Depois da Terra
Fraco
Depois da Terra

Sem foco e sem brilho

por Lucas Salgado

M. Night Shyamalan talvez seja um dos cineastas mais regulares de Hollywood nos últimos anos. Isso, no entanto, não é uma grande qualidade, afinal é regularmente ruim. Fez grandes trabalhos em O Sexto SentidoCorpo Fechado, e até conseguiu criar um suspense bacana em SinaisA Vila, quando jogou tudo fora em busca de um "final surpreendente". Depois disso, só piorou com A Dama na ÁguaFim dos TemposO Último Mestre do ArDepois da Terra não é um dos seus piores trabalhos, mas tampouco ficará marcado como um grande filme.

Depois da Terra - FotoEstrelado por Will Smith e seu filho, Jaden Smith, o longa possui um sério problema de falta de foco. Começa querendo passar uma mensagem ambiental, flerta com o drama familiar, investe na aventura fantasiosa e na corrida contra o tempo. Não se sai bem com nenhum dos elementos.

Na trama, os seres humanos são obrigados a abandonar o planeta Terra após consumirem todos seus recursos. Conseguem se estabelecer em outro planeta, mas sofrem com os constantes ataques de criaturas alienígenas chamadas de Ursa, que caçam suas vítimas por sentirem o cheiro do medo nela (é sério!). É quando os humanos desenvolvem uma técnica chamada de fantasma, em que se privam do medo para enfrentar os bichos (sério mesmo!).

Em meio a tudo isso surge Kitai (Jaden), um cadete que sonha seguir os passos do pai Cypher (Will Smith) como ranger, soldado especializado em enfrentar as tais Ursas. Kitai não tem uma boa relação com o pai, que é autoritário e está sempre afastado, mas por intervenção da mãe (Sophie Okonedo) vai parar numa missão especial ao lado dele. As coisas, no entanto, não dão muito certo e a dupla se vê isolada na Terra, com Kitai tendo que superar sua insegurança para lutar contra os desafios impostos pelo local.

Um dos maiores astros de Hollywood da atualidade, Will Smith parece bem desconfortável no papel. Ele, que já provou ser um ótimo ator em filmes como Ali, tem como única função dar deixas para o filho, que também não está bem. Jaden ainda não se mostra capaz de assumir um papel tão físico como este. Se quiser ver um bom trabalho entre pai e filho talvez a melhor opção fosse assistir novamente À Procura da Felicidade.

Depois da Terra - FotoAfter Earth (no original) é um filme que ficará por pouco tempo na cabeça do espectador, o que por um lado já é algo positivo com relação aos últimos trabalhos de Shyamalan, afinal não possui nenhuma cena tão ruim que ficará marcada em nossa mente como a de Mark Wahlberg conversando com uma planta em Fim dos Tempos. Mas voltando ao novo longa, é inegável que estamos diante de algo pouco marcante.

Para uma produção orçada em mais de US$ 100 milhões, Depois da Terra também decepciona com relação aos efeitos visuais. As naves, as bases, os planetas, as viagens no espaço... nada é novo. Tudo já foi visto. A Terra vista aqui, por sinal, lembra bastante a Pandora de Avatar. Talvez seja menos colorida, mas o conceito de hostilidade da natureza é o mesmo. Um dos maiores fracassos da história do cinema, John Carter: Entre Dois Mundos, por exemplo, se sai bem melhor tanto no quesito aventura espacial, quanto na qualidade dos efeitos especiais.

Com sequências de ação ensaiadas e sem emoção, com o protagonista dando pulos e adotando técnicas de combate apenas pelo estilo, o longa lembra em alguns momentos jogos de aventura de vídeo games, como fica claro na cena em que Kitai é perseguido por um grupo de macacos ou em noções como "pontos quentes", onde o jogador aproveita para recuperar as energias. Como num game, os protagonistas não se alimentam, mas utilizam-se de substâncias especiais que ajudam em sua sobrevivência. Há também a noção superficial de honra que só incomoda o espectador, afinal a questão de patentes é lembrada em pouquíssimos momentos durante a trama.

Shyamalan, que escreveu o roteiro em companhia de Stephen Gaghan, falha na construção de um clima de suspense e terror, um de seus pontos positivos mesmo em suas obras falhas. Também oferece momentos totalmente desnecessários, como quando o personagem de Jaden "vê pessoas mortas", no que só pode ser uma referência ao seu melhor filme, pois não há outra necessidade em termos narrativos.

• ricardo farina

Oh Lucas salgado, o filme não é fenomenal, mas é bom sim só uma pergunta antes de ver o filme vc leu algum dos livros pra entender um pouco da história ? Ou só viu o filme e fica aí falando que é estranho os Ursas sentirem o medo mesmo que no próprio filme tem a explicação no começo e de como a pessoa se torna um fantasma. Pq você não lê algum dos livros pra depois vc fazer uma critica mas bem elaborada.

• Pedro A.

daora

• Matheus H.

