007 - Operação Skyfall
Sessões Trailers em destaque Créditos Críticas dos usuários Críticas da imprensa Críticas do AdoroCinema Fotos
Filmes Online Curiosidades Bilheterias Filmes similares Notícias
4,5 Ótimo
007 - Operação Skyfall

Seu nome é Bond

por Lucas Salgado

Após entregar uma pistola e um rádio para James Bond, o cientista Q nota a cara de decepcionado do agente e questiona: "O que você esperava? Uma caneta explosiva? Não fazemos mais isso." A frase é divertidinha e simples, mas diz muito sobre os últimos filmes do herói. Desde que Daniel Craig assumiu o posto do espião mais badalado da sétima arte que temos recebido longas focados em um tipo de ação mais realista. A referência clara é a trilogia de Jason Bourne, como fica evidente nas diversas sequências de perseguição com motos subindo e descendo escadas constantemente.

Foto - FILM - Skyfall : 145646Para 007 - Operação Skyfall, Sam Mendes contou com outra referência de peso: Batman - O Cavaleiro das Trevas. O próprio diretor admitiu que só aceitou comandar o filme após ver o trabalho de Christopher Nolan. E isso fica claro no decorrer da obra, com o vilão vivido por Javier Bardem surgindo como uma espécie de Coringa, seja pelo visual estranho, seja pelo fato de lidar bem com o caos.

O novo filme mantém a ação frenética de 007 - Cassino Royale e 007 - Quantum of Solace, mas promete encantar os fãs da franquia ao ensaiar uma aproximação com o clássico. Se nos anteriores, Bond não liga para como o Martini é preparado, dirige um carro alugado e chega ao cúmulo de não dormir com uma Bond Girl (Olga Kurylenko), aqui recebemos doses cavalares de nostalgia, a começar pela presença do clássico carro Aston Martin DB5, com a placa BMT216A. Os admiradores de 007 também ficarão empolgados ao ouvirem o lendário tema composto por Monty Norman em sua forma original.

Na trama, 007 é ferido durante uma missão e dado como morto pelo governo britânico. Ele, no entanto, vê a situação como a chance de se aposentar e deixar para trás a vida de arriscadas missões. Ao ficar sabendo de um ataque terrorista à sede da agência MI6, em Londres, o agente decide voltar ao serviço, colocando-se a disposição de M para apanhar o responsável pelo crime.

Daniel Craig está cada vez melhor na pele do herói. Pode não ter tanta cara de galã como Roger Moore ou Pierce Brosnan, mas chama atenção pela virilidade em que age em cada sequência. É importante destacar que o ator está cada vez mais confortável no papel, se saindo bem inclusive nas cenas em que exige um pouco mais de charme ou glamour. Em determinado momento, o espião se joga em um trem em movimento e a primeira coisa que faz ao "aterrissar" é ajeitar as mangas da camisa. Isso é Bond!

Foto - FILM - Skyfall : 145646Um grande herói precisa sempre de um grande vilão e isso faltou em Cassino Royale e, principalmente em Quantum of Solace. Aqui, entretanto, no deparamos com um antagonista de respeito. O Raoul Silva vivido por Bardem é um personagem interessantíssimo, que tem tudo para fazer história como um dos mais icônicos vilões de 007. É curioso perceber a capacidade do ator em transformar sujeitos de visuais bizarros em seres temidos. Se em Onde os Fracos Não Têm Vez aparecia com uma franja ridícula, aqui está ainda mais estranho com os cabelos e sobrancelhas tingidas. Ainda com relação a Silva, os produtores merecem aplausos ao investir em um personagem complexo, com indícios inclusive de uma homossexualidade. O primeiro encontro entre 007 e Raoul é excelente e mostra o quão confortáveis estão os atores com seus papéis.

Ao contrário dos últimos longas, que sempre traziam vilões com pretensões globais, aqui nos deparamos com um sujeito em uma jornada pessoal de vingança. Isso não significa que suas ações não afetarão muitas pessoas, mas é interessante ver esse tipo de abordagem na franquia. Bond e Silva entram em um jogo de gato e rato (ou rato e rato, como diz o filme) que afetará muitas vidas. Muitas vezes figura coadjuvante, M aparece com muito destaque na produção. Ela sofre pressões políticas para se aposentar ao mesmo tempo em que lida com ameaças a sua vida e de seus agentes. A personagem é vivida mais uma vez pela ótima Judi Dench, que deixou de ser aquela tradicional figura materna para surgir como a líder de uma agência de espionagem que passa por inúmeras dificuldades. Ela faz um belo discurso em que defende a importância do serviço secreto no mundo de hoje.

Foto - FILM - Skyfall : 145646Bérénice Marlohe, Ralph Fiennes, Naomie Harris, Ben Whishaw e Albert Finney completam o elenco, com destaque para os dois primeiros. Marlohe interpreta a cativante e misteriosa Bond Girl Severin, enquanto que Fiennes surge como um importante membro do governo, que entrará em confronto com 007 e M por considera-los ultrapassados.

