasceu em 2003, durante as filmagens de Amarelo Manga e ganhou forma através de uma parceria entre o diretor, o roteirista Hilton Lacerda e a produtora Parabólica Brasil.

    Apoio holandês

    Em 2005, o projeto recebeu apoio do Fundo Hubert Bals, do Festival de Rotterdam, na Holanda, para desenvolvimento de roteiros.

    Detalhes técnicos

    Nacionalidade Brasil
    Distribuidor IMOVISION
    Ano de produção 2011
    Tipo de filme longa-metragem
    Curiosidades 11 curiosidades
    Orçamento R$ 2,2 000 000
    Idiomas Português
    Formato de produção 35mm
    Cor Preto & Branco
    Formato de áudio Dolby Digital
    Formato de projeção -
    Número Visa -

    Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...

    Mais filmes : Melhores filmes do ano 2011, Melhores filmes Drama, Melhores filmes de Drama de 2011.

    Comentários

    • Senhor Ivan
      Um bom time do elenco nacional,todos em ótimos personagens,vivendo boas aventuras em meio a ótimos diálogos.É um filme em forma de poesia pura.-Especial Matheus Nachtergaele - 10 de Fevereiro de 2020-Dou nota 7/10
    • Idelvan A.
      Um filme que vai ao desenrolar das cenas, distanciando-nos cada vez mais das complexidades de um modo geral, nesse nosso mundo afora.
    • Fl?vio Renato T.
      Adorei mesmo! que bom ver a vida como ela realmente é, com lixo, poesia, atitude, cheiro de sexo... e acho que só a forma com que o personagem do Matheus encara as traições já valem o filme! e realmente esse filme não é pra quem gosta de historinha bonitinha, com muita ação né... é pra pensar grande, vai na essência... 
    • Junior d.
      ha... Tirando todos os excessos sórdidos do filme q não recomendo a ninguém... não posso deixar de falar da excelente atuação de todo o elenco, principalmente  Irandhir Santos.
    • Alexandre C.
      LIXO PSEUDO INDEPENDENTE. ROTEIRO PÍFIO, INTERPRETAÇÕES QUE CONSTRANGEM, UM CARA QUE IDEALIZA HISTÓRIA COMO ESSA, TINHA QUE SER PROIBIDO DE TER ACESSO AO DINHEIRO QUE JOGADO FORA FINANCIA UMA B.... COMO ESSA. VERGONHA CELULÓSICA...
    • Junior d.
      A proposta do filme é excelente, mas desastrosamente mal colocada. Enfim... desnecessariamente impactante. 
    • Alex A.J.Z.
      Se você está disposto a assistir um filme, em que setenta porcento do que é dito nele é subversivo e abstrato, sob a forma de poesia,sem ser chato - justamente porque é preenchido por cenas de nudez e sexo pouco poéticos - promíscuo é mais próximo do que se vê  - e ainda assim, com um trabalho de cena bacana; este é uma excelente opção. O ator que faz o protagonista, na minha opinião, tem um desempenho excepcional, assim como o ator que faz seu melhor amigo. Mas não espere muito dos demais. Estão bem, mas pouco convincentes. Se você quer ver cinema alternativo, este é um ótimo filme !   
    • Urban Carvalho
      Mais um soco no estômago da dupla Hilton Lacerda e Cláudio Assis. Filme impactante, poético e que tem como maior legado a entrega incondicional do elenco. Sobre o roteiro, eu diria que trata do real cotidiano das comunidades do Recife ou qualquer outra, onde apesar da miséria e injustiça social, a vida pulsa como em todo lugar. As pessoas se divertem, sofrem, amam... Gosto também do sotoque fora do eixo (Rio/São Paulo) e da enorme crueza. Sem dúvida uma maneira diversa de enxergar através das lentes.
    • luc_santana
      É um filme marcante, onde o texto e a fotografia são bastante fortes, que nos mostra o quanto ficamos parados, diante os grandes vales socias de nossa cidade, país e mundo. O problema é que muitas pessoas só conseguem entender os filminhos assépticos de hollywood... É lamentável que um filme como este fique restrito a 10 salas. Enquanto outros do circuito medíocre e comercial tenham 550!
    • bar.bara
      Muito ruim. Pior que antes de assistir ao filme, li uma entrevista do Claudio Assis falando que este filme era direcionado à juventude, para que busquem fazer algo para mudar o mundo, sua realidade, pois as pessoas, hoje, não lutam mais para mudar as coisas (sic)... Mas este longa-metragem é só bebida, sexo e algumas poesias de mau gosto. Não vi nada sendo feito para mudar a realidade das personagens, ou coisa alguma.E ainda chamam isso de "cinema cult"..
    • Marcelo O.
      Esse cara só sabe fazer o mesmo tipo de filme? Ô coisa chata.
    Back to Top