Quase vi esse filme hj, mas por essa crítica eu preferi ver "Se beber não case III"! Melhor esperar sair em DVD mesmo...

• Allan B.

Ricardo, eu discordo de você. Filme não precisa de bula ou manual de instrução pra ser compreendido ou bom. Um filme bom se sobressai independente de ser adaptação ou não...

• Daniel Luz

Shyamalan apareceu para o mundo com o filme "Corpo Fechado" e "O Sexto Sentido" e foi uma grande sensação sendo chamado de o novo mestre do suspense. Depois veio "Sinais" e "A Vila"que ainda apresentava elementos de criatividade na direção de um filme, é notório que depois aconteceram decepções como "A Dama da Água" e "Fim dos Tempos" fechando com o desastre "O Último Mestre do Ar" nossa que filme medonho. Depois de O Sexto Sentido foi uma cobrança grande em cima de Shyamalan e acredito que os fracassos (se é que podemos dizer assim) o fizeram crescer e aprender "Depois da Terra" para mim é uma volta por cima, é um filme para Jaden Smith que esta crescendo e muito bem no filme, mostra maturidade como ator. O pai dispensa comentários e não se mete em qualquer encrenca,  escreveu o filme para o filho que brilha. É um bom momento para Shymalan, ação, aventura, emoção e uma boa história que mistura ficção cientifica, drama familiar e a transformação adolescente quando precisa decidir qual caminho escolher diante das dificuldades impostas pela vida. A cena em que a águia salva o garoto é belíssima Se joguem pois vale a pena o ingresso!

• Karoline L.

É só o Shyamalan sendo o Shyamalan.... Simplesmente razoável.

• Narizinho C.

ui ui amei o trailer  agora só falta ver o filme

• Alex Sandro G.

Concordo plenamente com a critica de  Lucas Salgado..Filme razoável.

• IARLA R.

oh! will swit

• Andr? Lago

Virou modinha agora descer a lenha em M. Night Shyamalan!! O filme é bom e emociona, apesar do  Jaden Smith  precisar urgentemente de umas aulas de atuação.

• Simone R.

AMO WILL SMITH, MAS ESTE FILME É  RUIM, ELE ATÉ EMOCIONA, MAIS É CHATO.

• Leonardo P.

M. Night Shyamalan tenta ser inovador, nesse processo ele acerta e erra, porém isso é normal.

Quem diria que A Vila seria apenas um terror psicologico, ou que as toxinas das plantas nos deixaria loucos, ou que o Bruce Willis estava morto?
    É o tipo de diretor que não usa o Copy & Paste de Hollywood para clichês.

Enfim, admiro a coragem dele de inovar, o que não faz diferente em Depois da Terra.

• Adriane O.

Esse filme até q é bom.Um pouco cansativo e lento,mas legal.Assisti com minhas duas irmãs e meu cunhado e eles detestaram o filme.

• Nilson A.

Perto de Jonh Carter: entre dois mundos, o filme dos Smith é disparado melhor. Mas por ser restrito aos dois personagens, a crítica é cruel. O filme é com uma historia restrita, mas é muito bom.

• Mari!!

Taí...eu gostei!!! A historia me envolveu e me peguei torcendo loucamente pelo Kitai....rs!!! Assistiria de novo.

• Brisa P.

n gostei esperava muuuito mas do filme com esse dois (que eu adoro) :(

• Victor S.

Acho ridículo isso de "leu o livro?". Ninguém que está vendo o filme tem a obrigação de ler livro nenhum. Se estou ali é pra ver uma coisa e entender mesmo sem ter lido.
    A crítica dele está em cima do filme. E como filme, foi FRACO.... simples. Deixou vago mesmo e deveria ter tido uma abordagem melhor para aqueles que, como eu, não leram e nem pretendem ler o livro.

• Gustavo Nunes

A crítica está perfeita!

• Leandro G.

O filme tinha tudo para ser
    bom, foi um fracasso me decepcionei muito com esse filme.

• Magna B.

parece mt bom..vou assistir com..afinal eu amo will smith

• Mario Victor d.

Filme bem fraco. O Will Smith não tá com nada neste filme!! Descartável...

• L?dia C.

Não acho que o filme tenha sido tão ruim como muitos dizem . Eu vi e revi várias vezes e adorei . Ok, poderia ter tido mais , efeitos visuais devido o tanto de dinheiro que lhe foi investido mas ruim não foi. Na estreia do filme não foi quase nenhuma pessoa o criticando e sim o elogiando . Dizer que o filme foi "o pior do ano" Hello fala sério , quem diz isso com certeza não viu todos os filmes que foram em estreia em 2013 . Além do mais tem que se considerar que Jaden Smith não é um ator muito experiente por isso sua atuação foi um pouco precária mas n foi péssima e Will Smith estava ótimo como sempre , Ok não foi seu melhor filme até porque ele não atuou tanto , o foco mais para Jaden .No final de tudo e eu adorei o filme e tenho certeza mais que absoluta que não sou a única toda via tirem as conclusões precipitadas que quiserem .