Sam Mendes realizou um ótimo trabalho na produção, mostrando que respeita o personagem. Vencedor do Oscar por Beleza Americana, o diretor soube como poucos unir o novo e o clássico, mas não perdendo tempo com referências vazias. Ele contou com a ajuda do sempre talentoso diretor de fotografia Roger Deakins, de Um Sonho de Liberdade e Onde os Fracos não Têm Vez. Juntos, Mendes e Deakins conseguem investir em uma fotografia frenética e ao mesmo tempo sem muitos cortes. O trabalho de cores também merece aplausos, principalmente por toda sequência final. inda sobre a parte técnica, a trilha de Thomas Newman rouba a cena, com destaque para a canção tema "Skyfall", composta e apresentada por Adele. Na verdade, o filme é quase um primor técnico. O design de som, a mixagem e a edição de som chamam a atenção pela qualidade e pelo fato de trabalharem para o filme, não se preocupando em um segmento roubando o espaço do outro.

Orçado em US$ 200 milhões, o 23º longa de "Bond, James Bond" tem como principal problema o fato de ignorar totalmente os dois anteriores, deixando de lado a organização terrorista Quantum, que vinha ganhando cada vez mais importância na série. A intenção parece ter sido fugir totalmente do visto em 007 - Quantum of Solace, que por sinal foi um fracasso total de crítica. Mas uma coisa é certa: esta ressalva é muito pouco para te fazer não assistir ao filme. Confira e saiba que estará diante de uma das mais interessantes produções sobre o espião.

• Giuli Movie Fan

O melhor filme de ação do ano !!!

• Valderlan S.

Aguardando ansiosamente!

• Aliomario

Este vai ser muito bom, segundo meu ponto de vista.. vou aguardar ansioso também...

• William G.

to louco para assistir

• alex souza

TBM TO LOUCO PRA VEEEEEER

• Guta

Muito bom, realmente um dos melhores da franquia, fica clara a conexão com os demais Bond, quem é fã vai adorar.

• C?ssio G.

Fraquinho demais. Suquinho de maracujá!

• Thiago G.

Vão me desculpar sou fã de 007 mas poderia ser melhor sam mendes tirou as cenas de ação  tornando o filme muito parado .. sem contar que ele é um pucha saco do chris nolan e foi tentar criar um papel para para o javier de coringa,  sem sombra de duvidas não coloquem mais sam mendes no para dirigir 007 ...

• Val?rio M.

Galera, o início do filme é ELETRIZANTE!!!SENSACIONAL!!!! Mas pára por aí. Um filme que tem 2:30, é pouco. Há muito diálogo e com isso acaba se tornando maçante. Filme BOM. Nada mais que isso!!!!

• matheus_duarte

Engraçados alguns comentários por aqui. Se as pessoas não possuem dom para entender diálogos inteligentes e só querem ver explosões, é recomendável procurar outros títulos para assistir. O filme é excelente!.

• Cinthia C.

Esse filme é maravilhoso e olha que eu não gosto do 007 esse foi de longe o melhor!

• Andr?ia M.

um dos melhores filme do ano adoramos 2:30 ligados

• CristianoMarchi

Um dos melhores 007 que assisti. Inteligente, engraçado,
    tocante. Ação na hora certa e fotografia maravilhosa. Triste foi ver o fim de
    uma era com a morte de M (Judi Dench), que também entrará para história do
    cinema com a personagem. O Javier Bardem ficou um ótimo vilão, mesmo com aqueles trejeitos
    afeminados. Até minha esposa gostou do filme. Vai para minha coleção com
    certeza.

• Eder F.

Esse filme é ridiculo, quase sai do cinema com 20min mas, eu tinha esperança que ia melhorar e descobri que nao há nada tao ruim que nao possa piorar !!! É a maior decepçao do ano e o pior de toda a serie do 007. "Desrecomendadissimo"

• An?nima S.

"Na minha linha de pensamento, um filme é bom quando você nem se dá conta do tempo que passou, e esse sem sombra de dúvidas não foi só um filme bom, foi um maravilhoso..."

• AndersonCosta

IDADE DO ESPIÃO

Passados 50 anos depois do 1º filme de James
    Bond, nunca foi explicado por nenhum produtor como a aparência do
    personagem continua jovem, já que na primeira produção o personagem
    teria pelo menos 33 anos, hoje ele estaria, matematicamente, com 83 anos
    pelo menos. Com a revelação do passado de Bond em SKYFALL é impossível
    estabelecer um nexo com os filmes passados.
    PARTICULARMENTE, Eu,
    ANDERSON COSTA, cheguei a pensar que, a partir de CASINO ROYALE, tivesse
    existido um novo recrutamento onde um novo agente com um nome qualquer
    tivesse sido selecionado para entrar no serviço secreto com um
    "codinome" JAMES BOND, o qual não seria o seu nome verdadeiro, assim
    como a sua codificação 007 e que os demais agentes que tiveram esse
    "codinome" tivessem morrido em serviço. Isso pra mim explicaria a
    conexão e passagem de uma historia para outra, só que com o passado do
    novo 007 revelado, sendo a família deste possuidora do nome BOND, pelo
    menos pra mim ficou muito confuso.

