Nem todo ator começou a carreira artística no ramo da atuação – na verdade, alguns caíram de paraquedas nesse universo. É justamente o caso de uma atriz que, apesar de estar brilhando em uma novela de sucesso atualmente, ficou conhecida inicialmente por soltar o gogó no primeiro reality musical da Globo e, de quebra, quase vencer a competição.
Se você ficava ligado na TV no início dos anos 2000, certamente se lembra do Fama, apresentado pro Angélica e Toni Garrido, que revelou grandes talentos ao Brasil, incluindo Roberta Sá, Thiaguinho, Marina Elali e a primeira campeã, Vanessa Jackson.
A quarta e última temporada do reality, o Fama 4, ficou marcada por elenco de jovens cantores, entre eles uma participante que chegou à final e, mesmo sem conquistar a vitória, ganhou algo tão valioso quanto: uma carreira no teatro, no cinema e na televisão.
A grande estreia na televisão
Hoje, você conhece Evelyn Castro como Zenaide, a funcionária de Zulma (Heloisa Périssé) na Casa dos Anjos, em Êta Mundo Melhor!. Mas, duas décadas antes da novela das 18h, em 2005, a atriz estava confinada na Academia Fama, ao lado de seus colegas, em busca da oportunidade de se tornar um ídolo da música. O vencedor ganhava a gravação de um CD e um contrato profissional, tudo o que um cantor iniciante poderia sonhar.
TV Globo
Na época, Evelyn tinha 24 anos e apenas três de experiência profissional, cantando nas noites com sua banda. "Eu me candidatei no período de prorrogação das inscrições. É como se Deus estivesse me dando uma nova oportunidade", relembrou ela em entrevista ao Extra.
A artista não apenas entrou para o elenco do Fama 4, como chegou à grande final e terminou a temporada em segundo lugar, sendo superada pelo baiano Fábio Souza, que conquistou 46% dos votos do público. Mesmo assim, Evelyn gravou seu primeiro CD pela Som Livre e, para coroar a boa fase, ela ainda se apresentou dentro da casa do Big Brother Brasil 6.
"Foi muito difícil ficar confinada, mas aproveitei tudo. Essa foi uma das melhores experiências da minha vida, pro meu crescimento pessoal e profissional. Eu conheci pessoas incríveis, que ficaram meus amigos e com quem eu falo até hoje", afirmou.
O despertar de uma atriz
O que Evelyn não imaginava era que a experiência e a visibilidade do Fama abririam portas para uma área que se tornaria o grande foco (e paixão) de sua vida: a atuação.
"Naquele momento, eu não pensava mais em atuar. Essa vontade tinha ficado lá atrás, na minha infância. Eu brinco que entrei no Fama por causa do meu carisma, das besteiras que eu falo. Não só pela voz, mas com certeza pela interpretação, pela forma como eu me portava no palco. Os momentos de fazer clipe foram me despertando novamente a minha porção atriz."
Divulgação/TV Globo
Tempos depois, ela decidiu se jogar de cabeça na nova profissão. Fez parte do elenco de Vamp, o Musical, inspirado na novela Vamp (1991), que percorreu diversas cidades brasileiras. Em 2016, estreou nas telonas em Apaixonados: O Filme, e sua atuação acabou despertando o interesse de Fábio Porchat, que a convidou para integrar o humorístico Porta dos Fundos.
No ano seguinte, brilhou na série Tô de Graça, do Multishow, e, em 2019, mostrou seu lado dramático na série O Mecanismo. Depois, vieram produções como Juntos e Enrolados (2022), Tô Ryca 2 (2022), Tô de Graça – O Filme (2024) e Caindo na Real (2024).
Na Globo, marcou presença em Quanto Mais Vida, Melhor! (2021), Encantado’s (2022) e, atualmente, vem se destacando como a divertida Zenaide de Êta Mundo Melhor!.