Críticas AdoroCinema do filme Até a Eternidade
  • Sessões
  • Trailers & Clips
  • Créditos
  • Críticas
    • Críticas do AdoroCinema
    • Críticas da imprensa
    • Críticas dos usuários
  • Fotos
  • VOD
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Até a Eternidade

4,0

Debaixo do lenço
De Lucas Salgado

Até a Eternidade começa com um belíssimo plano-sequência em que acompanhamos Ludo (Jean Dujardin) por um longo período. Ele se diverte um pouco em uma boate e decide que é chegada a hora de ir embora. Pega sua moto e vaga pelas vazias ruas de uma Paris prestes a despertar. Até que sofre um acidente. A construção da cena é exuberante, fazendo com que o espectador fique ligado no filme desde o início. Como forma de marcar o acidente, que tem importante função da história, a produção faz questão de abandonar as sequências sem cortes, adotando uma forma mais tradicional - mas não menos eficaz - a partir de então.

Ludo era o mais animado de um grupo de amigos que sempre viajavam juntos nas férias. Por sinal, o acidente aconteceu pouco antes do início do verão, quando toda turma já estava pronta para colocar o pé na estrada. Eles visitam o amigo no hospital e, ao verificar que não tinham muito o que fazer, decidem manter os planos de viagem.

Max (François Cluzet) é um executivo bem sucedido que convida o resto do grupo para passar a temporada em sua casa no litoral da França. Marie (Marion Cotillard), Eric (Gilles Lellouche), Antoine (Laurent Lafitte) e o casal Vincent (Benoît Magimel) e Isabelle (Pascale Arbillot) integram a turma.

O título original, Les Petits mouchoirs, faz menção a pequenos lenços, mas na verdade está relacionado às coisas que cobrimos ou escondemos com tais objetos. E este é o tema do filme, que mostra como as férias dos personagens são afetadas pelo fato de que Ludo está simbolicamente sempre com eles, estando apenas coberto por um lenço. Mas o abandono do amigo não é a única coisa que eles escondem. Marie tenta disfarçar sua solidão com uma sucessão de "amantes de uma noite", enquanto que Vincent tenta esconder da família e dos amigos o fato de sentir atração por Max. Este, por sua vez, tenta disfarçar sua infelicidade ao expor para todos o tanto de dinheiro que possui.

Escrito e dirigido pelo talentoso Guillaume Canet, o longa é um drama sério que possui algumas pitadas de humor e muitas doses de nostalgia. Na verdade, o tema principal aqui é saudade, que pode ser de um amigo, de uma namorada ou de um estado de espírito. Trata-se de uma obra intensa e muito bem conduzida, contando com um belo trabalho de trilha sonora e direção de fotografia.

O grande trunfo de Até a Eternidade é seu ótimo elenco, com destaque para Cluzet e Cotillard. É curioso notar como Dujardin, vencedor do Oscar de Melhor Ator por O Artista, aqui é um mero coadjuvante. Por mais paradoxal que possa parecer, o elenco também se torna um problema na medida em que são vários os personagens, obrigando que a história seja alongada para dar um desfecho satisfatório a cada uma das tramas. O resultado disso é uma duração de duas horas e 34 minutos, que acaba pesando no espectador e prejudicando o ritmo da produção.

O cinéfilo, no entanto, não deve se deixar assustar pela duração. Trata-se de um drama muito bem construído e que tem tudo para agradar os fãs de um cinema mais sério, que não investe em gags só para fazer graça.

Dê sua opinião sobre esse filme
Quer ver mais críticas?

Comentários

  • Paulo F.

    O filme é muito intenso, como diz o autor do texto um drama muito bem constituído! Só achei que a trilha sonora poderia ter mais músicas francesas.

Nossas últimas críticas
Maze Runner - Correr ou Morrer
  3,5

Livrai-nos do Mal
  2,0

Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola
  2,5

Todas as últimas críticas
Melhores filmes em cartaz
Anjos da Lei 2
  4,6

De Phil Lord, Christopher Miller
Com Channing Tatum, Jonah Hill
Comédia
Trailer

Os Mercenários 3
  4,5

De Patrick Hughes (II)
Com Sylvester Stallone, Jason Statham
Ação
Trailer

As Tartarugas Ninja
  4,4

De Jonathan Liebesman
Com Megan Fox, Will Arnett
Ação
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
1. Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1

De Francis Lawrence

Com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson

Filme - Drama

Trailer

2. Livrai-nos do Mal
3. Maze Runner - Correr ou Morrer
4. Velozes & Furiosos 7
5. A Bela e a Fera
6. Os Vingadores 2: A Era de Ultron
7. Annabelle
8. Cinquenta Tons de Cinza
9. O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
10. Isolados

 Mais filmes