• Angela H.

SENSACIONAL! Eu recomendo!!!!

• Andre Luiz M.

Excelente conclusão da trilogia que se forma depois de Cassino Royale, pode-se dizer que o elegante e sedutor agente britânico teve que se reinventar para não se tornar obsoleto, e felizmente conseguiu!! O novo 007 é muito mais humano, ou seja, muito mais complexo e repleto de dramas pessoais sem perder seu charmoso bom humor!!!

• Davicoelinho

Legal

• Clint Eastwood

Um dos melhores filmes da série, ele se destaca, assim como os dois anteriores, por algumas peculiaridades: mais foco nos persogens e menos nos efeitos especiais e parafernárias diversas. 007 se tornou algo possível de existir,  sem exageiros e extravagâncias desnecessárias. Os principais elementos agora são o enredo e os personagens. A ação é sim um ponto muito forte, é claro, mas o mais bacana é como o lado emocional, o passado e o presente dos personagens tomam forma e ganham importância ao longo do filme. Acredito que muitos que criticaram Skyfall estavam acostumados com os outros filmes e esperaram as tradicionas peripércias, onde o agente e os vilões tinham a disposição armas e veículos dignos de filmes de ficção científica e não de espionagem. Esse não, praticamente tudo que acontece realmente poderia acontecer na vida real, sem exageros. E eles brincam com isso o tempo todo, como sitado acima na sena em que o cientista dá a Bond o rádio e a pistola, além da cena em que ele brinca com a M ameaçando ejetá-la do carro. E essa não é só uma tendência dos filmes do 007, podemos ver isso até nos últimos filmes do Batman, onde (dentro do possível) eles colocaram tudo muito próximo da ralidade, a atmosfera dos filmes é completamente diferente das outras versões que eram extremamente fantasiosas. Áqueles que torceram o nariz, assistam novamente com outros olhos. Recomendadíssimo! Nota 4,7!

• Lidiane B.

É um filme óootimo!!

• Lukas F.

Por tudo que disseram a respeito do filme,e por ter superado na Inglaterra o record de Avatar, esperava mais deste longa com Bond.Mesmo cansativo em muitos momentos,este 007 tem uma primorosa história que é o ponto principal,pois ação raramente aparece.

• Benedito

Surpreendente , tem ação e emoção , um 007 embrutecido , continua feito de borracha mas  com sentimentos e ódio à flor da pele .  A volta do velho Aston Martin , 007 fazendo a barba com navalha , um nerd como Q ,  mais dois excelentes atores , o espanhol Javier Barden e o inglês Ralph Fiennes . quer mais !!?? OBRIGATÓRIO .

• Drih S.

Eu não sou mto fãn do 007, mais confesso que esse ficou bom...tudo bem que o filme começa empolgante, mais depois desaba, fica mto arrastado e com cenas de dar sono,melhora um pouco no final, mais não surpreende...ja sabia o final...mais ficou bom....!!!!

• El Miguel M.

Preciso ver....
    Mas dizem que é fraco!!!

• FelipeABarbosa

Um dos melhores filmes de 007

• Fernando D.

nao gostei o filme ja desgastou

• Gustavo S.

Sou fã dos filmes do 007,gostei desse,achei a trama bem trabalhada e cenas de ação cheias de adrenalina,mas na minha opinião não é o melhor filme de Bond.

• Antonio L.

Ótimo filme! A atenção dada ao realismo em detrimento da fantasia faz com que 007 se torne mais adequado ao público atual.

• David O.

Excelente filme, pra quem gosta das criatividades do 007 com certeza vai adorar este filme, o roteiro é simples, mas, eu achei muito bem trabalhado, eu gostei muito e recomendo!!!

• Senhor Ivan!

Daniel Craig está cada vez mas adaptado ao personagem.Está conseguindo se manter um dos melhores James Bond.Nesse novo filme,Sam Mendes trouxe tudo que o fã aguardava,uma ótima e criativa história.Com fotografias e efeitos de encher os olhos.Muito bonito de se ver.
    E pra completar,ainda traz o fantástico Javier Bardem,em um dos mas intrigantes personagens do filme.Isso tudo começa,com a bela canção de Adele.

• Welliton Z.

Bom

• Henrique Klein

O filme me surpreendeu, me surpreendeu mesmo. Não esperava uma história tão envolvente e uma trama tão bem desenvolvida. Com certeza o melhor filme da franquia 007 até agora.

• Vinicius S.

O Javier Bardem está ótimo nesse filme !