Minha conta
    Chaves: 50 anos depois, relembre os atores que já morreram
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    A comédia que marcou gerações ao redor do mundo completa meio século de existência e parte do elenco já nos deixou.

    Televisa / Reprodução

    Há 50 anos, como um esquete do programa Chespirito, nascia a ideia para o que hoje conhecemos como uma das comédias mais bem sucedidas do mundo. A partir de um pequeno quadro que mostrava um menino de oito anos brigando com um vendedor de balões, teve início o seriado El Chavo del Ocho, ou, como nós brasileiros conhecemos, Chaves

    No ar de 1973 a 1980, o programa foi popular não só no México, país de origem, como em toda América Latina. No Brasil, o SBT transmitiu Chaves por quase 40 anos ininterruptos até que, em 2020, um imbróglio familiar impediu a transmissão das criações de Roberto Gómez Bolaños. 

    Apesar da decisão polêmica que impede que as séries estejam em canais de televisão e streaming, foram anunciados vários projetos relacionados ao universo do Chaves e, uma coisa é certa, a Vila marcou gerações. Em comemoração ao aniversário, relembre os atores icônicos que fizeram parte desta história e já faleceram.  

     

    Seu Madruga - Ramón Valdés (1922 - 1988)

    Todos os personagens de Chaves são memoráveis, mas poucos atingiram o status de ícone como Seu Madruga. Interpretado pelo talentoso ator e comediante Ramón Valdés, Madruga era um viúvo preguiçoso e desempregado que sempre se metia em mal-entendidos por culpa das crianças da vila. Ramón era um fumante muito ativo e, em 1985, foi diagnosticado com um tumor maligno no estômago. No entanto, a pedido de familiares, a doença nunca foi tratada com o ator. Em 1988, após uma crise, Ramón ficou internado por dois meses até morrer de complicações devido ao câncer de estômago. 

     

    Dona Clotilde - Angelines Fernández (1924 - 1994)

    Uma das atrizes mais lembradas do elenco, Angelines Fernández deu vida a Dona Clotilde, a Bruxa do 71. De origem espanhola, antes de participar de Chaves, Angelines dividia seu tempo entre cinema e televisão, atuando em novelas de sucesso e contracenado com grandes nomes do cinema mexicano. Em sua época, foi considerada uma das atrizes mais belas. Assim como Ramón Valdés (Seu Madruga), a atriz possuía o hábito de fumar, que culminou em um câncer de pulmão, motivo de sua morte em 1994. Como último desejo, Angelines foi enterrada ao lado do grande amigo Ramón Valdés.

    Jaiminho - Raúl Padilla Mendoza (1918 - 1994)

    O carteiro Jaiminho é o personagem que ensinou a todos que assistiam ao programa a, sempre que possível, “evitar a fadiga”. Interpretado por Raúl "Chato" Padilla, o carteiro era desleixado com as correspondências e, apesar de andar para cima e para baixo com uma bicicleta, não sabia pedalar. Um dos atores mais velhos do elenco, Padilla faleceu aos 75 anos em fevereiro de 1994, pouco antes de Angelines Fernández, devido a problemas relacionados à diabetes. Além de Chaves, Padilla se destacou em outras criações de Bolaños, como Chespirito e Chapolin.

    Godinez - Horácio Gómez Bolaños (1930 - 1999)

    Horácio Gómez Bolaños, irmão mais novo de Roberto, vivia o aluno Godinez na escolinha do Professor Girafales. Reconhecido pelo boné, Godinez não era muito inteligente e sempre achava que era culpado de tudo. Apesar de não aparecer muito na vila, o personagem deixou sua marca na memória de quem assistia ao seriado. Além de participações em Chespirito e Chapolin, o ator trabalhava como produtor e roteirista de televisão até que, em 1999, faleceu de infarto.

    Chaves - Roberto Gómez Bolaños (1929 - 2014)

    Bolaños, também conhecido Chespirito, foi o artista multitalentoso que criou e protagonizou os programas Chaves, Chapolin Colorado e Chespirito, sendo um dos humoristas mais importantes e prestigiados da história. Além do sucesso na televisão, Bolaños ainda estendeu seus esforços para o cinema, estrelando filmes como El Chanfle

    Mesmo após o fim das séries, seus personagens continuaram a aparecer em quadros na TV até o ano de 1992, quando Bolaños começou a se achar velho demais para interpretá-los. Em 1995, o programa de Chespirito chegou ao fim e, por conta  disso, o criador começou a trabalhar mais nos bastidores das produções. 

    Ao longo dos anos, a saúde debilitada de Bolaños sempre foi motivo de notícias e falsos rumores. Em companhia de sua esposa Florinda Meza (Dona Florinda), o ator faleceu em 2014, aos 85 anos, devido a uma parada cardíaca.

     

    Girafales - Rubén Aguirre (1934 - 2016)

    Um dos mestres mais famosos da América Latina, Rubén Aguirre era o Professor Girafales. Muito lembrado por sua altura e os bordões de seu personagem, Rubén participava de todos os programas de Chespirito e, além de ensinar as crianças da vizinhança, era o par romântico de Dona Florinda. Antes de seguir carreira como ator, Rubén perseguia a paixão pela narração de rádio e também se formou em engenharia. Morreu em junho de 2016 depois de complicações devido a uma pneumonia. 

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top