Minha conta
    7 fanfics de sucesso da literatura para o cinema
    Por Rodrigo Torres — 11 de fev. de 2018 às 09:09

    As ficções de fã que deram certo.

    Fanfics de sucesso na literatura e no cinema
    1. Fanfics de sucesso na literatura e no cinema +
    George Lucas tanto estimulou as fanfics que elas se tornaram um fenômeno nas últimas décadas — muito embora já existissem antes. Conheça algumas ficções de fãs importantes com repercussão importante no audiovisual.
    Leia mais

    Cinquenta Tons de Cinza, a série de livros eróticos cuja adaptação cinematográfica chega ao fim com a grande estreia dessa semana, Cinquenta Tons de Liberdade, pertence a um segmento bem particular de histórias popularmente conhecidas como fanfics.

    Para quem não conhece o termo, fanfic é o termo usado para as ficções de fãs. Ou seja, histórias que reinventam uma obra cultuada — como foi o caso de E.L. James ao escrever a série Cinquenta Tons — ou apenas estendem o seu universo, por meio de continuações, narrativas paralelas etc.

    É preciso seguir uma cartilha rigorosa para fazer fanfics de Star Trek sem sofrer sanções penais.

    A ideia de fanfic se popularizou com o sucesso mundial de Star Wars, quando fãs começaram a escrever histórias baseadas no universo fantástico criado por George Lucas e o próprio autor passou a estimulá-las. Outra franquia espacial de sucesso, Jornada nas Estrelas seguiu o caminho oposto e só passou a aceitar fanfics inspiradas na obra de Gene Roddenberry após uma verdadeira batalha judicial, e após estabelecer uma série de critérios para permissão do uso de sua marca em filmes de fãs.

    Como o exemplo de Cinquenta Tons aponta, essa ideia se expandiu e possui seus exemplos de sucesso que migraram da literatura para o cinema. Descubra, acima, outras fanfics famosas, suas inspirações e se surpreenda com um verdadeiro clássico literário, tantas vezes adaptado ao cinema (à televisão, ao teatro...) e que foi inspirado na criação de outro artista.

     

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    • Jc V.
      Putz, Romeu e Julieta uma fanfic??! Não passem vergonha com uma coisa dessas. Seria a mesma coisa que dizer que A Divina Comédia é uma fanfic da Bíblia, aff.Todas as histórias de Shakespeare se inspiraram em contos populares cantados pelos bardos da época. Inspiração é uma coisa, fanfic é outra.Se querem só engordar a matéria poderiam citar O Xangô de Baker Street, por exemplo.
    • José Carlos Oliveira
      por isso tudo ruim
    • Marcos Adriano Dams
      Bem interessante
    • Mr. Valdenys Virtuoso
      Interessante.
    • Vidamell Vida R.
      Nunca fui boa em fazer Fanfic, mas história criada aí sim eu sei fazer.
    Mostrar comentários
    Back to Top