Minha conta
    Calçada da fama! Conheça 20 cinebiografias de estrelas de Hollywood

    Marilyn Monroe, Charles Chaplin, James Dean e Audrey Hepburn são alguns dos atores e atrizes que tiveram suas histórias pessoais dramatizadas.

    A estreia da cinebiografia Estrelas de Cinema Nunca Morrem nos leva de volta à Era de Ouro de Hollywood ao mostrar Annette Bening interpretando a atriz Gloria Grahame, ganhadora do Oscar pela atuação em Assim Estava Escrito (1952).

    O longa se junta a outros produções que giram em torno de nomes conhecidos do cinema. Pensando nisso, o AdoroCinema preparou uma lista de 20 cinebiografias que contam através da dramatização a história, carreira ou acontecimentos da vida de estrelas de Hollywood. Confira acima!

    Estrelas de Cinema Nunca Morrem (2017) Apresentando o romance entre a atriz Gloria Grahame (Annette Bening) e o jovem ator britânico Peter Turner (Jamie Bell). Turner se apaixona a estrela de Hollywood sem saber quem ela é e os dois sofrem com o preconceito da sociedade e eventualmente se separam. Até que anos depois eles se reencontram.

    Chaplin (1992) Com Robert Downey Jr. no papel do icônico nome do cinema mudo, Charles Chaplin, o filme narra a vida deste gênio do cinema, desde seus romances, até os conflitos políticos que o expulsaram dos EUA. Esta cinebiografia rendeu a primeira de duas indicações ao Oscar de Downey Jr.

    James Dean (2001) Nesta cinebiografia, James Franco aos 22 anos dá vida ao símbolo da rebeldia, James Dean. O astro de Hollywood teve uma morte prematura aos 24 anos, mas foi eternizado em Juventude Transviada (1955), Assim Caminha a Humanidade (1956) e outras produções dos anos 1950.

    Sete Dias com Marilyn (2011) Considerada símbolo sexual do século XX, Marilyn Monroe mexeu com as estruturas do cinema entre os anos 40 e 60, sendo aqui representada por Michelle Williams. O filme aborda o caso de amor dela com o jovem Colin Clark (Eddie Redmayne), assistente de Sir. Laurence Olivier (Kenneth Branagh) no set de O Príncipe Encantado (1957).

    Mamãezinha Querida (1981) Filme com Faye Dunaway no papel da atriz Joan Crawford, ganhadora do Oscar por Alma em Suplício (1945) que chegou a ser indicada em 1999 pelo American Film Institute como a décima maior atriz da Era de Ouro de Hollywood. A cinebiografia aborda a criação abusiva e traumática que Crawford ofereceu a sua filha, Christina Crawford.

    A Vida de Audrey Hepburn (2000) Com cinco indicações ao Oscar, Audrey Hepburn é um nome conhecido por todo cinéfilo, assim como a obra mais conhecida na qual atuou: Bonequinha de Luxo (1961). Neste filme, Jennifer Love Hewitt dá vida a uma das mais célebres atrizes hollywoodiana.

    Frances (1982) Aborda a curta carreira da atriz Frances Farmer, que atuou em Hollywood entre a segunda metade da década de 30 e os primeiros anos da década de 40, quando se desentendeu com os executivos da indústria. Ela é interpretada por Jessica Lange, que recebeu uma das duas indicações ao Oscar do filme.

    O Palhaço que não Ri (1957) Ao lado de Chaplin, Buster Keaton era outro grande nome da comédia na era do cinema mudo. A cinebiografia estrelada por Donald O'Connor conta a história deste homem que foi atuante em Hollywood durante as décadas de 40 e 60.

    Os Ídolos Também Amam (1976) Aqui, o foco da história é o caso de amor entre duas estrelas de Hollywood da década de 1930: Clark Gable (...E o Vento Levou, Aconteceu Naquela Noite) e Carole Lombard (Irene, a Teimosa).

    Burton e Taylor (2013) Elizabeth Taylor, icônica atriz que interpretou o ambicioso Cleópatra (1963), teve várias cinebiografia, inclusive esta em que ela é interpretada por Helena Bonham Carter e aborda a parceria com o marido Richard Burton. Outras cinebiografias sobre a atriz são Liz: The Elizabeth Taylor Story (1995) e Liz & Dick (2012).

    Harlow: A Vênus Platinada (1965) Cinebiografia sobre Jean Harlow, atriz que foi símbolo feminino da década de 1930 que foi a atriz principal da MGM na época. O filme, estrelado por Carroll Baker, é uma adaptação do best-seller que examina a história dela.

    A Vida e Morte de Peter Sellers (2004) Cinebiografia sobre o comediante Peter Sellers, três vezes indicado ao Oscar, que participou de filmes como Dr. Fantástico (1964), A Pantera Cor-de-Rosa (1963) e Muito Além do Jardim (1979). O filme ganhador de dois Globos de Ouro aborda a vida e ascensão do britânico.

    O Homem das Mil Caras (1957) Cinebiografia de Lon Chaney, ator considerado camaleão dos filmes de horror do cinema mundo. Ele interpretou Quasimodo em O Corcunda de Notre Dame (1923) e o fantasma do clássico O Fantasma da Ópera (1925).

    Papai Não Quer (1953) Cinebiografia sobre Ruth Gordon, ganhadora do Oscar de atriz coadjuvante pelo trabalho em O Bebê de Rosemary (1968). Gordon neste longa é interpretada por Jean Simmons.

    Eu Chorarei Amanhã (1955) Filme que aborda a vida da atriz Lillian Roth, que se tornou uma estrela da Broadway e Hollywood antes dos 20 anos e teve sua infância privada por uma mãe audaciosa. o longa ganhou um Oscar de Melhor Figurino.

    My Wicked, Wicked Ways: The Legend of Errol Flynn (1985) A história do australiano Errol Flynn (As Aventuras de Robin Hood), que fez carreira em Hollywood no início dos anos 30 e permaneceu nos holofotes até o final da década de 1950. O filme é uma adaptação da autobiografia de Flynn.

    Da Lama para a Glória (1961) A cinebiografia de George Raft, ator que ficou famoso e Hollywood após atuar em Scarface: A Vergonha de uma Nação (1932). A obra envolve essa história de ascensão, seguida de queda e nova subida ao conseguir um papel em Quanto Mais Quente Melhor (1959).

    Jayne Mansfield: Símbolo Sexual (1980) Com auge na década de 50 e 60, Jayne Mansfield deslanchou em Hollywood com Sabes o que Quero (1956), que lhe rendeu o Globo de ouro. Esta cinebiografia nomeada a três Emmys, que também traz Arnold Schwarzenegger no elenco, mostra a rápida ascensão e a queda vertiginosa da atriz.

    O Gênio da Ribalta (1955) Filme que retrata o trágico início de carreira de Edwin Booth, incluindo a menção de eventos que levaram ao assassinato do presidente Lincoln pelo seu irmão, John Wilkes Booth.

    Dragão: A História de Bruce Lee (1993) Como o título deixa mais do que claro, este longa é baseada na vida e carreira se Bruce Lee, um dos símbolos dos filmes de artes marciais no cinema.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top